Menu

Dicas de como lavar roupa

Mesmo quem já usa a máquina de lavar roupas há muito tempo vai se surpreender com estas dicas de como lavar roupa.

roupaSeparação das roupas

Antes de colocar na máquina de lavar roupas, separe-as por cor: escuras de um lado e claras de outro. Roupas de tons médios, como os cinzas, podem ser lavadas separadas, ou, se você tem pouca roupa, pode juntar as claras.

Sabão em pó

Use a quantidade de sabão em pó recomendada pelo fabricante. Excesso de sabão prejudica a lavagem, pois reduz a ação mecânica de limpeza da máquina, fazendo com que ela não consiga eliminar o sabão completamente. Isso, consequentemente, degrada as fibras do tecido e pode deixar manchas indesejáveis na roupa.
Para roupas de lã, use sabão neutro pois o sabão em pó pode endurecê-las e encolhê-las. Veja as recomendações contidas na etiqueta da roupa.

Molho

Se as roupas não estiverem muito sujas, use no ciclo normal da máquina. Se estiverem muito encardidas, coloque-as na máquina, encha de água, coloque sabão e deixe agitar até o sabão dissolver. Desligue a máquina e ligue novamente somente no dia seguinte, para continuar o ciclo de lavagem.

Água sanitária (alvejante)

Pode ser usado na máquina de lavar, mas preste atenção: use somente em roupas brancas ou as que não descolorirem com alvejante. Se a roupa estiver muito suja, o ideal é que você faça uma pré-lavagem antes de colocar de molho no alvejante.
Roupas sintéticas brancas tendem a ficar amareladas com o uso de alvejante. Muito cuidado com seu uso.

Temperatura da água

Evite lavar com água quente, pois as roupas podem desbotar mais facilmente e encolher.

Amaciante x Vinagre

Use o amaciante de acordo com as recomendações do fabricante. Uma excelente opção para substituir o amaciante é o vinagre. Compre o mais barato possível e use 1/2 copo (americano) para uma máquina cheia. A quantidade pode variar dependendo da máquina. Essa medida é para uma máquina de 10 kg. O vinagre não deixa cheiro, é bactericida, amacia a roupa e ajuda na conservação da cor, além disso é bem mais barato do que os amaciantes.

Roupas de Tricô

O ideal é que sejam lavadas manualmente e com sabão de coco. Mas para torcer podem ser colocadas para centrifugação na máquina, ou, se for um tricô muito sensível, torça levemente com as mãos.

Secagem

Secar ao sol pode endurecer e desbotar as roupas. O ideal é que sejam secas à sombra e em local ventilado.
Nunca pendure camisetas pela parte de baixo pois elas ficam deformadas. Dobre-as ao meio no varal.
Roupas de tricô devem ser esticadas em uma superfície horizontal para que não fiquem deformadas.
Pendure as calças pelo cós, mas, antes, vire do avesso para secar bem os bolsos e abra o zíper para facilitar a ventilação.
Se você for secar na máquina, cuide com as roupas de pura lã, pois podem encolher. Veja as recomendações contidas na etiqueta da roupa.

Passar

Nos tecidos sintéticos, use a menor temperatura possível do ferro de passar e nos naturais a temperatura alta. Para as roupas pretas ou sintéticas, você também pode usar uma proteção entre o ferro e a roupa, como um tecido tipo fino de algodão (eu uso uma fralda), para que a chapa do ferro não queima as fibras do tecido, deixanda-os com brilho.
Não passe roupas de banho, pois elas podem ficar duras. Sacuda bem e dobre.

Guardar

Guarde as roupas somente quando estivem bem secas, nunca guarde em sacos plásticos, pois podem provocar fungos e bolor, causados pela humidade que o plástico mantém. Opte por armazená-las em sacos de tecido ou de TNT (tecido não tecido). Se, mesmo assim, desejar guardá-las em sacos plásticos, prefira os a vácuo – retire completamente o oxigênio, evitando, assim, o mofo.

 

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *