Costelinha de porco com geleia em crosta de castanha-de-cajú

Vestidos com camisetas onde estava estampado “Preço Justo para Produzir”, os suinocultores de todo o país estiveram em Brasília no dia 12 de julho, para participarem de um ato público em defesa da suinocultura brasileira e pedir ao governo, soluções urgentes para a crise em que se encontram.

Então, que tal darmos uma pequena ajuda aos nosso produtores rurais e começarmos a consumir mais carne suína. Dependendo da parte do suíno, ela possui menos calorias que a da bovina. Além do que são muito macias e deliciosas.

Essa receita de costelinha de porco abaixo do site Panelinha já fiz e ficou uma delícia, só sobraram os ossinhos para contar história.

costelinha de porcoIngredientes

  • 1 costela de porco
  • 1/4 de xícara (chá) de castanha-de-caju
  • 4 colheres (sopa) de geleia de laranja
  • 1 xícara (chá) de vinho branco
  • 2 cebolas
  • 3 maçãs
  • 7 dentes de alho
  • 5 ramos de alecrim
  • sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo da costelinha de porco:

  1. Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta).
  2. Numa tábua, coloque a costelinha de porco e, com ajuda de uma faca, retire o excesso de gordura. Se a costela não couber na sua assadeira, corte-a na metade.
  3. Transfira para a assadeira e tempere com sal e pimenta-do-reino.
  4. Em um pilão, coloque 1 dente de alho, ½ colher (chá) de sal e bata com o soquete, até formar uma pasta. Junte a geleia de laranja e misture bem. Espalhe essa geleia temperada sobre a costela.
  5. Lave o pilão e, nele, bata a castanha-de-caju até virar uma farinha grossa. Salpique por cima da costela.
  6. Se quiser, faça uma cama com 1 ramo grande de alecrim, colocando-o embaixo da costela. Leve a assadeira ao forno preaquecido para assar por 20 minutos.
  7. Enquanto isso, lave o restante dos ingredientes. Descasque os dentes de alho e a cebola. Corte a cebola e a maçã em 4 partes.
  8. Retire a assadeira do forno e reduza a temperatura para 160 ºC (temperatura baixa). Junte ao redor da costelinha as cebolas, os alhos, as maçãs, o restante do alecrim e o vinho.
  9. Cubra a assadeira com papel-alumínio e volte para o forno por mais 1 hora e 30 minutos ou 2 horas, se preferir a carne mais assada.
  10. Transfira a costela para uma tábua e corte em ripas. Sirva com a cebola, a maçã, os dentes de alho, o alecrim e o repolho grelhado.
Receitas da Léia

Meu Carderninho de Receitas da Léia já está disponível gratuitamente para download, com novas e deliciosas receitas. Veja aqui…

receitas da leia

Este post tem 3 comentários

  1. Ai Léia, "vai te catar" (rs) com estas coisas boas de comida que tu coloca no teu Blog. Assim não pode, assim não dá né amiga??Beijos

Deixe uma resposta