Menu

Wabi-sabi na decoração: a beleza da imperfeição

beleza da imperfeição

Na estética tradicional japonesa, o wabi-sabi é uma visão de mundo centrada na aceitação da transitoriedade e da imperfeição. A estética é descrita como uma beleza imperfeita, impermanente e incompleta. É um conceito derivado do ensino budista das três marcas da existência, especificamente: impermanência, sofrimento e vazio ou ausência de natureza própria.

wabi-sabi na decoração
wabi-sabi na decoração

As palavras wabi e sabi não se traduzem facilmente. Entretanto, dá para dizer que wabi significa quietude, solidão de viver na natureza; e sabi, simplicidade. É a beleza que vem com a idade, quando a vida do objeto e sua impermanência são evidenciadas em seu desgaste, ou em qualquer reparo visível.

wabi-sabi
wabi-sabi

As características da estética wabi-sabi incluem assimetria, aspereza, simplicidade, economia, austeridade, modéstia, intimidade e apreciação da integridade ingênua de objetos e de processos naturais.

quarto rustico

Refere-se a viver uma vida comum com o despojamento, com a insuficiência ou com a imperfeição e o desapego.

pratos estilo wabi-sabi
tabuas de carne

Os conceitos do wabi-sabiestão representados na produção artística e na decoração por meio do rústico, do imperfeito, do monocromático e do aspecto natural.

wabi-sabi
wabi-sabi

Conheça meu Instagram: @coisasdaleia

4 comentários

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *