Tabela de frutas, verduras e legumes da estação

Tabela de frutas, verduras e legumes da estação, Coisas da Léia

Lembro quando eu era criança, no verão, passava em frente a minha casa, em Urussanga, sul de Santa Catarina, o caminhão da uva. Ele vinha lá do interior do Rio Grande do Sul para vender as caixas de uvas. O som daquele caminhão – “Olha a uuuuva” – já dava água na boca. Nossa! O ano todo sem chupar um baguinho de uva, aquilo era o néctar dos deuses.

Hoje nós comemos uva o ano todo, mas, cá entre nós, a fruta da época, ainda hoje, é sempre mais gostosa. Além, é claro, de ser mais barata. Por isso, procuro, sempre que possível, comprar as frutas da estação. No verão, as frutas são mais fartas e, no inverno, são as verduras e os legumes. Pego minha sacolinha retornável e lá vou eu à feira.

A tabela abaixo é a da CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) onde estão listadas todas as épocas das frutas, dos legumes e das verduras que eles distribuem durante o ano para boa parte do nosso país.

tabela da CEAGESP com a sazonalidade dos produtos comercializados no ETSP

Pode ser que a distribuidora da sua cidade tenha outra tabela de sazonalidade dos produtos, com as frutas, as verduras e os legumes da sua região. Procure no site deles.

Deixe um comentário