Menu

A volta da estética dos anos 70 na decoração

Uma proposta que vem forte na decoração atual é o resgate do passado, sobretudo dos anos 70. As casas daquela década eram generosas nos espaços, quase sempre abertos e com muitos carpetes para que os familiares se aconchegassem. A decoração era marcada pela presença vibrante das cores, estampas psicodélicas, geométricas e florais. Tudo isso compunha o ambiente doméstico, onde o colorido estava presente em tudo: no papel de parede, nas cortinas pesadas, nos azulejos super estampados, nas almofadas com padronagens extravagantes, nos papéis de parede, nos móveis em acrílico e modulares que podiam ser montados de várias maneiras, no pé palito, nos racks, nos veludos dos estofados. O excesso era o protagonista na decoração dos anos 70.

Papel de Parede

A tendência era fazer uma mistura de cores, estampas florais e formas geométricas. Tudo o que rondava a expressão “paz e amor”, da cultura hippie, era usado na decoração, que ganhou força quando 400 mil jovens se reuniram durante três dias no festival em Woodstock. De lá prá cá o papel de paredeé uma maneira muito atual e divertida de trazer a psicodelia dos anos 70 para sua casa, como este acima e à direita. São várias opções e dá para criar diversos ambientes, desde os ousados até os mais elegantes.

Estilo Boho

A influência do estilo hippie dos anos 70 deixava aparente o modo de viver da época. Os espaços mostravam esse novo estilo de vida. Da união dessa influência hippie, étnica, cigana e oriental surgiu a tendência Boho, diminutivo da palavra Bohemian (boêmio). Uma decoração cheia de elementos ousados, coloridos e estampados, com muitas plantas e várias combinações de tecidos que se apropriaram do conceito hippie “tudo junto e misturado”.

decoração anos 70 - estilo boho

Móveis em acrílico

Muitos, no entanto, preferiam um estilo mais hi-tech, que teve início nos anos 50, com móveis em acrílico ou plástico, dando à casa um ar mais moderno e futurista. Não é difícil incorporar o acrílico nos dias atuais com outros elementos. Mesas e cadeiras em acrílico podem facilmente ser usados até em ambientes mais sóbrios. 

decoração anos 70 - móveis em acrílico

Azulejos nas cozinhas e banheiros

Azulejos muito estampados e e algumas vezes bastante coloridos tomavam conta das paredes dos banheiros, das cozinhas e até das garagens. Garimpados em cemitérios de azulejos, hoje dá para deixar seu banheiro ou cozinha com o charme vintage dos anos 70 usando apenas em detalhes. Ou, para ficar mais fácil e mais barato, você pode usar papel de paredeque imita azulejo, como este da foto à direita.

Móveis em fibras naturais

Com aquela cara típica de decoração praiana, os espelhos na parede, poltronas e mesas laterais eram feitos de bambu, cana da índia, vime ou junco. Eles eram sucesso nos anos 70 e surgem novamente como uma tendência incrível para compor qualquer tipo de ambiente. Toda república de estudante daquela época tinha um espelho, uma estante ou uma cadeira de vime. Eram mais baratos.

decoração anos 70 - móveis em fibras naturais

Ambientação em cenários 

Filmes mais recentes e outros nem tanto, como o caso do indicado ao Oscar em 5 categorias, “O Fabuloso Destino de Amelie Poulain”, trouxeram fortes referências aos anos 70. O filme apresenta uma paleta de cores bem viva, forte, típica daquela época. O papel de paredee as cores verdes e vermelhas, que predominam no cenário, eram vistas em algumas casas. Estas cores, com pinceladas de azul, foram inspiradas nas obras do artista catarinense Juarez Machado. Tenho visto muitas casas atualmente com referências do filme. Inclusive na minha. Tenho um pôster do filme no meu corredor.

decoração anos 70 - cenários de filmes

Letreiros luminosos

Lembram da novela Dancin’ Days? Eu não perdia um capítulo e muito menos um final de semana na discoteca, claro, sempre usando uma meia de lurex colorida com sandálias altas, igual a personagem principal da novela. Discos coloridos na parede e letreiros em neon eram a marca do cenário da novela. Não lembro de casas decoradas com estes elementos naquela época, mas já faz um tempinho que os letreiros em neon saíram das fachadas das lojas e das casas noturnas e foram incorporados a decoração de ambientes dos jovens mais descolados.

decoração anos 70 - letreiros luminosos

Notaram que muitas dessas referências dos anos 70 permanecem, mas com uma nova roupagem?

E você tem algum elemento na decoração da sua casa que remeta aos anos 70?

2 comentários
  1. Vanda mendes borges

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *