10 coisas que comprei para minha casa, me arrependi e as substitui

Nos meus 59 anos, já montei muitas casas. Várias mudanças, separação e casas de praia. Por isso, tive muito tempo para comprar coisinhas para a casa, usar, arrepender-me e desfazer-me. Muitas delas tiveram utilidade em uma fase da minha vida, mas, agora, que os filhos não moram mais comigo – só estamos eu e meu marido -, comecei a simplificar minha vida para facilitar meu dia a dia. Sei que, para alguns de vocês, muitas dessas coisas pode ter um grande valor ou, talvez, nenhum. Afinal, cada casa tem seu ritmo e suas necessidades.

 

1 – Purificador de água com bombona

purificador de água consul

É muito chato ter que pedir água. E, pior, sempre falta na hora em que mais precisamos. Ou, então, ter que arrumar lugar para guardar mais uma bombona. Tudo isso ocupa muito espaço. Resolvi isso instalando um bebedouro elétrico direto na rede de água. Além da água sair mais gelada, ficou bem mais prático. Por indicação de minha sobrinha, comprei o bebedouro da Consul e adorei. Estou tomando muito mais água ultimamente.

 

2 – Centrífuga

liquidificador osterizer

Mesmo quando meus filhos eram pequenos, dificilmente eu usava. Nada que um bom liquidificador não resolva. Basta colocar um pouco de água e está pronto um belo suco. E, por falar em liquidificador, já tive muitos problemas com os mais baratos. Então, há uns 4 anos, resolvi investir em um bom, comprei o Osterizer. Até agora não tive problema nenhum. Muito resistente.

 

3 – Batedeira grande

batedeira manual

Se você tem um lugar para ela ficar e usar ali mesmo, legal. Mas ter de pegar um trambolho daqueles para fazer um bolinho caseiro, aí é demais para mim.  Claro, se fosse uma KitchenAid, não sei se venderia, mas a minha era um Planetária, não lembro a marca. Vendi e comprei uma manual da Eletrolux (não está mais a venda), mas com muita potência. Boa e barata. Tive de comprar as tigelas separadas.

 

4 – Muitas roupas para a casa

roupas para casa

Diga-me: Por que seis toalhas de banho para cada pessoa? Exagero, não é mesmo? Essa era a média que eu possuía aqui em casa. Comprei duas de boa qualidade para cada um de nós e mais duas para as visitas e doei todas as outras. Fiz o mesmo com as fronhas. As toalhas de rosto deixei um pouco mais porque troco constantemente. Sobrou espaço nos armários. Isso fez com que elas ficassem mais arejadas.

Fazer a cama todos os dias é muito chato e ter que colocar colchas grandes e cheias de almofadas é mais ainda. Deixei somente duas de piquê, uma cinza e outra branca. São leves e podem ser guardadas em qualquer lugar.

Agora sempre que vejo alguma roupa de cama ou banho no mercado, penso sempre na necessidade que ela vai ter.

 

5 – Freezer

geladeira eletrolux

Tive freezer durante muitos anos e cada vez que eu ia fazer uma limpeza nele, muitos alimentos congelados estavam vencidos. Consequentemente, acabava jogando muita comida fora. Um desperdício. Dei o freezer e comprei uma geladeira grande que possui um bom freezer, o suficiente para nós.

 

6 – Balança mecânica

balança digital - balança retro

Linda, super charmosa, mas nada prática. Troquei por uma digital, que, além de ser bem mais precisa, é pequena e fácil de guardar.

 

7 – Dois fornos

fogão a gas eletrolux

Não sei porque cargas d’água comprei um fogão com forno e mais um forno elétrico. Onde eu estava com a cabeça? Meu forno a gás é muito bom e nunca me acertei com o forno elétrico. Já desativei o meu para ligar o bebedouro e agora vou fazer dois gavetões no lugar. Ali vai ficar toda a tralharada de potes e tampas de plásticos que nunca consegui organizar.

