Menu

Faxina no Blog: dicas para incrementar seu blog

Tenho visto muitos blogs com conteúdos bem consistentes e interessantes, mas, em alguns, o design e o senso de estética deixam a desejar. Outros possuem tantas informações desnecessárias que não se consegue encontrar nada do que se procura. Já vi blog que fala de artesanato mostrando a previsão do tempo. Quem quer ver a previsão do tempo vai em sites específicos para isso.

Então, será que seu blog precisa de uma faxina?

A seguir algumas dicas simples que não requerem nenhuma habilidade em programação e que já podem dar ao seu blog um aspecto mais bonito, profissional e amigável.

Nada aqui é regra, se você tem conhecimento de design pode e deve transgredir todas estas dicas, mas, para isso, terá de ter um bocado de senso de estética e um apurado bom gosto!

Dicas:

  • A imagem do topo é o cartão postal do seu blog, procure passar por meio dela a ideia e o conceito do seu blog. Se for usar uma foto, procure uma de boa qualidade, veja se está bem iluminada e com boa nitidez. Muitas vezes vale a pena pagar por um profissional de design ou um ilustrador para fazer esse trabalho.
  • Esqueça efeitos no cursor – é irritante ficar com algo saindo estrelinhas enquanto você navega pelo blog.
  • Esqueça também música no blog. Imagine estar escutando sua música preferida e, ao mesmo tempo, abrindo vários sites, de repente começa a tocar uma música que você não sabe em que site está – até achar, você já fechou muitos sites interessantes que iria usar. Desista dessa ideia, é antipática. Para os títulos você até pode usar uma fonte tipo fantasia, mas não exagere, quanto mais simples melhor. Eu prefiro uma fonte normal, em tamanho maior e uma cor diferente da do corpo do texto.
  • Não faça todo o título com letras maiúsculas, dificulta a leitura e não é por causa disso que ele vai chamar mais atenção. Use somente se for uma palavra curta. Mas se optar por maiúsculas, procure usar uma fonte mais elegante, em tamanho menor e com traços finos. Para o texto, use uma fonte comum tipo Arial, Verdana ou Trebuchet. Nunca use fonte tipo fantasia, cheia de rebuscados, isso dificulta muito a leitura.
  • Muita atenção ao negrito ou itálico no corpo do conteúdo, somente para algumas palavras, mas não abuse. Querer chamar atenção de tudo faz com que o usuário não consiga parar o olhar em lugar algum.
  • Grandes textos com todas as letras em maiúsculas ficam com a leitura comprometida, use somente para uma palavra ou frase, e, mesmo assim, quando for para algo pequeno.
  • Para o texto ficar de fácil leitura, procure alinhar sempre à esquerda e nunca justificado, isso é para jornal. Fontes com alinhamento centralizado dificultam a leitura – só faça isso quando quiser destacar uma frase, mas também não abuse.
  • Deixe um bom espaço entre os parágrafos, isso facilita a leitura.
  • Use só imagens de boa qualidade, mesmo que a ideia seja boa – se a foto for ruim, o usuário vai perder o interesse pela postagem.
  • Fique atento às imagens muito grandes. Já vi muitos blogs em que a imagem é maior que o espaço determinado.
  • Fundos com estampas exageradas e alegres fazem com que chame mais atenção ao que realmente interessa, que são as postagens. Use um fundo simples.
  • Mostrar os seguidores acima das postagens, logo após o topo, deixa o blog incrivelmente feio.
  • Escolha as cores que tenham a ver com seu blog. Se for de decoração, opte por cores claras; se for de artesanato, use tons pasteis. Deixe os tons escuros para blogs mais masculinos.
  • A primeira coisa que deve aparecer ao lado das postagens é você, sua foto e uma pequena descrição sobre quem é você, seu trabalho ou um link para essas informações.
  • Tenha sempre uma forma de os usuários entrarem em contato com você, disponibilizando seu e-mail ou tendo um formulário de contato.
  • Abaixo de todas as postagens, deixe os botões de curtir e de compartilhamento. É algo simples e o usuário divulga seu blog.
  • Mantenha sempre seu Twitter, Facebook, Instagram, Pinterest e outros mais que você possuir bem visíveis. Um blog, hoje em dia, não sobrevive sem as outras redes sociais.

Espero que tenha sido útil e aguardo seu comentário. Deixe sua opinião!

16 comentários
  1. T&A

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *