Dica de Filme: Vizontele – A confusão está no ar

A chegada do primeiro aparelho de televisão causa confusão na pequena cidade de Hakkari, na Turquia. O povo que via no pequeno cinema a única opção de entretenimento fica curioso para conhecer o novo aparelho: o rádio com imagem, a “vizontele”. O prefeito, sem saber como funciona o misterioso equipamento, pede ajuda para Emin, que todos chamam de loco e maníaco, fascinado por rádios, que concerta os aparelhos das pessoas da pequena cidade.

A população se divide: aqueles que vêm a “vizonete” como um avanço tecnológico, que só trará melhorias para comunidade, entre eles o próprio prefeito da cidade, e aqueles que pensam no aparelho como uma arma do demônio, e contestam a chegada do novo equipamento, principalmente o dono do pequeno cinema, por prever sua perda de dinheiro com os ingressos, pois todos comentam que a “vizontele” é como um cinema na própria casa.

O filme relata as memórias do próprio diretor, Yilmaz Erdogan, que foi criado em Hakkari, e presenciou a chegada do primeiro aparelho de TV na cidade. Além de dirigir o filme junto com Ömer Faruk Sorak, Erdogan também interpreta o papel de Emin, o maluco da cidade, o personagem mais cativante da história.Diretor: Yilmaz Erdogan, Ömer Faruk Sorak

País de Origem: Turquia – Ano de Produção: 2001

Deixe um comentário