Tapetes Turcos

Tapetes Turcos, Coisas da Léia

Visitei na região da Capadócia, na Turquia, uma oficina e showroom de tapetes. Lá nos foi dado uma aula de tapeçaria, mostrando desde o casulo do bicho da seda, que vem do Brasil,  até a confecção dos tapetes.

Nesse local haviam mulheres da região que durante alguns anos aprendem a confeccionar esses tapetes, para depois poderem trabalhar em suas próprias casas. Todos os artesãos são pagos pelo governo, possuem plano de saúde, e todos os diretos dados aos trabalhadores da Turquia. São empresas particulares que tem um grande apoio do governo.

Tapetes Turcos, Coisas da Léia

Os preços  dos tapetes são exorbitantes. Apesar de ser algo artesanal, lindo e de qualidade, acredito que são preços para turistas. E eu, como uma boa turista desavisada, não resisti ao encanto do tapete e a lábia de um vendedor, afinal os vendedores turcos tem fama de serem insistentes. E são, até demais para o meu gosto, mas isso também é uma tradição milenar turca.

Tapetes Turcos, Coisas da Léia

Esse tipo de investimento do governo se vê em muitas outras empresas de artesanato da Turquia, como as de jóias. Essas então são maravilhosas. Lá se encontram trabalhos lindos como as cópias de jóias dos sutões. Essas cópias só podem ser feitas uma por ano e somente depois da anterior ser vendida é que uma nova é confeccionada. Isso acontece  também com os tapetes.

Tapetes Turcos, Coisas da Léia

Esse tipo de investimento do governo turco deveria ser copiado pelo governo brasileiro. A quantidade e a qualidade dos artesanatos e dos artesãos que temos deveriam ser bem mais orientados e valorizados do que são em nosso país.

Tapetes Turcos, Coisas da Léia

Este post tem 2 comentários

Deixe um comentário