Menu

Sorvete de Paçoquita Cremosa: Receita Caseira

Meu filho ficou um ano estudando nos Estado Unidos e durante todo esse ano em que ele esteve por lá eu enviava caixas e mais caixas de Paçoquitas e erva de chimarrão. Ele me dizia que os americanos e os alunos de outros países gostavam tanto da Paçoquita, que era moeda de troca por lá. Ví um amigo dele mexicano dizendo que, o que mais tinha gostado na sua estada nos Estados Unidos, eram das Paçoquitas que o Tutuia distribuia aos amigos.

Então, esses dias, meus amigos da pós-graduação me deram a ideia de criar um sorvete de Paçoquita Cremosa. Comprei vários potinhos e lá fui eu me aventurar na cozinha. Na primeira receita já deu certo, ficou tão boa que cada um que experimentava, fechava os olhos e dizia uhuuuuu… Realmente o sorvete ficou divino, é o verdadeiro manjar dos deuses caipiras.

 

Ingredientes

  • 10 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher sopa de cacau em pó (se não tiver, use 3 colheres de achocolatado)
  • 1 pote de Paçoquita Cremosa
  • 1 pacote de leite condensado
  • 2 medidas (do leite condensando) de leite
  • 4 ovos
  • 1/2 xícara de amendoins torrados, sem pele e sem sal.
  • 2 pacotinhos de Paçoquitas comuns

 

Modo de fazer

  1. Caramelizar uma forma de pudim com 6 colheres de sopa açúcar e 1/2 xícara de água.
  2. Misturar 9 colheres de água e 1 colher de cacau em pó ou 3 de achocolatado e despejar levemente sobre o caramelo. Reservar.
  3. Juntar numa panela a Paçoquita Cremosa, o leite condensado, o de leite de vaca e colocar para ferver. Quando começar a borbulhar, acrescentar as gemas batidas com pouco de leite frio. Mexer bem enquanto estiver acrescentando as gemas e até dar uma pequena consistência à mistura. Esse processo é bem rápido. Não deixar muito tempo porque as gemas podem criar grumos. Deixar esfriar um pouco antes de acrescentar as claras em neve. Vá mexendo, de vez em quando, para não criar crosta.
  4. Bater 4 claras em neve bem firme e acrescentar levemente a mistura anterior.
  5. Coloque os amendoins dentro de um pano limpo e faça um trouxinha. Com um socador dê pequenas batidas para quebrar os amendoins. Bata pouco para deixar alguns inteiros. Se os amendoins estiverem salgados, lave-os antes de bater. Junte à mistura anterior.
  6. Com a ajuda de uma concha, coloque levemente toda a massa dentro da forma. Bote no congelador de um dia para o outro.
  7. Aquecer um pouco em banho-maria para desenformar ou tirar um pouco antes da hora de servir.
  8. Esfarele 2 Paçoquitas sólidas por cima do sorvetão, antes de servir.

 

Um comentário
  1. Elaine

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *