Inhotim – um jadim sensorial

Início desse anos eu estava procurando um lugar no Brasil para viajar nas férias de verão com a família. O nordeste, sempre cheio e muito caro nessa época do ano. No norte, quente demais. No sul o lugar mais bonito é Florianópolis, mas é aqui que eu moro, afinal “moro onde você passa as férias”.

Palmeira azuis inhotim
Palmeiras azuis

Então, por acaso, entrei em um blog que falava de um lugar chamado de Inhotim. E eu pensei, que nome engraçado! Resolvi pesquisar mais sobre o local e achei bem interessante. Mostrei para meus filhos que toparam na hora.

inhotim

Mala e cuia na mão, lá fomos nós para Minas Gerais de avião. Eu, meu marido e meus dois filhos já adultos.

inhotim

Liguei antes para reservar um carro de aluguel no aeroporto de Confins, que por sinal é nos confins do…mas deixa pra lá.
As estradas de MG são ótimas e muito bem sinalizadas e nada que a Magda não resolva, como apelidamos nosso querido GPS.

inhotim

Passeamos um pouco para conhecer Belo Horizonte que em janeiro estava cheio de atividades culturais interessantes e no dia seguinte rumamos para Brumadinho, a 60 km de distância.

inhotim

Na cidade de Brumadinho existem vários hotéis. Nós ficamos no Estrada Real Palace Hotel, a quatro kilometros do Instituto Inhotim.

Agora chega de blá-blá-blá e vamos ao que interessa:

Inhotim

No dia seguinte acordamos cedo e fomos ao Instituto Inhotim….ahhh Inhotim, é uma grata surpresa, é surreal, como diziam meus filhos. Foi um dos locais mais lindos que eu já visitei.
É uma mistura de Jardim Botânico imenso com obras de arte moderna, dispostas em pavilhões incrustados do meio da mata e a céu aberto.

inhotim

Sabe o que é você estar super cansada e no meio da mata, encontrar uma pavilhão com um piscina fresquinha e toalhas limpas e brancas para você se enxugar? Ou então, deitar numa das várias redes de outro ambiente e ouvir música de Jimi Hendrix? Pura viagem!

inhotim

logo que você chega ao parque recebe um roteiro com os pavilhões e os caminhos para se guiar. Em um dia você consegue ver tudo, mas acredite, é bem puxado.

inhotim - arvore levantada por um trator

Muitas vezes entravamos em um pavilhão e não tinhamos ideia do que íamos encontrar. Descobríamos aos poucos e tirávamos nossas conclusões sobre a arte. Tudo muito sensitivo e surpreendente, como esse trator segurando uma árvore de poliuretano. Na foto parece pequeno, mas só a roda é maior do que eu.

inhotim lago

Fomos a um pavilhão, no lugar mais alto, entramos sem saber exatamente do que se tratava. Era um local circular, todo ladeado de vidros e no meio dele um pequeno buraco com uma tampa de vidro. Ouvíamos um som estranho. Curiosa para saber do que se tratava, desci para perguntar a recepcionista. Ela me contou que era o som da terra. Seis microfones a 60 metro de profundidade captavam o som da terra. É de se arrepiar! Existem vários pavilhões de sons e foram os que mais gostei.

inhotim exposição

O restaurante, apesar de caro, é excelente. A comida servida em buffet é de padrão internacional e deliciosa. Vale a pena!

inhotim restaurante

Existem vários carrinhos movidos a energia solar que estão disponíveis para o visitante que pagar uma taxa extra. Não é muito caro e sem eles só se você for um super atleta, porque o parque é muito grande e é praticamente impossível visitar tudo no mesmo dia.

inhotim jardim de cactos
Meus bebês caminhando pelo jardim de suculentas

Quando falo em Inhotim para a maioria das pessoas aqui do sul, ninguém conhece. Ainda não entendi porque não existe divulgação de algo tão lindo. Tudo muito bem organizado, bem cuidado, limpo…achei tão perfeito que pensei…hummm… isso é só para gringo ver! E realmente é, a quantidade de turistas estrangeiros visitando o parque é incrível.

inhotim

Mas Inhotin é assim: uma grata surpresa para brasileiros e estrangeiros.

No final você senta a beira do lago, em belas espreguiçadeiras e tem essa deliciosa visão do vídeo abaixo.

Curiosidade sobre o nome

Nos contaram que a muitos anos atrás, o dono daquelas terras era um senhor chamado Senhor Timothy.  E os moradores da região, que trabalhavam nas terras dele, o chamava de Nhô Tomôteo. Mas como o mineiro gosta de economizar palavras passaram a chama-lo de Nhô Tim. Daí o nome Inhotim. Essa é uma teoria não confirmada, mas foi a que mais gostei
Quer saber mais sobre a origem do nome, veja aqui.

inhotim

Aqui você faz um tour virtual.

* É proibido fazer fotos dos ambientes internos, por isso algumas eu peguei no próprio site do Inhotim.

Este post tem 4 comentários

  1. Rocherem

    Adorei, Lea. Seria bom para crianças? Tenho dois netos pequenos…

    1. Léia Cook

      Oi Rocherem, se eles tem mais de 5 anos e possam andar sozinhos, vão se divertir tb, vi muitas crianças por lá….grupo e escolas…é uma imersão de cultura e de sentidos para todas as idades…bjss e bom final de semana

  2. Mônica Figueiredo

    Nossa Minas Gerais é cheio de belezas pouco divulgadas Léia. Sou suspeita pra falar porque acho aqui encantador!
    Que bom que você gostou.
    Conheci seu blog há pouco tempo e estou adorando!
    Abraço

    1. Oi Mônica, tb sou apaixonada por Minas. Sempre digo, aqui em casa, nasci no estado errado, eu devia ser mineira…tenho tudo a ver com Minas.
      Que bom que vc gostou do blog, ele é feito com muito carinho.
      Bjss e bom dia

Deixe um comentário