Compota de carambola – linda e deliciosa

Compota de carambola

Quando eu era criança, lá em Barbacena Urussanga, era costume as donas de casa fazerem compota de carambola ou com outras frutas da estação; afinal, naquela época, a fruta só dava em determinada época do ano, o que não acontece hoje em dia. Uma das coisas que me marcou muito foi uma tia minha, tia Leonor, que possuía uma estante dividindo a sala da cozinha, onde ela colocava todas as compotas que fazia. Para uma menina curiosa como eu, aquilo era incrível, adorava ficar olhando aquelas delícias. Mas nunca a vi abrir uma compota daquelas, acho que ela fazia apenas para enfeitar a casa.

Como agora é época de carambola e encontrei umas bem lindas na feira, resolvi fazer compota de carambola para saber o gosto que ela tem, pois minha tia nunca me deu para experimentar!

Ingredientes

Modo de fazer

  1. Pique as frutas em rodelas (estrelas). Só use frutas bem saudáveis.
  2. Com uma pinça, acondicione-as no vidro até 2 cm da borda,
  3. faça pressão para colocar bastantes frutas nos vidros. Reserve.
  4. Coloque em uma panela a água, o açúcar e as especiarias. Deixe ferver até perceber que o açúcar se dissolveu totalmente.
  5. Ainda bem quente, coloque essa calda sobre as frutas, até a borda do vidro.
  6. De uma assentada na mistura para que todas as bolhas de ar saiam. Para isso, bata levemente o vidro sobre um pano. Feche bem.
  7. Coloque as compotas de cabeça para baixo para que crie mais pressão sobre a tampa. Deixe assim até esfriar totalmente. Dura fechado na geladeira até um mês. Após aberto consuma em 3 dias.

Compota de carambola

Atenção aos perigos da carambola!

Os pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e de Ribeirão Preto conseguiram isolar e identificar a molécula da carambola que causa a intoxicação. Nomeada de caramboxina, a substância existe em baixa concentração na fruta, mas é tóxica. Em pessoas saudáveis, ela é facilmente eliminada pelo organismo, porém não deve ser consumida por pessoas que possuem insuficiência renal. (fonte: G1).

Veja outros doces caseiros deliciosos

Visite meu Instagram: @coisasdaleia

Deixe um comentário

Avalie essa receita