Menu

Como fazer molho de pimenta caseiro

molho de pimenta caseiro

A maioria dos brasileiros adora pimenta, principalmente quem ele é do norte ou nordeste do país. Eu sou do sul, mas sou apaixonada por este tempero, só que não tão picante, mas sim, com sabor. Por isto prefiro o molho de pimenta caseiro.

Já fiz outra receita anteriormente e convidei uns amigos para virem aqui em casa e fazermos croquete de galinha. O croquete com o molho foi uma combinação perfeita, não sobrou nada. Então, resolvi fazer novamente, mas desta vez dupliquei os ingredientes.

Também usei luvas e máscara. Isto mesmo! A pimenta possui uma substância, a capsaicinóides, que está naquele tecido esbranquiçado onde ficam grudadas as sementinhas e que dá o ardor a pimenta.

Peguei esta receita desta delícia ardida no site Panelinha, e lá eles esqueceram de avisar que era necessário usar luvas. A primeira vez que fiz, minhas mãos queimaram tanto que só consegui aliviar um pouco a dor, deixando-as de molho em leite gelado.

molho de pimenta caseiro

Mas vale a pena o sacrifício, este molho de pimenta caseira não tem igual. Desta vez fiz vários potes para dar aos amigos que amam pimenta, como eu.

Aqui eu vou dar os ingredientes para somente uma receita. Mas se você também quer distribuir para a família e amigos, é só duplicar.

Ingredientes

  • 1 bandeja de pimenta dedo de moça (cerca de 150 g)
  • ½ cebola
  • 1 dente de alho
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 xícara (chá) de vinagre de vinho branco
  • ½ xícara (chá) de água
  • 1 colher (chá) de açúcar
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 folhas de louro
  • 1 canela em rama pequena
  • 2 cravos-da-índia

Modo de fazer o molho de pimenta caseiro

  1. Numa panela com tampa, coloque o vinagre, a água, o açúcar, o sal, a folha de louro, os cravos e a canela. Leve ao fogo e deixe cozinhar até ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 2 minutos para fazer uma infusão. Coe numa jarra e reserve.
  2. Corte a cebola em meias-luas. Pique e amasse o dente de alho. Lave, corte as pimentas ao meio e descarte o cabo e as sementes. Fatie cada metade em tiras (use luva e, se achar que precisa, use máscara também)
  3. Na mesma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola até murchar e tempere com uma pitada de sal. Acrescente o alho somente até perfumar. Junte as pimentas e refogue por mais uns 3 minutos.
  4. Depois disso, regue com a infusão que você separou e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 10 minutos até as pimentas ficarem macias. Desligue o fogo e deixe esfriar bem antes de bater. 
  5. No liquidificador, bata tudo até formar um caldo grosso e liso. Atenção: cuidado na hora de abrir a tampa do liquidificador, o vapor de pimenta pode arder os olhos! 
  6. Passe o molho de pimenta por uma peneira de malha bem fina para extrair todo o líquido.
  7. Transfira para um pote de vidro esterilizado. 
  8. Tampe e mantenha na geladeira por até 1 mês (o meu durou mais do que isso).
molho de pimenta caseiro

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *