Menu

Geleia de Damasco sem Acúcar

Amo geleia de damasco, mas nunca gostei das que eu compro nos supermercados, ou são muito doces e não tem gosto de nada. Esses dias vi na TV uma receita de geleia de damasco que gostei. Mas ao fazer percebi que teria que fazer algumas modificações.  Então, resolvi fazer do meu jeito.
No final ficou tão gostosa que quase comi um pote inteiro antes mesmo de esfriar totalmente.

Ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de damascos secos
  • 2 xícara (chá) de suco de laranja
  • 3 xícaras (chá) de água
  • Raspas de limão siciliano

Modo de preparo:

Pique os damascos em cubinhos ou passe em um processador. Coloque em uma panela, adicione o suco de laranja, a água e as raspas do limão.

Deixe ferver com a panela semitampada, mexendo de vez em quando. Cozinhe por aproximadamente 30 minutos.

Desligue o fogo e deixe esfriar um pouco, retire aproximadamente duas conchas do preparo e coloque em um liquidificador. Bata até obter uma pasta e junte ao restante da panela. Deixe cozinha por mais uns 5 minutos. Esta pronta.

Como esterilizar potes de vidro:

Lave bem três vidros de geleia e suas tampas e coloque dentro de uma panela com água (vidros abertos). Ferva por uns 10 minutos. Se os vidros começarem a pular muito dentro da panela, abaixe o fogo. Se preferir, pode colocar um pano de prato limpo no fundo da panela.
Ainda quente, retire os potes com uma pinça grande e coloque sobre um pano de prato limpo para escorrer um pouco. Aguarde uns minutos e depois vire-os e coloque a geleia dentro dos potes até encher. Feche muito bem e coloque os botes cheios, novamente na panela de água, virados com a tampa para baixo. Isso serve para sair todo o ar de dentro. Deixe ferver por mais uns 10 minutos, tire da panela, deixe esfriar bem sobre um pano de prato, também virados com a tampa para baixo.
Faça o Download das etiquetas aqui, escreva o nome, imprima, recorte e cole. Se quiser coloque uma fita com um laço, conforme eu fiz na foto acima. A sua geleia está pronta para durar muito meses fora da geladeira.
Servido com torradas e queijo brie é uma combinação perfeita.

 

4 comentários

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *