Como cultivar uma horta caseira

horta caseira

Esses dias veio o Jornal a Notícia do Dia aqui na minha casa, para fazer uma matéria sobre pessoas que possuem hortas na sacada. Pensei que a foto iria ser somente das plantas, mas não teve jeito, mesmo sendo arredia em aparecer em fotos, tive que entrar no contexto. Mas na hora pensei em minha minha Fabiana, do blog Casa de la Graciaquando diz: “Foco minha amiga, tudo pelo blog. Vai lá e enfrenta tudo”. Mas, infelizmente, não divulgaram o endereço do meu blog. Veja aqui a matéria completa no ND Online.

Então resolvi, eu mesma, mostrar minha horta caseira através do meu blog.

horta caseiraA visão que tenho de dentro de casa. O chão sempre enfeitado com folhas secas..kkk
horta caseiraPor ser um pouco mais largo que os palitos de picolé, usei abaixadores de língua para marcar os temperos. Comprei em lojas que vendem materiais odontológicos, escrevi os nomes dos temperos com caneta para tecido e pintei as pontas com tinta acrílica vermelha.
A sálvia é um ótimo tempero para usar em batatas assadas e frango.
horta caseiraA varanda já possuía um beiral em concreto, mas como era pouco para mim, mandei fazer um outro, com o mesmo tipo de granito e preguei com essas mãos francesas que encontrei em uma floricultura.
horta caseiraForam três mãos francesas de ferro (são bem fortes e seguras) para prender o granito. Esse puxadinho de granito é uma ótima opção para aumentar o espaço da horta caseira.
horta caseiraA minha jabuticadeira é a coisa mais querida, me presenteia com jabuticabas o ano inteiro. Esta colheita está separada para minha vizinha Vera, descobri que ela é louca por jabuticabas.
horta caseiraComo a jabuticabeira necessita de muita umidade, sempre mantenho algumas plantas com as folhas bem fechadas, sob os pés dela.
horta caseiraA cebolinha já esta na hora de cortar. Costumo podar bem embaixo, pois elas voltam a crescer.
horta caseiraNão contente com o beiral da sacada, tenho uma mesinha onde cultivo pimentas. Ainda não consegui colher nenhuma
horta caseiraO tomilho é uma planta que se adapta facilmente em qualquer ambiente que bata sol. É excelente para ensopados e sopas. Atrás dele, a hortelã rajada, serve para saborizar a água. Dura dias na geladeira. Comecei a tomar mais água depois que estou usando a hortelã. Sirva com bastante gelo.
horta caseiraA couve manteiga é uma planta super fácil de manter no jardim, precisa somente de água Se for bem cuidada, dura a vida toda. Já vi pé de couve com mais de 2 metros de altura.
Uso muito em saladas, ensopados e no sucos. Misturar ao suco de laranja dá um sabor incrível. Experimente!
horta caseiraAh meu amado salsão!!! Não existe caldo e nem sopa sem ele. Dois talinhos já são suficientes para dar um sabor especial ao caldo. Se quiser use a folha também, mas pouco, pois o sabor dela é muito forte.
horta caseiraUso o alecrim em pães, massa de pizza, carne de porco ou de vaca. Meu amigo Alésio diz que “Em casa que o Alecrim é bonito, lá existe um homem justo e uma mulher mandona”. Acho que ele tem razão.
horta caseiraE por fim as minhas amadas lavandas. Suportam bem a falta de água. Esfregue algumas folhas entre as mãos e vai sentir todo seu perfume delicioso.
Uso para fazer saches. Corto os ramos, deixo secar à sobra, em local bem ventilado. Excelente para espantar traças em armários.

horta caseira

Muitos estão me perguntando qual o adubo que uso e o que faço para controlar as pragas. Então para facilitar, nessa foto eu mostro as embalagens: a direita é o adubo e a esquerda o que uso para controlar as pragas. Todos os dois são naturais.

Veja aqui a matéria que a RBS TV fez na minha sacada.

 

Este post tem 9 comentários

  1. Fatima Barreto

    muito agradável o espaço que vc criou! parabéns

  2. Katia Jeremias Monticelli

    Que delícia de varanda Léia…acho que moraria ali hahaha!! bjss

    1. É gostoso mesmo Katia…é onde faço minha terapia e meu marido toma seu chimarrão…bjss

  3. Léia, desculpa não havia visto o video e essas fotos ainda…
    Amei, mas ainda assim, se puder me mande o nome de algumas de suas plantinhas, tanto as hortaliças, quanto as flores.Um abraço, Marcia Ribeiro!!

    1. Olá, Márcia, atualmente tenho Brinco de Princesa, Gerânio, Flor de maio, Mini rosas, Era unha de gato e boldo do Chile, as outras não sei o nome, desculpe
      Essas desse post eram begônia, sob a jabuticabeira,
      Temperos tenho: cebolinha, salsinha, orégano, sálvia, manjericão, capim limão, louro, hortelã, alecrim, tomilho e salsão.

      Conforme a estação umas vão morrendo e reponho com outras.

      bjsss

  4. Sarah Rossi

    Nossa, eu tenho essa hortelã rajada e não sei como usar! Ganhei e fiquei procurando sobre ela na internet. Só serve para saborizar a água? Obrigada

Deixe um comentário