Pão de inhame

pão de inhame

Eu nunca tinha comigo inhame, mas como gosto de experimentar alimentos novos e na feira ele estava olhando timidamente para mim, resolvi dar uma chance para ele. Comprai para testar. Como não sabia nem se comia cru ou cozido, fui atrás de receitas na internet e encontrei esta de pão que achei a mais simples. Deu certinho, o pão cresceu bem e ficou bem saboroso. Claro, dei as minha pitadinhas na receita, mas basicamente é a original.

No final fiquei apaixonada por essa coisinha feia do inhame (não parece um rato?). Feio, mas muito gostoso!

Ingredientes:

  • 2 unidade de inhame ou 250 g cozido
  • 4 1/2 xícaras de farinha de trigo, aproximadamente
  • 1 xícara de água morna
  • 2 colheres (sopa) de margarina
  • 1 colher (chá) de sal
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 ovo
  • 1 colher de sopa de fermento biológico instantâneo ou um envelope de 10 g
  • 1 gema de ovo para passar sobre o pão
pão de inhame

Modo de fazer:

Cozinhe o inhame e descasque. Pique e deixe esfriar. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem, menos a farinha e a gema de ovo. A água tem que ser morna, mais para fria, para não matar o fermento. Coloque 4 xícaras de farinha em uma bacia e vá acrescentando aos pouco a mistura, não coloque tudo de uma vez porque a farinha absorve devagar os líquidos. Amasse bem, aproveite para fazer um pouco de exercício para os braços. A massa fica grudenta. No final transfira para uma mesa e acrescente aos poucos o restante da farinha, até a massa desgrudar da mão. Coloque o mínimo possível de farinha.

Deixe crescer em uma bacia tampada com um pano em local sem ventilação, até dobrar de tamanho. Quando isso acontecer, separe em dois pedaços e transfira para as formas untadas com óleo e farinha de trigo. Deixe crescer novamente até dobrar de tamanho.

Prê-aqueça o forno por 15 minutos a 180º.  Coloque os pães por 35 minutos em média. O tempo depende muito do forno.

Um minuto antes de tirar do forno, faça uma mistura de uma gema com uma colher de água e passe, com um pincel, ou um papel toalha, sobre os pães e volte ao forno somente para dourar.

Tire do forno e deixe esfriar em um local ventilado, não cubra para não umedecer. Ou se preferir, ou for esfomeada como eu, coma quente mesmo, é uma delícia com mel!

Propriedade terapêuticas do Inhame

Inhames é uma boa fonte de Vitamina B6, de Potássio, o que ajuda a controlar a pressão arterial. É uma ótima Fonte de Vitamina C. Apenas 100 Gramas de inhame contém quase 30% da Dose recomendada de vitamina C, que diminui a pressão arterial e garante dilatação adequada dos vasos sanguíneos, melhorando o fluxo sanguíneo para o coração e prevenção de doenças como aterosclerose, colesterol alto e insuficiência cardíaca congestiva.

pão de inhame
Fonte: Dicas de Saúde

Clique aqui para obter o livro de Receitas da Léia.
É gratuito.

Este post tem 5 comentários

  1. Regina H. M. Scarpel

    Gostei da receita…O pão ficou lindo e com certeza delicioso!!!
    Também nunca utilizei o inhame!!!Vou fazer e depois te conto como ficou!!!Estot pensando em usar farinha de trigo integral!!!Vamos ver se dá certo!!Abraços!!!😍😘🌷n

    1. Oi Regina….se vc for fazer com farinha de trigo integral use mais 1/2 xícara de água…nunca testei, depois me diz se deu certo…bjssss

  2. Diego

    Opaaa, mas que pão da até vontade de comer todos os dias, parece ser uma delicia mesmo! Vou experimentar cá em casa, ainda para mais que reforça as defesas do nosso organismo, tenho mesmo que experimentar. Pode-se modificar um pouco a receita? E experimentar com outros ingredientes? É para dar ao meu filho, caso ele não goste do resultado! No entanto, sei que para mim vai ficar uma delicia, pois adoro pão.

    1. Olá Diego, tudo bem? Que bom que vc gostou!
      Claro, pode sim, pode usar aipim, mandioquinha, batata doce, cará, batata etc, sempre na mesma quantidade do inhame…agora se vc for modificar a farinha e colocar uma integral, tem que aumentar um pouco mais a quantidade de líquidos, porque a farinha integral incha.

      Depois me conta como vc fez….

      bjsss

Deixe um comentário