Menu

Como fazer guardanapo de tecido

Fiz alguns guardanapos de tecido para a produção das minhas fotos de alimentos. Escolhi várias estampas e fiz cada um com uma estampa diferente. Esses dias resolvi juntar todos na mesma mesa. Ficou muito mais interessante e divertido do que se fossem todos iguais.

guardanapos

Para fazer guardanapo de tecido, não tem muito segredo. Procure tecidos em algodão, são sempre mais gostosos ao toque e enxugam melhor, em cores e estampas diferentes, ou, se você preferir, todos iguais. Pode ser feito em linho também, ficam super finos.

guardanapos5

Recorte os tecidos nas medidas: 42 x 42 cm. Se você gostar de guardanapos maiores, pode aumentar essas medidas. Faça, em volta de todo o guardanapo, uma bainha dupla de 0,7 cm. Antes de costurar a máquina, alinhave toda a bainha e passe o ferro quente sobre ela. O acabamento ficará melhor.

...ou essa rendinha linda em algodão. Alinhave a renda junto à bainha, antes de passar a costura.

Depois você poderá fazer algumas variações de acabamento como esse com uma rendinha linda em algodão. Alinhave a renda junto à bainha, antes de passar a costura.

bainha-aberta

Rústico, o guardanapo feito em linhão com acabamento em bainha aberta sempre fica bem em qualquer mesa, das sofisticadas às mais simples. Aqui a bainha também é dupla, mas mede 2 cm.

guardanapos2

Aproveite os restinhos de tecidos e faça várias combinações.

guardanapos3

 

25 comentários
  1. Sonia Linhares Marques da Cruz
  2. Priscila Heyse
  3. daura aguiar
  4. daura aguiar
  5. Maria Fernandes Pinheiro
  6. Nelcia maria mendes
  7. Deyva
  8. Anitta
    • Anitta
  9. maria do carmo
  10. maria do carmo
  11. gisele

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *