Nos anos setenta para fazer uma faculdade tínhamos que vir morar na capital. Minhas irmãs vieram antes de mim e sempre que eu e meus pais vínhamos a Florianópolis, passávamos que por uma cidade chamada Palhoça. Lá havia uma senhora famosa por seus suspiros. Eles eram sequinhos por fora e molinhos por dentro, parecendo um chicletes. Sempre parávamos na casa dessa senhora para comprar o seus suspiros.
Hoje, sem queres, descobri a receita. Fui fazer glacê para um bolo de camadas e sobrou muito. Resolvi fazer suspiros. Acrescentei apenas uma colher de amido de milho para ver no que dava.
E deu certo, ficou igualzinho aos suspiros da Palhoça. Uma delícia!
Ingredientes
- 4 claras
- 2 copos americanos de açúcar refinado (400g)
- 1 colheres de sopa de amido de milho
- Serve: 40 suspiros
- Preparação: 30 min
- Total: 30 min
Modo de fazer
- Pré-aqueça o forno a menos temperatura que seu forno tiver.
- Faça o banho-maria. Em uma tigela de vidro, misture as claras com o açúcar e coloque a sobre uma panela com um pouco de água. Ligue o fogo e mexa a clara com o açúcar até não sentir os grão de açúcar. Faça o teste com a ponta dos dedos. Cuidado para a clara não cozinhar.
- Coloque em uma batedeira e bata muito bem, até criar picos firmes.
- Junte o amido de milho e bata mais um pouco
- Unte a forma com manteiga e coloque os suspiros com a saco de confeitar. Se não tiver, use um saco plástico com um pequeno furo em uma das pontas embaixo.
- Asse em fogo bem baixo até sentir de estão um pouco dourados mas moles por dentro.
- Deixe esfriar e retire com uma espátula.
- Guarde em vidros bem fechados.
Dicas:
- Asse no forno na menor temperatura que ele tiver.
- No meu forno, o máximo é 180º, então eu deixo a porta entreaberta com uma colher de pau, durante todo o tempo, para a temperatura diminuir.
- Quando você perceber que eles estão firmes, pode desligar.