Decoração sem um tostão

Uma vez ouvi o Marcelo Resenbaum falar que quando alugou seu primeiro escritório de arquitetura, não tinha dinheiro na época e que foi bom. Ele se refereria a isso porque são nessas épocas em que temos que ser mais criativos e que impõe tirar coisas do baú, mudar móveis de lugar, misturar sobras de tintas, colher flores do próprio jardim, ou roubar no quintal do vizinho. Só aí nos damos conta de quantos objetos guardados podem viram ótimos itens de decoração e que a simples mudança dos móveis faz com que o ambiente tenha nova vida.
E é justamente nessa época que me encontro, orçamento apertado e criatividade a mil. Isso fez com com eu desse uma mexida na minha sala.

Veja abaixo as soluções que encontrei para redecorar minha sala, sem gastar um tostão.

Sempre que encontro toalhinhas de crochê ou crivo vou comprando simplesmente porque acho lindinhas, sem saber exatamente o que fazer com elas E vou guardando, para quem sabe um dia, usar de alguma forma. Ontem me veio a ideia de como usá-las. Juntei as toalhinhas sobre a mesa formando um trilho e sobre elas coloquei objetos antigos, como a cafeteira e xícara que herdei de minha mãe e os vasos que comprei em lojas de antiguidades. Hoje vou sair para comprar as flores.
Procurei agrupá-los horizontalmente sem usar muita simetria nessa composição para poder dar um interesse a mais a decoração.

Uma bèrgere velha que minha filha achou numa caçamba de rua em São Paulo, já tinha sido restaurada mas precisava de uma nova reformulada, como não estou certo do que fazer, coloquei sobre ela um trilho de mesa comprado numa feira de artesanato e uma almofada que comprei na Turquia. Ao lado desencantei uma luminária Tiffany que estava guardada, uma orquídea que ganhei de uma amiga e no chão um pato de barro comprado numa loja de beira da estrada, todo pintado no mesmo branco fosco. A mesa de rattan veio do meu quarto.

Comprei de uma tia essas louças para café abaixo. São do início do século passado. Coloquei-as sobre uma bandeja de espelho e ao lado um luminária bem alta com um ar melancólico(?).

Quando algum amigo vem em minha casa e diz “que chique”, penso, …humm! tem alguma coisa errada, pois o comentário que gosto de ouvir é “que casa gostosa”, ai sim!… essa é minha casa. Gosto de casa com alma, com vida, sem a preocupação em sujar ou riscar. Gosto que as pessoas se sintam à vontade para que possam voltar sempre. E acredito que estou conseguindo isso.

Mudei móveis e tapetes de lugar, eliminei alguns móveis e objetos, desencantei outros, fiz um pout pourri de recordações na parede. Mudei livros e objetos na estante. Mexi e remexi e no final o resultado foi um ambiente renovado, simples, agradável e sem gastar um tostão, como eu gosto.

Este post tem 23 comentários

  1. Ai que fofurinha! Parece até casa de boneca! Adorei sua poltrona!!!!
    Beijinhos,
    Fernanda.

  2. Oi Fernanda, que bom que vc gostou, obrigada…a poltrona ainda vou ter que dar reformada..mas com tempo…

    bjssss

  3. Jane

    Léia, que aconchegante ficou sua sala. Gosto bem mais de decoração com objetos que têm nossa história, que dão esse ar intimista e descontraído, mas com muita personalidade. Parabéns! Eu daria uma "clareada" na poltrona, mas sou suspeita (gosto de tons claros). Beijos!

  4. Oi Jane, que bom que vc gostou. Concordo com vc, a poltrona precisa de uma clareada, até já peguei amostras de tecidos mas ainda não tive tempo ($) para fazer…kkkkk

    Bjss e boa semana

  5. BelCarpes

    Essa casa tem aconchego e energia boa em todos os cantos. Adoro estar por lá, pena que o tempo me priva de visitá-la mais vezes, aprecio em cada detalhe seu carinho e bom gosto, gosto principalmente da maneira que ela nos faz sentir "à vontade" parece que estou em casa. Léia, minha querida, sou tua fã. Que Deus te ilumine e de muito mais criatividade, que continues com essa maneira simples de ser e que mantenhas essa alegria nos olhos que faz de cada visita um encontro único e fantástico, sempre deixando boas lembranças. Esse teu blog está demais!Parabéns!!!! Beijinhos BelCarpes

    1. Nossa me emocionei Bel!!!!
      Ter pessoas amigas com vc por perto é uma benção…obrigada amiga

  6. Oi Leia, amei suas ideias , realmente , as vezes a gente não precisa gfastar nada , é só mexer um pouco daqui e dali , pronto , outra cara ..Costumo dizer que dou utilidade para as coisas de acordo com a minha necessidade ..rsrs , já usei baú como mesinha de centro , mesa de computador como criado ,liquidificador quebrado para um vaso de flores e por aí vai ..Amei sua sala ,super gostosa , aconchegante , cheia de personalidade , histórias , acho muito legal isso !!Parabéns !!

    1. Mônica até a mudança de posição de um vaso, já da um novo interesse ao ambiente.

      bjss e bom findi

  7. Menina, tem horas que estou nesse site e não consigo sair dele rsrsrs, é maravilhoso!

    1. Aline, é isso que me dá prazer, saber que as pessoas gostam aquilo que eu adoro…bsss e bom findi

  8. Léia, que casa aconchegante!!! Numa ida a Floripa, verei com Silvana pra irmos te visitar e eu te conhecer pessoalmente.Beijão

  9. Carmem

    Adorei, ta linda e aconchegante tua sala. Sabe de uma coisa…olhando aquele sofá até me deu saudade de sentar ali qq dia pra matarmos a saudade com um bom papinho e aquele cafezinho que só tu sabe fazer.
    Saudade amiga. Bjssss

  10. Léia, já havia passado por esta sala bacana e agora que ela aparece no sited da Casa Cláudia, vim de novo. Merece mesmo estar lá. Essa sala é cheia de identidade, coisa que adoro. ssitehttp://casaclaudia.abril.com.br/photo/photo/listFeatured?xg_source=msg_feat_photo

  11. Aconchego, simplicidade, bom gosto e alegria. A tua casa ta muito alto astral. A fotos ficaram lindas, e ao vivo é tudo de verdade hehehheh!
    Eu sou uma quase LERD ou a Casa Claudia tá de sacanagem comigo. Já fui no spam me cadastrei, tentei e nada de comentário sair na revista… "ai eu piro nestas internet"

    1. Não tem problema Silvana, algumas pessoas tb relataram a mesma coisa…mesmo assim obrigada

    1. Janaina, Sabe aquele ditado, "pobre mas limpinha"…kkkkk é exatamente assim…bjsss e obrigada

Deixe um comentário