Menu

Universo Lúdico – Fábulas e Contos na TV

As miniséries e novelas do universo lúdico sempre me encantaram. Magia, bom gosto, misturados a profissionais talentosos é sempre encantador. Fico olhando boquiaberta e sorvendo cada detalhe do figurino e cantinhos dos lindos cenários. A maioria desses programas são do Diretor Luiz Fernando Carvalho.

Hoje é Dia de Maria

A primeira que me fascinou foi a minissérie Hoje é Dia de Maria.  A história trata de uma menina órfã de mãe, cuja madrasta a seduziu com favos de mel para depois lhe dar o fel. Sua madrasta a enterrou nas terras do pai viajante e lá cresceu um capim muito verde. Quando o pai retornou, ao passar por aquele terreno, ouviu o canto da menina e a desenterrou, ressuscitando-a.
Direção-geral: Luiz Fernando Carvalho

A Pedra do Reino

Inspirada nas obras O Romance d´a Pedra do Reino e O Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta, do escritor Ariano Suassuna, essa minisérie mostra as aventuras e os delírios de um sertanejo contador de histórias.
Direção-geral: Luiz Fernando Carvalho

Capitu

Outra misérie, agora baseada na obra Dom Casmurro, de Machado de Assis. Ópera, teatro, cinema mudo e elementos da cultura pop mesclavam em Capitu. A beleza dessa minisérie foi valorida pela excelente trilha sonora. Destaco Elephant Gundo grupo Beirut.
Direção de produção: César Lino

Meu Pedacinho de Chão

Com apenas 96 capítulo, a novela Meu Pedacinho de Chão é contada por um menino, o órfão Serelepe, que vive na pequena Vila de Santa Fé onde a professora Juliana chega à fictícia vila para ensinar às crianças e se depara com um povo humilde e acuado com os desmandos do coronel Epaminondas. A professora conhece o amor platônico do peão Zelão.
Destaque para o cenário do artista plástico Raimundo Rodrigues e figurino de Thanara Schonardie
Autor: Benedito Ruy Barbosa
Direção:Luiz Fernando Carvalho

Fonte: Wikipédia, Memória Globo, Youtube, Rede Globo.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *