Menu

Dicas de boas maneiras à mesa

boas maneiras

Tenho visto muitas listas de etiquetas à mesa que acredito não tenham nada a ver com nossa realidade atual, pelo menos com a minha. Como tenho almoçado muito fora de casa ultimamente, percebo que muitas pessoas não possuem o mínimo necessário de boas maneiras. Isso serve para respeitar o outro que está a seu lado compartilhando a mesma mesa. Em alguns casos, como em jantares profissionais e de negócios, é necessário um pouco mais de esmero para que você possa mostrar seu profissionalismo. No entanto, não é esse o caso que vou tratar neste post. Aqui mostrarei as regras básicas de boa convivência à mesa para o dia a dia.

Quero salientar que é a minha opinião, não são regras, são dicas de boas maneiras à mesa. Se você discorda ou concorda com algo, por favor, sinta-se à vontade para dar sua opinião deixando seu comentário abaixo.

boas maneiras

1 -Mastigue de boca fechada e não fale com a boca cheia.

Isso nem deveria ser um item, porque é algo que aprendemos desde criança, mas ainda encontro muitas pessoas falando, principalmente, com a boca cheia. Engula primeiro, tome um gole da bebida, enxugue a boca com o guardanapo e só assim você deve falar.

 

boas maneiras

2 -Não coloque os cotovelos na mesa.

E nem abra os braços na hora de utilizar os talheres. Perceba se você está atrapalhando a pessoa sentada ao seu lado.

 

boas maneiras

3 – Coloque pouca comida de cada vez na boca.

Ela não vai sumir do seu prato. Coma devagar e mastigue bem, até para sua saúde isso é importante.

 

boas maneiras

4 – Não encha demais seu prato.

Sirva-se de pequenas porções de cada vez. Ficar com o prato transbordando é muito feio. Nem faça uma pirâmide com a comida. Calcule, mentalmente, o número de pessoas que irão se servir com a quantidade de comida que tem em cada prato. Sirva-se somente do quinhão que lhe cabe.

 

boas maneiras

5 – Segure os talheres com educação.

As regras ensinam que o garfo deve ficar na mão esquerda e a faca na direita. Para jantares informais, segure da maneira mais confortável para você, porém não segure os talheres com a mão toda. Seja delicado, segure apenas com as pontas dos dedos. Não fale gesticulando com os talheres e nem os apoie na mesa; apoie-os sempre no prato. Entretanto, se você estiver em um buffet e for se servir novamente, deixe-os em cima do guardanapo. Procure não fazer muito barulho com os talheres enquanto estiver comendo. Se você for a um jantar mais elaborado, uma regra básica é usar primeiro os talheres que estão mais longe do prato. Os que estão acima são os últimos a serem usados- eles servem para a sobremesa. Veja nessa imagem como é servido um jantar formal.

 

boas maneiras

6 – Use o guardanapo no colo.

Somente se for de tecido ou se você desejar proteger sua roupa. Quando for se levantar deixe-os ao lado do prato. Não precisa arrumá-los, mas procure deixar a parte suja do guardanapo para baixo. Em alguns casos, é colocado um guardanapo de papel extra em cima do de tecido. Ele serve para retirar o batom.

 

boas maneiras

7 – Se possível use garfo e faca para comer carne com osso.

Em alguns casos, isso é impossível, como galetos. Para isso, use um guardanapo extra.

 

boas maneiras

8 – Deixe ossos e caroços de azeitonas no canto do prato.

Se houver um prato específico para isso, use-o. Geralmente, quando é servido peixe, há um prato extra para as espinhas. Para tirar o caroço da azeitona da sua boca, use discretamente o guardanapo, ou, se preferir, o garfo.

 

boas maneiras

9 – Dobre a salada verde.

A etiqueta europeia manda dobrar as folhas da salada verde, mas, às vezes, isso é impossível. Uma folha de agrião, por exemplo, possui vários galhos que são impossíveis de dobrá-los. Coma delicadamente da melhor maneira que você encontrar. Se preferir corte a salada.

 

boas maneiras

10 – Não corte o pão com a faca.

Pegue-o na cesta e corte-o com a mão. Essa também é outra regra que pode ser transgredida sem problemas – se desejar use uma faca.

 

boas maneiras

11- Desligue seu celular ou coloque-o no modo silencioso.

Não tem algo mais desagradável que você conversar com uma pessoa que está atenta às mensagens do celular. Deixe-o na bolsa, bolso ou em um balcão. Lembre-se: o celular não é algo que você limpa todos os dias, por isso não o apoie na mesa.

 

boas maneiras

12 – Não grite para chamar o garçom.

Espere ele olhar em sua direção e faça um pequeno gesto. Se ele demorar a atender, levante-se e dirija-se educadamente a ele. Sempre que ele trouxer algo para você, agradeça. Ele está ali lhe prestando um serviço, mas pague os 10% do garçom somente se você estiver satisfeita(o) com o trabalho dele.

 

boas maneiras

13- Quando você acabar de comer, não empurre o prato, aguarde o garçom retirá-lo.

Caso esteja difícil para o garçom, seja gentil e ajude-o a alcançar o prato.

 

boas maneiras

14 – Não trate de assuntos polêmicos à mesa.

Para uma boa digestão, é necessário um pouco de paz. Assuntos como política, religião e Big Brother podem ir da paixão ao ódio. Nem todos compartilham da mesma opinião que você, por isso não confunda liberdade de expressão com educação. Deixe esses assuntos para outra hora e com pessoas que compartilham do mesmo gosto que o seu.

 

Fotos: Freepik
2 comentários
  1. Roselene Vanzella

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *