Casa de Mãe ❤ resgate de boas sensações

Como era ou é a casa de sua mãe? Qual a parte da casa que você lembra com mais carinho? Qual o ambiente que representa mais a sua mãe ou que te dá aconchego?

Foi assim que pedi a alguns amigos do blog para me enviarem fotos de cenas ou ambientes da casa de sua mãe. A intenção é resgatar um pouco da memória de um tempo que é, ou era, muito bom. Alguns textos foram enviados, outros eu compus conforme as informações que me enviaram ou que eu já conhecia.

Léia Mendes Cook (filha) ❤ Olímpia (Lili) Cadorin Mendes (mãe)

Casa de Mãe  ❤  resgate de boas sensações, Coisas da Léia

Essa foto é da casa de praia de minha mãe. No início de noites quentes, após o jantar, ficávamos atrás da casa conversando. Na foto, minha mãe e meu cunhado sentados, meu pai na porta e eu cantando “Boi da Cara Preta” com minha sobrinha Graziela. Muitas saudades dessa casa e desse tempo bom!

Adriane Canan (filha) ❤  Alzira Canan (mãe)

Casa de Mãe  ❤  resgate de boas sensações, Coisas da Léia

“Polenta na chapa, fogo de lenha, cozinha quentinha, café com leite, aconchego e muito amor. Obrigada por tudo, mãe”.

Isabela Kastrup (filha) ❤  Na foto sua mãe

Casa de Mãe  ❤  resgate de boas sensações, Coisas da Léia

“Na casa da minha não faltam plantas, comidinhas gostosas, aconchego, cheirinho de café e muito muito muito amor. Por tudo isso, eu adoro passar umas horinhas e até um dia inteiro matando a saudade dela e de todos os mimos de mãe que tanto sinto saudade”.

Silvana Búrigo (filha) ❤ Tereza Búrigo (mãe)

Casa de Mãe  ❤  resgate de boas sensações, Coisas da Léia

“Minha mãe, nos nossos aniversários, não fazia festa, mas sempre tinha bolo, “parabéns pra você” e uma única fotografia com o fotógrafo mais famoso da cidade. Esta sou eu no lugar mais bonito da casa: a sala de estar. Esta mesa era linda, duas cores, pés palitos, bem anos 60. O vaso ao lado ainda continua com minha mãe e eu o adoro! Lembro das cores que as plantas foram tingidas dentro dele e da textura delas. O vestido era novíssimo, lindo , feito para a ocasião, artesanalmente. O bolo foi feito pela minha mãe, com capricho. Acho que eu estava fazendo 4 anos de idade, isso em 1962. No dia 10 de maio de 2015, domingo das mães, estarei completando 57 anos. Penso que eu gosto de ter nascido mulher, de ser mãe e de ter aprendido boas coisas com minha mãe!”

Bárbara Hilsendeger (filha) ❤ Iviolete Hilsendeger (mãe)

Casa de Mãe  ❤  resgate de boas sensações, Coisas da Léia

“Morei nessa casa de 89 a 94. Foram 5 anos da minha infância que me lembram muitas coisas boas! Lembro muito desse jardim, todo cuidado pela minha mãe. Inclusive lembro uma vez que eu saí correndo por essa porta, porque minha mãe queria me enfiar, goela abaixo, Novalgina gotas, pois eu estava doente! Traumatizou tanto… Hahahaha…não posso mais ver uma Novalgina, Magnopirol ou chá preto na minha frente!”.

Anna Diniz (filha) ❤ Maria Helena Diniz (mãe).

Casa de Mãe  ❤  resgate de boas sensações, Coisas da Léia

“É assim que eu te vejo e é nesse lugar que vais viver para sempre! Minha jardineira, meu exemplo maior de mulher, eu te amo profundamente e te venero. Agradeço, sobretudo, pela mãe que tu és!”

Rejane Bez Batti (filha) ❤ Isolina Puccini Bez Batti (mãe)

Casa de Mãe  ❤  resgate de boas sensações, Coisas da Léia

Na foto Rejane, quando jovem e atrás dela a grutinha, no quintal da casa de sua mãe, onde ela rezava e acendia uma velinha para pedir proteção para toda a família. Nas outras fotos, Rejane e seu irmão Renato, na varanda, onde sua mãe gostava de sentar-se.

