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Dicas de como organizar os ambientes da casa

organizacaoBem, o carnaval acabou e a vida começa a voltar ao normal, pelo menos para a maioria dos brasileiros. Então, que tal organizar a casa? Faça um cômodo por dia e comece pelo lugar mais crítico da sua casa. Pense, não é faxina, é organização, senão você não vai acabar nunca.

Cada casa tem seu ritmo e cada um tem seu jeito de organizar, então aproveite o que achar útil dessas dicas e, em outros casos, adapte ao seu jeito de organizar. Faça da forma que for mais conveniente e fácil para você e para sua família.

Sala de estar e jantar

  1. Arrume as estantes, verifique os livros que poderão ser úteis para outras pessoas e faça doação. Deixe somente aqueles que você deseja consultar novamente.
  2. Tire os excessos de objetos e agrupe-os por temas. Exemplo: se você tem muitos suvenires, deixei-os agrupados em um local.
  3. Mude a posição dos tapetes para que não peguem claridade e desbotem somente de um lado.
  4. Se tiver louceiro na sala de jantar, lave as louças e arrume-as de modo que as de uso constante fiquem na frente.
  5. Descarte as que você nunca usa, ou dê a elas outra utilidade, como pequenos vasos de flores. Limpe as luminárias e os abajures.
  6. Tire as cortinas, mande-as para a lavanderia ou lave-as em casa mesmo.
  7. Se possível, mude a posição dos móveis, isso dá vida nova à decoração do ambiente.

Quartos

  1. Vire o colchão e lave as saias e as capas (se tiver).
  2. Esvazie cada gaveta ou prateleira de roupa, veja se estão limpas e recoloque-as conforme a frequência de uso. As roupas mais usadas em cima.
  3. Nos cabides agrupe por tipos, como camisa com camisa, saias com saias, etc.
  4. Faça doação ou venda em brechós as roupas que você não usou durante o ano, provavelmente você nunca mais vai usá-las.
  5. Na gaveta de sapatos, faça o mesmo, só deixe os que você usa normalmente.
  6. Sapatos, bolsas e roupas de festas devem ser reavaliados, para ver se ainda estão em boas condições de uso, se precisam de reparos ou devem ser mandados para a lavanderia. Guarde-os em sacos especiais e com ventilação, como os de tecidos.
  7. Coloque o jogo de lençol todo dentro de uma fronha do jogo.
  8. Verifique as suas bijuterias – muitas já caíram de moda há muito tempo, livre-se delas.
  9. Coloque saches de lavanda nos armários, isso espanta as traças e dá um cheiro incrível.
  10. Esvazie aquela gaveta do criado mudo que só possui entulho, deixe nela somente o necessário. Não esqueça de deixar dentro uma lixa de unha e um bloquinho com caneta para anotar seus sonhos interessantes. Eu, particularmente, se não anotar na hora que acordo, esqueço logo em seguida.
  11. Lave a cortina e o filtro do ar-condicionado.
  12. Mande lavar cobertores e edredons e guarde-os em sacos plásticos a vácuo até o inverno.

Banheiro

  1. Esvazie as gavetas. Com certeza você deve ter cremes e maquiagens que usou uma só vez e nunca mais vai usá-los – doe-os ou jogue-os fora. Veja as validades dos produtos, você vai ficar abismada com a quantidade com o prazo de validade vencido.
  2. Compre cestos de plástico para agrupar os produtos por uso. Exemplo: produtos de cabelo junto a outros também para o cabelo.
  3. Coloque dentro de uma gaveta um pequeno pedaço de imã, isso vai fazer com que os grampos espalhados sejam atraídos pelo imã.
  4. Limpe os secadores de cabelo.
  5. Lave as escovas de cabelo.
  6. Lave os pincéis de maquiagem e coloque-os para secar.
  7. Troque as escovas de dente por novas.

Escritório ou Atelier

Aqui você vai perder um bocado de tempo.

