A energia da lavanda

A energia da lavanda, Coisas da Léia

A Lavanda ou Alfazema, pela sua tonalidade lilás e aroma marcante, é uma planta conhecida no mundo inteiro, principalmente na fabricação de cosméticos. Amplamente utilizada na composição de perfumes, dizem que a cada dez perfumes produzidos, oito levam o óleo de lavanda em suas composições.

Fresca ou seca, serve também como especiaria na preparação de alguns pratos, porém nem todas as espécies são usadas na culinária, a mais comum para esse uso é a lavanda inglesa que é aromática e doce e menos canforada que a francesa.

De fácil cultivo se adapta muito bem ao nosso clima temperado, principalmente na região sudeste.

Mesmo quando seca ela continua exalando seu perfume. Experimente amassar e cheirar algumas flores ou folhas, seu perfume é calmante e nostálgico.

Como cultivar a lavanda

Deve ser plantada em solo fértil e aerado, para isso use areia na composição. Gosta de solo úmido mas não encharcado e necessita de muito sol para a sua floração. A adubação deve ser apenas uma vez por ano na proporção NPK 4-14-8 ou adubo para flores.

Propriedades terapêuticas

Analgésico, anticonvulsivo, antidepressivo, anti-inflamatório, anti-reumático, antiinflamatório, anti-séptico, antiespasmódico, antiviral, bactericida, combate os gases intestinais, cicatrizante, revigorante, egenerador de tecidos, descongestionante, desodorizante, desintoxicante, diurético, facilita o fluxo menstrual, fungicida, diminui a pressão harterial, fortificante, sedativo e sudorífero.

Óleo de lavanda Relaxante

Junte 20 folhinhas com 2 colheres de óleo mineral. Amasse com um socador e deixe descançar por 3 horas. Passe no corpo durante o banho.

Este post tem 5 comentários

  1. Finalmente tenho minha muda de lavanda Léia. Tô toda feliz, porque adoro essa planta. Vou seguir sua sugestão. Beijos!

    1. Léia Cook

      Qe legal, poda de vez em quando e coloca para secar e fazer saches…tenho um punhado secando no escritorio e perfuma muito o ambiente…bjsss

    2. Ah tá, então já vou fazer isso, pois estão secas nessa época do ano. Obrigada pela dica e Beijos!

  2. Lili ribeiro

    Uso aromatizador com essência de lavanda no quarto e é bem relaxante passei a dormir melhor

    1. Bom dia Lili,
      Eu tb uso de lavanda, agora mesmo meu sabonete líquido é de lavanda meu sabonete do banho é de lavanda, meu spray de roupas é de lavanda…tudo é de lavanda, sou a louca da lavanda kkkk

      bjsss e bom findi

Deixe um comentário