Cristiane Cardoso (filha) ❤ Loreci Cardoso (mãe)

Cris cardoso

“Talvez você não encontre tão facilmente, mas meus olhos treinados numa infância feliz logo enxergam aquelas paredes cinzas sendo levantadas, lá no fundão à direita, depois do poste. Era 1979, eu tinha 8 anos. Havia acabado de ganhar um irmão, ia morar ao lado da casa da minha avó – que vivia cheia de primos. Tinha esse playground verdão na frente e o mar a 300 m. A partir desse ano, meu nariz, minhas bochechas e meus ombros não souberam mais o que era passar um verão sem bolhas de queimaduras. Não se falava em protetor solar nem em falta de vitamina D. E eu não queria outra coisa. Minha mãe, Loreci, começava a se acostumar com a ideia de só me ver durante as refeições ou na hora de dormir. O resto do tempo eu estaria na minha casa preferida, que era na rua ou na praia. Mas ela não sofria com isso. Sabe ela que estamos sempre de mãos dadas”.

Beatriz Cardoso (filha) ❤ Cristiane Cardoso (mãe)

Casa de Mãe  ❤  resgate de boas sensações, Coisas da Léia

“Sempre que convido alguém para passar um dia na minha casa, eles saem de lá elogiando o ambiente. Que a sala é bonita, que o apartamento é aconchegante. E sempre elogiam a minha mãe. “Tua mãe é muito legal, eu queria que a minha mãe me entendesse como a tua.” A mãe consegue conversar sobre qualquer coisa, e ter uma opinião que faz todo o sentido e que pode mudar o jeito que tu acreditavas que era o certo. Acho que a casa não seria tão interessante se eles não conhecessem a mãe lá dentro”.

Maribel Vieira Carpes (filha) ❤ Maria Vieira (mãe)

Casa de Mãe  ❤  resgate de boas sensações, Coisas da Léia

“Casa de mãe, é sempre uma alegria, que bom poder contar com a presença da minha mãe aos 84 anos, bolinho de chuva, pão de casa com manteiga quentinha, tudo ela proporciona para deixar tudo mais aconchegante e feliz. O cantinho preferido dela é cuidando das suas orquídeas, que retribuem tanta dedicação e carinho, com flores lindas que encantam a todos”.

Izabela Mendes Zin (filha) ❤ Iolete Mendes (mãe)

Casa de Mãe  ❤  resgate de boas sensações, Coisas da Léia

Iolete é minha irmã e sua filha me enviou essa foto. Nessas poltronas, ela, que é apaixonada por plantas, senta para visualizar o mar e curtir seu jardim, que ela cultiva com muito cuidado. 

Ana Cadorin Locks (filha) ❤ Isaura Cadorin (mãe)

Casa de Mãe  ❤  resgate de boas sensações, Coisas da Léia

Minha prima Ana Maria me enviou essa foto de sua mãe. Minha tia Isaura que adorava cozinhar e juntar toda a família sempre em volta da mesa. Ana Maria.

Este post tem 20 comentários

    1. Léia Cook

      Tb adorei fazer esse post. Feliz dia das mães pra vc tb..bjss

  1. Unknown

    Adorei isso… Queria enviar foto também… mas tantos as fotos como a casa de minha mãe estão distantes nesse momento. Mas adorei isso tudo 😀 Vi cada foto e me familiarizei com uma em especial (hehehe) Adoro aquela varanda!!!

    1. Léia Cook

      Quem vive, ou viveu em família, sempre tem boas lembranças…bjsss

    1. Léia Cook

      Oi Rocherem, e aquela polenta na chapa então fiquei louca pra ir na casa da mãe da Adri…bjsss

  2. Eeee, que lindo! Eu deveria ter escrito coisas mais bonitas. Mas fica subentendido o quanto minha mãe se preocupava comigo e com a minha saúde, né? ???????? saudades dessa infância nessa casa!!

    1. Léia Cook

      Que nada Bárbara o seu foi super expontâneo, e é disso que eu gosto! Dá pra imaginar até a cena…ri muito…kkk…bjsss e obrigada

    2. iviolete

      Legal recordar né Barbara ,as coisas boas da vida!Adorei !

  3. Carmen Pedroso

    Que linda matéria sobre o dia das mães. Como é bom lembrar, pena que não dá pra dar uma voltinha lá no passado…rsrsrs.
    Parabéns Leia por esta homenagem pras mamães. Feliz dia das mães pra você e todas mães que participaram e estão lendo estas histórias lindas!!! Mil bjssss!

  4. Silvana B

    Ahhhh será que já tinha visto este post .? Eu escrevi e mandei uma foto, mas fiquei agora encantada com os depoimentos . Muito bom de ler e ver cada pessoa que escreveu sobre sua casa e sua mãe .. beijo

    1. Adoro esse post tb, tu estais a coisinha mais linda na foto. Tu já viu esse, acho o mais lindo de todos https://www.coisasdaleia.com.br/2021/04/comida-afetiva.html
      bjsss

Deixe um comentário