Menu

Costelinha de porco com geleia em crosta de castanha-de-cajú

Vestidos com camisetas onde estava estampado “Preço Justo para Produzir”, os suinocultores de todo o país estiveram em Brasília no dia 12 de julho, para participarem de um ato público em defesa da suinocultura brasileira e pedir ao governo, soluções urgentes para a crise em que se encontram.

Então, que tal darmos uma pequena ajuda aos nosso produtores rurais e começarmos a consumir mais carne suína. Dependendo da parte do suíno, ela possui menos calorias que a da bovina. Além do que são muito macias e deliciosas.

Essa receita de costelinha de porco abaixo do site Panelinha já fiz e ficou uma delícia, só sobraram os ossinhos para contar história.

costelinha de porcoIngredientes

  • 1 costela de porco
  • 1/4 de xícara (chá) de castanha-de-caju
  • 4 colheres (sopa) de geleia de laranja
  • 1 xícara (chá) de vinho branco
  • 2 cebolas
  • 3 maçãs
  • 7 dentes de alho
  • 5 ramos de alecrim
  • sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo da costelinha de porco:

  1. Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta).
  2. Numa tábua, coloque a costelinha de porco e, com ajuda de uma faca, retire o excesso de gordura. Se a costela não couber na sua assadeira, corte-a na metade.
  3. Transfira para a assadeira e tempere com sal e pimenta-do-reino.
  4. Em um pilão, coloque 1 dente de alho, ½ colher (chá) de sal e bata com o soquete, até formar uma pasta. Junte a geleia de laranja e misture bem. Espalhe essa geleia temperada sobre a costela.
  5. Lave o pilão e, nele, bata a castanha-de-caju até virar uma farinha grossa. Salpique por cima da costela.
  6. Se quiser, faça uma cama com 1 ramo grande de alecrim, colocando-o embaixo da costela. Leve a assadeira ao forno preaquecido para assar por 20 minutos.
  7. Enquanto isso, lave o restante dos ingredientes. Descasque os dentes de alho e a cebola. Corte a cebola e a maçã em 4 partes.
  8. Retire a assadeira do forno e reduza a temperatura para 160 ºC (temperatura baixa). Junte ao redor da costelinha as cebolas, os alhos, as maçãs, o restante do alecrim e o vinho.
  9. Cubra a assadeira com papel-alumínio e volte para o forno por mais 1 hora e 30 minutos ou 2 horas, se preferir a carne mais assada.
  10. Transfira a costela para uma tábua e corte em ripas. Sirva com a cebola, a maçã, os dentes de alho, o alecrim e o repolho grelhado.
Receitas da Léia

Meu Carderninho de Receitas da Léia já está disponível gratuitamente para download, com novas e deliciosas receitas. Veja aqui…

receitas da leia

3 comentários

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *