Faxina no Blog: dicas para incrementar seu blog

Faxina no Blog: dicas para incrementar seu blog, Coisas da LéiaTenho visto muitos blogs com conteúdos bem consistentes e interessantes, mas, em alguns, o design e o senso de estética deixam a desejar. Outros possuem tantas informações desnecessárias que não se consegue encontrar nada do que se procura. Já vi blog que fala de artesanato mostrando a previsão do tempo. Quem quer ver a previsão do tempo vai em sites específicos para isso.

Então, será que seu blog precisa de uma faxina?

A seguir algumas dicas simples que não requerem nenhuma habilidade em programação e que já podem dar ao seu blog um aspecto mais bonito, profissional e amigável.

Nada aqui é regra, se você tem conhecimento de design pode e deve transgredir todas estas dicas, mas, para isso, terá de ter um bocado de senso de estética e um apurado bom gosto!

Dicas:

  • A imagem do topo é o cartão postal do seu blog, procure passar por meio dela a ideia e o conceito do seu blog. Se for usar uma foto, procure uma de boa qualidade, veja se está bem iluminada e com boa nitidez. Muitas vezes vale a pena pagar por um profissional de design ou um ilustrador para fazer esse trabalho.
  • Esqueça efeitos no cursor – é irritante ficar com algo saindo estrelinhas enquanto você navega pelo blog.
  • Esqueça também música no blog. Imagine estar escutando sua música preferida e, ao mesmo tempo, abrindo vários sites, de repente começa a tocar uma música que você não sabe em que site está – até achar, você já fechou muitos sites interessantes que iria usar. Desista dessa ideia, é antipática. Para os títulos você até pode usar uma fonte tipo fantasia, mas não exagere, quanto mais simples melhor. Eu prefiro uma fonte normal, em tamanho maior e uma cor diferente da do corpo do texto.
  • Não faça todo o título com letras maiúsculas, dificulta a leitura e não é por causa disso que ele vai chamar mais atenção. Use somente se for uma palavra curta. Mas se optar por maiúsculas, procure usar uma fonte mais elegante, em tamanho menor e com traços finos. Para o texto, use uma fonte comum tipo Arial, Verdana ou Trebuchet. Nunca use fonte tipo fantasia, cheia de rebuscados, isso dificulta muito a leitura.
  • Muita atenção ao negrito ou itálico no corpo do conteúdo, somente para algumas palavras, mas não abuse. Querer chamar atenção de tudo faz com que o usuário não consiga parar o olhar em lugar algum.
  • Grandes textos com todas as letras em maiúsculas ficam com a leitura comprometida, use somente para uma palavra ou frase, e, mesmo assim, quando for para algo pequeno.
  • Para o texto ficar de fácil leitura, procure alinhar sempre à esquerda e nunca justificado, isso é para jornal. Fontes com alinhamento centralizado dificultam a leitura – só faça isso quando quiser destacar uma frase, mas também não abuse.
  • Deixe um bom espaço entre os parágrafos, isso facilita a leitura.
  • Use só imagens de boa qualidade, mesmo que a ideia seja boa – se a foto for ruim, o usuário vai perder o interesse pela postagem.
  • Fique atento às imagens muito grandes. Já vi muitos blogs em que a imagem é maior que o espaço determinado.
  • Fundos com estampas exageradas e alegres fazem com que chame mais atenção ao que realmente interessa, que são as postagens. Use um fundo simples.
  • Mostrar os seguidores acima das postagens, logo após o topo, deixa o blog incrivelmente feio.
  • Escolha as cores que tenham a ver com seu blog. Se for de decoração, opte por cores claras; se for de artesanato, use tons pasteis. Deixe os tons escuros para blogs mais masculinos.
  • A primeira coisa que deve aparecer ao lado das postagens é você, sua foto e uma pequena descrição sobre quem é você, seu trabalho ou um link para essas informações.
  • Tenha sempre uma forma de os usuários entrarem em contato com você, disponibilizando seu e-mail ou tendo um formulário de contato.
  • Abaixo de todas as postagens, deixe os botões de curtir e de compartilhamento. É algo simples e o usuário divulga seu blog.
  • Mantenha sempre seu Twitter, Facebook, Instagram, Pinterest e outros mais que você possuir bem visíveis. Um blog, hoje em dia, não sobrevive sem as outras redes sociais.

Espero que tenha sido útil e aguardo seu comentário. Deixe sua opinião!

Este post tem 16 comentários

  1. Saron

    Oi Leia,
    Concordo contigo.Tento deixa meu blog o mais limpo possivel.Não gosto muito de acessa blog que tenha musica.Porque geralmente quando estou aqui navegando ouço minhas proprias musicas.Sem falar que gadgets demais sobrecarrega o blog.Adorei as dicas.Bjos

    1. Léia Cook

      A gente coloca e depois ve que tá carregado demais e tira. Faço isso direto!

      bjss e boa semana

  2. Olá Leia,
    Lendo essa postagem eu fiquei muito feliz, pois concordo com tudo.
    Tem blog que é poluição visual e não se entendi nada.
    Estou fazendo do meu o mais clean possível.
    Amei suas dicas. Beijos.

    1. Léia Cook

      Oi Carla, que bom que lhe foi útil, se precisar de alguma ajuda é so chamar…bjsss e boa semana

  3. Jane Marie

    Oi Léia, que dicas ótimas! Sou um pouco insegura com isso. É como decoração de casa: é necessário harmonizar o ambiente… não é fácil. Obrigada!

    1. Léia Cook

      Mas a gente na web aprende mais com os erros e a observação…se precisar de alguma ajuda é so chamar…bjss e boa semana

  4. Oi Léia, tudo bem?
    Ontem eu estava visitando alguns blogs e o seu fiquei por muito tempo. Vou sempre salvando algumas ideias que gosto, e entre essas ideias adorei um colar amarelo e preto feito de crochê, parece uma franjinha. Só que esqueci de anotar onde foi que eu vi. Pois fiz um igual e queria postar a ideia de quem fez ou postou. Você conhece? Foi aqui que eu vi?
    Se puder me ajudar eu agradeço!
    Beijos!
    Simone

  5. Léia, quanto prazer em receber sua visita lá no meu blog.
    E agora visitando o seu, fiquei encantada com tudo aqui.
    Parabéns!!!!
    Concordo com você sobre o blog, e como deve ser, o meu ainda precisa melhorar muito, estou em fase de aprendizado…. muita coisa ainda falta aprender, e hoje visitando o seu, aprendi um pouco mais.
    Beijos com carinho
    Telma

    1. Léia Cook

      Telma que bom que vc gostou, obrigada…volte sempre…bjss e boa semana

  6. Ótimas dicas, às vezes a gente não tem certeza de como montar, ainda mais quando estamos iniciando. Você realmente tem um blog muito clean, ele é gostoso de visualizar e não cansa. Parabéns, seu trabalho é muito bonito mesmo!!

    1. elis

      Leia achei muito interessante e util suas dicas,pois criei um blog o pouco tempo e tenho um pouco de dificuldade,depois da uma passadinha lá.Bjs

  7. Léia, suas dicas são sempre objetivas e legais.Uma dúvida: Como se coloca botões de curtir e de compartilhamentos? Acho isso super prático e quero colocar no meu blog. Beijos

Deixe um comentário