Como clarear pano de prato e desencardir sem alvejante

Esta é uma das técnicas mais antigas que eu conheço para clarear pano de prato e desencardir roupas, sem a necessidade de usar alvejante ou outros produtos químicos. Esta técnica se chama quarar, que é uma forma de clarear um tecido ou uma roupa, pela exposição à luz do sol. Basta água, sabão e sol.

A grande vantagem dessa técnica milenar é que você não precisa usar produtos químicos que podem exalar gás tóxicos e, também, evita o ressecamento das mãos. Ainda, o melhor de tudo, é que funciona mais do que qualquer promessa de milagre que os produtos industrializados prometem, além de você poder usar em roupas coloridas.

Visite meu Instagram: @coisasdaleia

Esta técnica simples funciona melhor em produtos de fibras naturais, como linho, algodão e seda. Pode ser feito em produtos sintéticos, mas, com o tempo, eles podem amarelar devido à exposição ao sol.

Minha mãe quarava todas as roupas num pequeno gramado, atrás de nossa casa. Ele era ladeado por uma cerca viva; lá, ela colocava somente as nossas roupas íntimas para quarar, dizia que ali as formiguinhas não iriam.

clarear pano de prato - quadrar roupa

O problema é que isso foi se perdendo com o tempo; em primeiro lugar, pela grande propaganda de produtos que resolvem em um segundo o encardido das roupas; em segundo, hoje em dia a maioria de nós mora em apartamento, o que fica inviável quarar em um gramado. 

Meus panos de prato estavam muito encardidos. Eu fervi com sabão e bicarbonato, deixei de molho em alvejante, coloquei no micro-ondas, mas nada resolveu.

Como clarear pano de prato em apartamento

Então, lembrei desta técnica que minha mãe usava e resolvi testar. Ensaboei bem os panos de prato com sabão de coco (pode ser outro, mas eu prefiro esse), armazenei dentro de sacos plásticos e coloquei no beiral da janela de minha área de serviço. Prendi com grampos para que não caísse na cabeça de ninguém e causasse algum acidente.

clarear pano de prato

Esperei o sol esquentar bem as toalhas e, depois, tirei-as (elas ficam bem quentes), esfreguei-as bem, enxaguei-as com bastante água e estendi no varal para secar.

clarear pano de prato - quadrar pano de prato

Aí você está me perguntando: Ahh…mas tem de esfregar, mesmo? Tem sim, mas pense na musculação que você está fazendo para fortalecer os braços. Força no boneco

clarear pano de prato - prontos

Me conte, nos comentários abaixo, qual a técnica que você usa para clarear seus panos de prato.

Este post tem 8 comentários

  1. Sueli Aparecida de Campos Moraes

    Boa tarde querida Léia! É mesmo muito difícil desencardir os panos de prato. Vou experimentar sua valiosa dica. Obrigada.

    1. Eu tentei de tudo e foi a única coisa que ajudou..depois me conta se deu certo…bjss querida e bom dia pra vc

  2. Marta Santos

    Boa noite. Lembrei de minha bisavó, em que ela lavava com sabão em pedra e batia com um pau, que ela chamava de cacete, e depois colocava no chão para guará, e depois enxaguava e colocava no anil. E olhe que meu avô usava terno branco, aliás, branquíssimo. Os lençóis dela era tudo engomado e os caminhos de mesa era durinhos. As coisas delas duravam mais de 50 anos.

    1. Eram pano de qualidade, e nossas avós tinham todo o tempo para isto, nos tempos de hoje em dia, com esta correria, seria muito complicado para gente…mas pensa…será que elas tinham depressão…com certeza não. bjsss

  3. Mari

    Realmente essa técnica de quará ficou perdida no tempo.
    Aqui, uso a técnica de dissolver alvejante em pó em água quente e adicionar ou não, detergente. Ponho os panos ainda secos, tampo, deixo amornar ( 2 a 3 h ) e enxaguo com detergente neutro, sem esfregar. Ficam limpíssimos.

    1. Anna

      Gostei muito da técnica para clarear pano de prato no apartamento, vou testar aqui. Obrigada pela dica. Bjos

Deixe um comentário