Amendoim doce de micro-ondas

Algumas semanas antes da Páscoa, minha mãe tinha o hábito de guardar as casquinhas dos ovos, para, depois, enfeitá-los e recheá-los com amendoim doce. Isso era uma tradição na minha cidade – todas as mães faziam. Mas não lembro da minha mãe fazendo esses amendoins, acho que ela já os comprava prontos e depois recheava os ovinhos.

O melhor amendoim doce que eu já comi é o da Tita, uma amiga querida que me recebeu na sua casa e me ensinou todos os segredos desse amendoim doce.

amendoim doce de micro-ondas

Eu achei que era super complicado torrar os amendoins e ainda caramelizar o açúcar – “Deve dar um trabalho danado”. Pensei que iríamos levar uma tarde toda fazendo os amendoins crocantes. Quando ela me disse que tudo era feito no micro-ondas em apenas 18 minutos (esse valor pode ser muito para alguns tipo de micro-ondas), fiquei boquiaberta de tão fácil.

Ingredientes

  • 500 g de amendoim cru (com a pele)
  • 2 xícaras de chá de açúcar fino
  • 1 xícara de chá de água
  • Serve: 8 Pessoas
  • Preparação: 5 min
  • Cozimento: 18 min
  • Total: 23 min

Modo de fazer

  1. Esse é o amendoim (amendoim branco) que você deve comprar, ele é um pouco mais clarinho que os outros.
  2. Numa tigela de vidro ou porcelana, coloque os amendoins crus, o açúcar e a água fria.
  3. Com a ajuda de uma colher, misture bem os ingredientes.
  4. Leve ao micro-ondas por 18 minutos em potência máxima. Esse valor pode variar, dependendo da potência do micro-ondas.
  5. Não interrompa, nem mexa.
  6. Quando o micro-ondas apitar, tire e em seguida, com muito cuidado, mexa até o açúcar granular. Não pare de mexer até os amendoins ficarem açucarados.
  7. Deixe esfriar em um prato ou forma grande, bem espalhados. Depois de bem frios, guarde de um recipiente bem fechado.

Quais são os benefícios do doce de amendoim?

Como é rico em proteínas, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais ele  fornece ao corpo grande quantidade de nutrientes, ajuda a desinfetar as vias respiratórias, tem efeito antioxidante nas membranas celulares e contribui melhorando a síntese de proteínas.

Quantas calorias tem 100 gramas de doce de amendoim?

Em 100 gramas de amendoim doce encontra-se  600 calorias. Ele é calórico, mas também termogênico, o que estimula a queima de calorias e causa sensação de saciedade, reduzindo a fome.

 

 

Este post tem 3 comentários

  1. Meguy

    Fiz uma delicia…obg pela receita

  2. DILZA

    Vou saber agora como vai ficar….e distribuir nas casquinhas dos ovos….Parece prático!!! Delicioso deve ficar.. não tem erro!!! Grata pela dica!

Deixe um comentário

Avaliei essa receita