 

8 – Secadora de roupas

centrífuga de roupa consul

Isso foi algo que teve uma grande utilidade quando meus filhos eram pequenos. Mas, além de ser muito demorada, deforma as roupas e os gastos da energia vão para as alturas. Na separação, deixei com meu ex-marido que logo se desfez dela.  Para minha nova casa, comprei uma centrífuga da Consul. É barata, pequena, prática e eficiente. Quem manda nela sou eu. Ela não se manda. Coloco as roupas dentro, por alguns minutos, e, em seguida, estendo-as no varal. As roupas secam rapidinho. Já a tenho há 10 anos e nunca estragou.

 

9 – Chaleira de fogão

chaleira eletrica britania

Depois da chaleira elétrica a de fogão ficou obsoleta. A minha é lindinha, por isso continua sobre o fogão para enfeitar. E é só essa a utilidade dela. Ela é da marca Ewel, vale a pena entrar no site deles, tem muitas louças esmaltadas lindas. A elétrica, não tão bonita, mas uso muito, tanto que já estou na segunda. Existem de vários tipos e preços, a minha não é das mais caras, mas é o suficiente para mim. É da Britânia.

 

10 – Processador de alimentos grande

processador oster

Esse foi um eletrodoméstico que teve grande utilidade quando a família era grande. Agora comprei um pequeno, da Oster que me ajuda muito na hora de cozinhar.

 

Este post tem 11 comentários

  1. Margarete

    Muito legal teu post, Léia.
    Cada coisa no seu tempo né? Meu liquidificador é da mesma marca e cor do teu: Bonito, forte e jarra de vidro. Um abraço afetuoso!

    1. Isso mesmo Margarete….ele é ótimo…obrigada querida…um abração pra vc tb

  2. Silvana B

    Oi Léia . Perguntinha : centrífuga já não tem
    Na máquina de lavar roupa ? Uso ainda chaleira de fogão e ainda não pensei em trocar pela elétrica . Freezer aqui em casa é
    Muito útil porque minha casa vive cheia e faZemos muita comida em casa . Moro num lugar com bastante lugar pra estender roupa na rua, mas secadora de roupa me ajuda muito, às vezes . Tenho ela a mais de 30 anos . Penso ainda comprar um forninho elétrico pequeno…mas a partir dessa sua dica vou pensar melhor… Todo o resto que vc falou eu também concordo . Beijinho …

    1. Silvana o forninho elétrico pequeno eu não coloquei no post….mas adoro, uso muito…bjsss

  3. Carmen

    OLá Léia, amei o post…
    Com o passar do tempo as coisas vão modernizando e a gente também né?
    Também troquei minha batedeira pelo Mixer da Oster Delight além de picar, bater, ele também serve para bater claras em neve..bolos..meu neto adora fazer bolo de chocolate e ja sabe manusear bem o batedor..pra mim é uma belezinha, principalmente porque ocupa menos espaço no armário rsrs.
    Beijuuusss….

    1. Gosto muito dos produtos da Oster, até agora o processador tem funcionado muito bem tb,,,bjsss Carmen

  4. Odete Silva

    Léia, adorei o post, cada casa e momento tem suas necessidades.
    Minha sugestão para teu problema de organizar potes plásticos: opte por apenas um formato. Assim poderão ser empilhados com facilidade. As tampas podem ficar em um pote de sorvete ou suporte próprio para essa finalidade.

    1. Odete, boa ideia, mas um pote de sorvete é pouco para as tampas que eu tenho….vou fazer dois gavetões no lugar onde está o forno elétrico, que nunca uso, e lá organizar os potes de plástico.
      Mas essa dica de comprar sempre do mesmo formato é ótima…bjsss…obrigada

  5. Roselene Vanzella

    Como sempre, muito útil seu post!
    Suas dicas são ótimas para melhorar a qualidade de vida de uma dona de casa.
    Menina! pra que tanto potes de plásticos? – elimine isso! – use potes de vidros que são mais saudáveis. Vc sabia que guardar e aquecer no microondas alimentos em potes de plásticos é prejudicial a saúde? Olhe, não estou falando balela, ou coisas que se lê na internet. É real.
    Bjs.

    1. Oi Roselene, a maioria dos meus potes já são de vidro, há um bom tempo estou substituindo….bjsss

  6. Belcarpes

    Muito bom Léia, adorei! Muito bem explicadinha e elaborada, bem útil, aqui em casa ainda faltam algumas substituições.

Deixe uma resposta