Menu

Pão de queijo caseiro: receita fácil

Se tem algo que é tipicamente brasileiro, mais especificamente, mineiro, é o pão de queijo caseiro. Feito com ingredientes facilmente encontrados, o pão de queijo é quase uma unanimidade no Brasil. Até os visitantes, de outros países, são fisgados por essa bolinha crocante por fora e com um miolo elástico e cheio de sabor. 

O tempo das coisas não está, definitivamente, sendo o mesmo; estamos mais caseiros, voltados aos afazeres domésticos, extrapolando os limites além da cozinha e exibindo com fotos e postagens as nossas conquistas culinárias.

Então, que tal aventurar e fazer este pão de queijo? É rápido, simples, não precisa esperar crescer e nem dose extra de coragem para fazer, basta ter todos os ingredientes em casa.

Ingredientes

  • 2 xícaras de polvilho azedo
  • 1 xícara de polvilho doce
  • 2 xícaras de queijo meia-cura ralado grosso
  • 3 ovos
  • 1 ½ xícara (chá) de água
  • ¼ de xícara (chá) de óleo
  • 1 colher (chá) de sal

Modo de fazer

  1. Pré-aqueça o forno a 200ºC.
  2. Numa bacia grande, misture os polvilhos e o sal.
  3. Junte a água com o óleo em uma panela pequena e coloque para ferver.
  4. Assim que ferver, despeje devagar essa mistura sobre a mistura anterior, mexendo com uma colher de pau, até os líquidos e os sólidos se incorporarem. Pode usar a mão quando estiver menos quente, mas não amasse muito, pode deixar alguns grumos. Se você amassar muito, vai ser difícil incorporar os outros ingredientes depois. A massa não vai ficar lisa.
  5. Espere a massa amornar bem, mas não deixe esfriar totalmente e junte os ovos batidos e o queijo ralado. Misture bem.
  6. Use um pouco de óleo para untar a mão e modelar as bolinhas. Elas devem ter 3 cm de diâmetro, mas você pode fazer até de 6 cm.
  7. Deixe espaço entre elas, pois o pão de queijo cresce ao assar.
  8. Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos ou até crescer e dourar. 
  9. Retire do forno e sirva em seguida.

Sobrou pão de queijo caseiro assado?

Se sobrou pão de queijo assado, deixe esfriar e coloque dentro de um saco plástico bem fechado. No dia seguinte, aqueça o forno a 200º C, coloque os pães numa forma e aqueça por apenas uns 5 minutinhos apenas. Não precisa untar a forma. Eles ficam como se fossem novinhos. 

Não aqueça no micro-ondas, ficam borrachudos.

Congelamento

Leve as bolinhas moldadas ao congelador na assadeira ou numa bandeja. Mantenha separados para que não grudem. Não cubra. Quando estiverem bem firmes, transfira para um saco plástico ou um pote fechado e guarde no congelador. Dura até 3 meses. 

Para assar, pré-aqueça o forno a 200ºC por 20 minutos e leve os pães de queijo direto do congelador para o forno em uma forma sem untar. 

Dicas:

  • Se você gostar, pode temperar o pão de queijo. Todo o ingrediente tem que ser desidratado. Você pode usar orégano, pimenta, lemon pepper, salsinha, cebolinha, alho, cebola, tudo desidratado.
  • Ele também pode ser recheado com um pedacinho do queijo, mas, cuidado, feche bem a bolinha para o queijo não escorrer.
  • Outro recheio usado é um pedacinho de linguiça calabresa ou linguiça Blumenau.
  • Se você quiser outra receita de salgadinho, veja esta de Palito de queijo assado – é incrivelmente deliciosa.

Visite meu Instagram: @coisasdaleia

5 comentários
  1. Mari
  2. Fátima
  3. Mari

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *