Menu

Doce de abóbora com coco

Doce de abóbora com coco

Trouxe, do sítio da minha irmã, três abóboras imensas para fazer doce de abóbora com coco. Então, aproveitei e convidei minhas irmãs para me ajudarem. É muito fácil fazer esse doce, nem precisava de ajuda, mas convidá-las foi apenas um pretexto para passarmos mais uma tarde juntas. Adoro estar com minhas irmãs. A gente se vê bastante, mas parece que os assuntos não se esgotam nunca. Depois dos doces prontos, sentamos para tomar café e provar esse doce de abóbora com coco. Ficou M A R A V I L H O S O – assim, devagar e soletrado mesmo. Nunca tínhamos feito essa receita e a aprovamos.

Abóboras naturais para fazer um doce de abóbora com coco

Fizemos, também, doce de abóbora na cal, mas essa receita já está no blog. Veja aqui

Doce de abóbora com coco

 

Doce de abóbora com coco

Ingredientes:

  • 1 kg de abóbora pescoço (sem a casca)
  • 1 xícara de água
  • 1/2 kg de açúcar cristal
  • 100 g de coco ralado fresco
  • 5 cravos da índia
  • 2 canelas em rama

Modo de fazer:

Coloque o açúcar na panela e derrame sobre ele a água. Junte as ramas de canela e os cravos. Mexa levemente no início e, depois, não mexa mais. Deixe ferver até ficar em ponto de fio forte. Veja o vídeo abaixo, ao final do post.

Descasque a abóbora e pique-a em pedaços pequenos, de uns 2 cm cada um.  Junte a calda e mexa bastante. No começo, fica tudo duro, mas, conforme você for mexendo, o doce vai amolecendo. Acrescente o coco e, depois, deixe cozinhar. Não precisa mais mexer, até perceber que os pedaços já estão macios por dentro. Nesse ponto, com um socador ou um amassador de batatas, amasse as abóboras. Cozinhe tudo por mais uns minutos e e está pronto.

Coloque o doce quente em potes esterilizados de vidro. Se for consumir logo, pode colocar em potes de plástico com tampa.

Doce de abóbora com coco - vidros virados com a tampa para baixo

Ainda quente, eu coloco o pote de vidro virado para baixo para criar mais pressão na tampa. Segredinho que aprendi com minha mãe.

 

Veja, neste vídeo, os vários pontos da caldo de acúcar:

10 comentários
  1. Luciana
  2. Ana
  3. Luiza Stela Coelho Bezerra
  4. Janetei
  5. terezinha piedade

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *