Dica para evitar o estresse: organização

organizacao

Sempre que perco alguma coisa lembro-me de uma passagem do livro Cem Anos de Solidão, de Gabriel Garcia Marques. A personagem Úrsula dizia que, quando alguém saía da rotina, era aí que ela tinha uma grande chance de perder alguma coisa: “[…] a procura das coisas perdidas é dificultada pelos hábitos rotineiros e é por isso que dá tanto trabalho encontrá-las”. Quando se perde algo, ele nunca vai estar no lugar que deveria estar, por isso procure sempre em lugares inesperados.

Cinquenta anos de bagunça e desorganização deram-me a certeza de que a maioria das vezes o estresse e as discussões caseiras se dão por conta de pura desorganização. É na pressa diária que temos atitudes impensadas e inesperadas e o resultado final sempre gera mais falta de tempo e muito mais estresse.

 

Depois de anos de estresse aprendi algumas coisas e compartilho com vocês essas dicas de organização:

 

  1. Se você não tem o hábito de usar agenda, deixe bilhetinhos em ordem cronológica de data em algum lugar visível da casa, como a porta da geladeira. Se você for adepto ao uso de  tecnologia, use o Google Calendar – ele pode mandar lembretes para seu e-mail ou seu celular. Ou, mais fácil, use o lembrete do seu celular.
  2. Determine uma gaveta ou uma caixa para colocar as contas pagas, ou papéis que você quer guardar. Se não tiver tempo de organizá-la, simplesmente vá jogando. No início de cada ano, ou nas suas férias, tire um dia para a tarefa de organizar. Jogue fora tudo o que não vai mais precisar e depois crie uma pasta para colocar os papéis que devem ser guardados. Cole nela uma etiqueta e o ano correspondente; libere a gaveta ou a caixa para o ano seguinte.
  3. Para as garantias de produtos, crie uma pasta específica e coloque sobre cada uma delas uma etiqueta colante com o prazo para a garantia em letras grandes. Isso facilita a limpeza anual.
  4. Faça o mesmo com os remédios. Guarde-os em um lugar específico e coloque uma etiqueta com o prazo de validade em cada medicamento. Jogue-os fora assim que vencer a validade. Isso garante saúde e segurança aos seus familiares.
  5. Tenha sempre um caderninho ou uma planilha para organizar suas contas. Saber exatamente quanto se ganha e o que se tem para pagar, não sei porque, mas o dinheiro sempre sobra.
  6. Faça uma limpeza periódica em seus armários. Você não imagina o que tem de objetos que se tornaram inúteis com o passar do tempo.
  7. Quando sair de casa para fazer compras, ir na costureira ou outras coisas do tipo, não queira resolver tudo em um dia só. Não tenha pressa. Determine dia e horário para cada tarefa.
  8. E, principalmente, saiba dizer “não”. Respeitar seu limite e seu tempo gera muito mais saúde e menos estresse para você e todos a sua volta.

Perdendo um pouco de tempo em planejamento, faz com que sempre sobre mais tempo para você curtir realmente o que é necessário: a boa convivência familiar e o lazer.

 

Este post tem 2 comentários

  1. Lets

    Ótimas dicas, algumas delas eu já até sigo e realmente funcionam.
    Um beijo e bom final de semana!
    Lets

Deixe um comentário