Menu

6 dicas para economizar na decoração

Autora:Bia Gonzalez

Criar seu próprio espaço, mantê-lo aconchegante e atraente pode ser mais complicado – e muitas vezes mais caro – do que imaginamos. O que pouca gente sabe é que uma decoração bonita não significa necessariamente gastar muito dinheiro. Essas dicas práticas vão te ajudar a economizar na decoração:

Decore as paredes sem gastar muito

Você pode criar decorações com suas fotos do instagram. Por exemplo, diversas imagens em preto e branco com molduras simples ou colagem podem virar um gigantesco mural – esse é um jeito fácil de adicionar glamour à paredes brancas. Existem maneiras fáceis de imprimir suas fotos do instagram em tamanho grande que e criar artworks.

2. Tecidos renovam o ambiente

É muito difícil trocar os móveis e manter tudo combinando – especialmente quando o orçamento é pequeno. Tenho uma técnica simples que envolve tecidos e um pouco de planejamento mas economiza muito dinheiro. Sempre checo catálogos de lojas estrangeiras para ter inspiração, depois procuro mobílias similares no Brasil. Móveis para cozinha, por exemplo, eu escolho já pensando em como podem ser transformados pelos acessórios ao redor – ou seja, prefiro opções cleans e com cores e formas adaptáveis.Depois é só usar tecidos para combinar todos os elementos do cômodo. Você pode combinar padrões, estilo e texturas diferentes de tecidos em tudo – desde cortinas até acessórios e móveis.

3. Aproveite a estação para criar arranjos de mesa

Seu buffet, sua mesa de jantar ou até a mesinha de centro pode ganhar um novo ar com pequenos arranjos. Aprendi essa dica em um blog de casamento e vi que os resultados são ótimos. Use sejam flores do campo, pedras de rio dentro de uma jarra de vidro ou folhagens como samambaias para criar um efeito refrescante conforme a estação. A combinação das cores dão vida para qualquer ambiente. Na verdade, você pode aproveitar a maioria dos exemplos de decoração simples para casamento na sua casa.

4. Use espelhos para transformar ambientes.

Espelhos são ótimos, especialmente para pequenos espaços como banheiros. Colocar um espelho em um cômodo o transforma automaticamente. Ao refletir cores e padrões ao redor, esse tipo de peça tem um efeito muito forte na decoração.

5. Lembre-se do Teto

Tetos decorativos adicionam textura e atraem atenção. Existem duas formas de fazer isso: pintura ou adesivagem. Usar uma cor de pintura diferente faz o teto ganhar identidade. Mas se for dar muito trabalho, os adesivos são soluções rápidas e econômicas – você mesma pode aplicar.

6. Detalhes de arquitetura falsos

Você pode usar fitas para pintura e criar linhas verticais – elas fazem o espaço parecer maior do que realmente é. Usar fitas com cores ou até mesmo as isolantes pode ser legal para criar padrões e formas, como retângulos e quadrados – utilize isso para “emoldurar” seu móvel favorito.

Bia Gonzalez: carioca, arquiteta, apaixonada por internet e blogueira do Decorafino

2 comentários

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *