Qual a forma correta de congelar legumes?

forma correta de congelar legumes

Congelar é uma excelente forma de aproveitar a época certa de cada legume. Além de estarem com todo seu potencial de sabor e qualidade os preços são sempre melhores quando estão na sua safra.

Melhor ainda quando os legumes são de produtores locais e congelados logo após serem colhidos, eles podem conter mais nutrientes do que os legumes que foram enviados a longas distâncias ou armazenados por dias em prateleiras do varejo.

Gosto também de congelar em pequenas quantidades, já picados, para facilitar as refeições do dia a dia. É só tirar do congelador, reformar uns temperinhos, como alho e cebola e voilà, já tenho um belo acompanhamento para o jantar.

Minha irmã costuma me trazer alguns legumes do sítio dela. Geralmente em grande quantidade, e para que não haja desperdício, aprendi a congelar os legumes corretamente e vou passar para vocês várias dicas de congelamento de legumes.

Limpeza e preparo

  • Lave, de preferência, com uma escova e detergente. Deixe em uma solução de 1 colher de sopa de água sanitária para cada 1 litro de água, por 15 minutos.
  • Enxágue com água em abundância.
  • Retire as cascas não comestíveis e os machucados. Os que estivem com alguma parte estragada, descarte-os totalmente, pois ele pode já estar contaminado.
  • Pique os legumes no tamanho que você costuma consumir.
  • A couve-flor e o brócoli coloque em uma bacia com água e vinagre por 10 minutos antes de branquea-los para que conservem a cor verde.

Branqueamento para congelar legumes

O branqueamento é quase uma obrigação para a maioria dos legumes que forem congelados. Ele retarda, ou impede a ação das enzimas que quebram a vitamina C que iria converter o açúcar em amido, causando a perda de sabor, cor e textura. Por isso a batata não é um bom legume para ser congelado, seu gosto é rapidamente afetado por causa da ação dessas enzimas (Veja, na tabela abaixo, o tempo de branqueamento para cada legume).

Após serem branqueados eles devem ir para uma tigela com gelo para que cesse o cozimento.

forma correta de congelar legumes - branqueamento

Secagem

Assim que forem retirados do gelo, coloque sobre um papel toalha para absorver a água. Com outro papel toalha seque um pouco mais por cima.

forma correta de congelar legumes - secagem

Etiquetas

Antes de embalar, com uma caneta permanente, escreva o nome e a validade do congelamento de cada legume. Pode ser feito com uma etiqueta de papel (Veja tabela abaixo).

Embalagem para congelar legumes

Procure embalar em porções para uma refeição. Para isso use potes que tenham o fechamento eficiente ou, se você tiver, use uma seladora à vácuo, ela remove o ar e pode estender o tempo de armazenamento dos legumes congelados. Coloque em sacos plásticos próprio para seladora a vácuo.

Veja como usar uma seladora caseira

Congelamento

Congele poucos legumes de cada vez. Encher o congelador ou freezer de produtos a serem congelador, vai fazer com que ele demore mais tempo para voltar a temperatura ideal e assim criará mais cristais de gelo dentro de cada pacote. A maioria dos legumes podem ficar congelados por vários meses.

forma correta de congelar legumes - armazenagem

Tabela de preparação, branqueamento e tempo de congelamento de cada legume

LEGUMESPREPAROBRANQUEAMENTOCONGELAMENTO
AbóboraLavar, descascar e cortar. em cubos3 minutos3 meses
AbobrinhaLavar e cortar em rodelas e secarNão3 meses
BeterrabaLavar, descascar, cortar em cubos3 minutos3 meses
AlhoDescascar, picar e refogar no azeiteNão3 meses
BrócolisSeparar os buquês, deixar 10 minutos de molho em água e vinagre1 minuto2 meses
CebolaPicar e refogar no azeiteNão3 meses
CebolinhaLavar, picar e secarNão1 mes
CenouraLavar, descascar, cortar em cubos 1 minuto4 meses
Couve-florSeparar os buquês, deixar 10 minutos de molho em água e vinagre1 minuto3 meses
Ervilha tortaLavar e tirar os fios laterais1 minuto3 meses
FeijãoCozinhar por 20 minutos em panela de pressão, sem sal, apenas com uma folha de louro. Congelar com o caldo. Descongelar antes de temperar.Não3 meses
MandioquinhaLavar, descascar e picar em rodelas1 minuto3 meses
MilhoLavar e debulhar1 minuto6 meses
SalsãoLavar e cortar os talhos. Não congelar as folhasNão3 meses
SalsinhaLavar e picarNão1 mês
VagemLavar e picar1 minuto3 meses

Descongelamento

Use assim que tirar do congelador. Direto do congelador para a panela. Não deixe descongelando antes, que ele irá perder qualidade. Somente o feijão deve ser descongelado com antecedência dentro da geladeira.

Receita de Legumes assados

legumes refogados
Consultoria: Iza Zin

Este post tem 4 comentários

  1. Belcarpes

    Que ótimo Léia, ainda semana passada eu estava procurando dicas sobre esse assunto. Que bom, também tenho a seladora, vou fazer desse jeitinho. Ficaram ótimos teus vídeos, como sempre teu capricho e cuidado são visíveis. Bjs miga.

    1. Oh minha querida, vindo de ti o elogio sobre o capricho, fico muito feliz, pois nisso tu és perfeita. bjssss

  2. Irene Tibes Cancelier

    Adorei a forma de congelamento de legumes. Estava na praia e agora que voltei de férias, vou fazer !

Deixe um comentário