Bonecas da preocupação

Há muitos anos os povos indígenas das terras altas da Guatemala criaram umas bonecas de forma bem simples, para as quais eles deram o nome de bonecas da preocupação. Essas bonecas pequenas, que possuem, em média, 2,5 cm de altura, foram criadas como remédio para que as pessoas pudessem ter um boa noite de sono.

De acordo com a lenda Maia, a pessoa preocupada mantém-se acordada durante a noite, então ela deve contar a sua preocupação para a boneca e, em seguida, colocá-la embaixo do seu travesseiro. Assim eles acreditam que a boneca assume a preocupação da pessoa, fazendo com que ela durma tranquilamente e acorde pela manhã sem a preocupação, podendo, assim, resolver tranquilamente seus problemas, pois teve uma boa noite de sono.

Até hoje, na Guatemala, os pais usam essas bonecas para ajudar no sono de seus filhos, pois eles acreditam que elas possuem a capacidade de remover as preocupações deles. Assim, quando acordarem, as bonecas já terão levado suas preocupações para bem longe.

Na Guatemala, são vendidas aos milhares nos mercados em todo o país. Como elas são feitas à mão, cada uma pode ter uma aparência diferente. São lembranças extremamente populares entre os turistas, os quais trazem as bonecas em suas bagagens e disseminam essa cultura simpática em outros lugares do mundo.

Este post tem 6 comentários

  1. Pedro Júnior.

    Gostei muito, tem vários assuntos e é bem cultural, vou dar uma olhadinha sempre 🎨. Gratidão.

  2. Josiane

    Por que elas carregam bebês?!

    1. Coisas da Léia

      Acredito que como eram dados as crianças, eles fazia como aquelas bonecas que carregam os bebês, para criar mais interesse para criança. Mas certeza eu não tenho

      bjss e boa semana

    1. Olá, bom dia. Estes bonecos acredito que não estejam a venda no Brasil.
      bjsss

Deixe uma resposta