  1. Tire cada gaveta de uma vez, retire tudo de dentro e verifique o que você deve conservar ou não. Limpe as gavetas com um pano úmido, deixe-as secar e guarde os papéis e objeto novamente.
  2. Procure setorizar os objetos, isso facilita muito na hora de procurar.
  3. Suportes plásticos transparentes são ótimos para isso. Coloque etiqueta em cada um deles.
  4. Contas pagas – guarde somente as que forem necessárias. Compre pastas transparentes e grude uma etiqueta do ano anterior e coloque tudo daquele ano nessa pasta.
  5. Verifique a quantidade de papeizinhos que você possui em sua mesa e dentro de agendas. De um fim a cada um deles.
  6. Veja quantas canetas e lápis você possui e verifique se estão em bom estado de uso e agrupe-os em um local.
  7. Troque sua agenda velha por uma nova.
  8. Coloque na parede um mural para você lembrar dos seus principais compromissos da semana.
  9. Limpe, com cotonete e muita paciência, o teclado do computador.
  10. Se você possui produtos de artesanato, compre caixas de plástico transparente e coloque cada tipo em um local e depois etiquete-as para facilitar a busca.
  11. Compre organizadores para fios, isso dará um aspecto muito mais arrumado ao seu escritório.
  12. Lave a cortina e o filtro do ar-condicionado.

Cozinha

  1. Retire tudo das gavetas e prateleiras. Faça isso uma de cada vez.
  2. Veja o que está em uso, coloque no local novamente, sempre o de maior uso no lugar mais acessível. O que não estiver em uso, doe.
  3. Compre caixas de plástico grande para agrupar, verticalmente, as tampas das panelas.
  4. Faça o mesmo com as tampas dos recipientes plásticos. Agrupe-os. Faça o mesmo com os vidros. Guarde-os destampados.
  5. Compre vidros ou suportes plásticos de vários tamanhos e guarde os mantimentos que estão abertos.
  6. Faça uma limpeza geral na geladeira.
  7. Não esqueça de ver a validade dos mantimentos da despensa e da geladeira.

Área de Serviço

  1. Compre dois cestos grandes, um para colocar os produtos em uso e outro para os que ainda não foram abertos.
  2. Caso esteja em mal estado, arrume ou troque seu varal.
  3. Coloque os grampos de roupa em um cesto de plástico pequeno, compre novos, caso seja necessário. Coloque o sabão em pó em um recipiente plástico com tampa.
  4. Verifique as torneiras. Veja se não estão vazando e mande arrumar.
  5. Escreva, com uma caneta para tecido, a palavra “banheiro” no pano de limpeza que deverá ser exclusivo para isso.
  6. Encha de água a máquina de lavar roupa e junte 1/2 litro de vinagre. Faça um ciclo curto. Isso retira os resíduos de sabão em pó e amaciante. Dica: eu nunca uso amaciante, somente 1/2 copo de vinagre no lugar do amaciante. A roupa fica macia, não fica cheiro de vinagre e conserva melhor, livrando a roupa de fungos e bactérias.

Quarto “Inferninho”

Acredito que muitos possuem em casa um quartinho para entulho. Eu tenho um aqui em casa e o chamo de “inferninho”. No entanto, como sou organizada, tudo é muito fácil de ser encontrado.

  1. Compre várias caixas grandes de plástico transparente, você vai gastar um bocado com isso, mas vale a pena.
  2. Dentro desses plásticos, coloque os produtos por tema. Exemplo: elétricos, tintas, utensílios de jardim, etc.
  3. Faça prateleiras grandes, de preferência abertas para facilitar, ou use armários grandes.
  4. Procure deixar os de uso constante em uma posição mais acessível.
  5. Não deixe nada no chão. Crie ganchos para o que precisa ser pendurado.

Remédios

  1. Não esqueça a cada início de ano ver a validade dos remédios. Cole uma etiqueta em cor chamativa com a data de validade em cada um, para não correr o risco, em uma emergência, de usar remédio vencido.

E você tem alguma dica de organização para compartilhar? Deixe seu comentário aqui. Gostaria muito de saber!

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