A energia da lavanda

  • Categoria do post:Boas sensações
  • Última modificação do post:17/06/2024
  • Tempo de leitura:8 minutos de leitura

Lavanda, também conhecida como alfazema, é um gênero de plantas com flores da família Lamiaceae. São nativas da região do Mediterrâneo, mas agora são cultivadas em todo o mundo. As lavandas são conhecidas por suas flores roxas ou lilás e seu aroma relaxante. Sua tonalidade lilás e aroma marcante, é uma planta conhecida principalmente na fabricação de cosméticos. Amplamente utilizada na composição de perfumes, dizem que a cada dez perfumes produzidos, oito levam o óleo de lavanda em suas composições.

Fresca ou seca, serve também como especiaria na preparação de alguns pratos, porém nem todas as espécies são usadas na culinária, a mais comum para esse uso é a lavanda inglesa que é aromática e doce e menos canforada que a francesa.

Como cultivar a lavanda

A lavanda é uma planta relativamente fácil de cultivar e cuidar. Ela prefere solo bem drenado e sol pleno. Com os cuidados adequados, a lavanda pode florescer por muitos anos. Se você está procurando uma planta bonita, aromática e com diversos benefícios para a saúde, a lavanda é uma ótima opção. Aqui estão algumas dicas para cultivar lavanda em casa:

  • Escolha um local ensolarado com solo bem drenado. A lavanda precisa de pelo menos seis horas de luz solar direta por dia para prosperar.
  • Regue a lavanda regularmente, mas evite encharcá-la. O solo deve estar úmido, mas não molhado.
  • Fertilize a lavanda a cada primavera com um fertilizante balanceado. (proporção NPK 4-14-8 ou adubo para flores)
  • Pode a lavanda no final do verão ou início do outono para manter sua forma.
  • Colha as flores de lavanda quando estiverem totalmente abertas. As flores podem ser usadas frescas ou secas.

Com um pouco de cuidado, você pode desfrutar da beleza e dos benefícios da lavanda por muitos anos.

mulher fazendo massagem com oleo de lavanda

Propriedades terapêuticas

A lavanda planta aromática do gênero Lavandula, conhecida por suas flores roxas ou lilás e seu aroma relaxante. Existem diversas espécies de lavanda, com a Lavandula angustifolia sendo a mais comum. Ela é popularmente utilizada para:

  • Aromatizar ambientes
  • Produzir óleos essenciais
  • Fazer chás e infusões
  • Preparar cosméticos e produtos de beleza
  • Auxiliar no tratamento de diversos problemas de saúde, como ansiedade, insônia, dores de cabeça e problemas digestivos
óleo de lavanda

Óleo de lavanda relaxante

Para fazer óleo de lavanda caseiro, você precisará de:

  • Flores de lavanda frescas: Você pode colher suas próprias flores de lavanda ou comprá-las em uma loja de produtos naturais.
  • Óleo transportador: Um óleo transportador é um óleo que ajuda a diluir o óleo essencial de lavanda e torná-lo seguro para aplicação na pele. Alguns óleos transportadores comuns incluem óleo de coco, óleo de jojoba e óleo de amêndoas doces.
  • Um frasco de vidro: Escolha um frasco de vidro escuro para armazenar seu óleo de lavanda. Isso ajudará a proteger o óleo da luz solar e prolongar sua vida útil.

Como fazer:

  1. Colha ou compre flores de lavanda frescas. Se você estiver colhendo suas próprias flores de lavanda, certifique-se de fazê-lo em um dia seco e ensolarado.
  2. Remova as flores dos caules. Você pode usar os dedos ou uma tesoura para remover as flores dos caules.
  3. Encha um frasco de vidro escuro com flores de lavanda. As flores devem preencher cerca de 2/3 do frasco.
  4. Cubra as flores com óleo transportador. Despeje o óleo transportador no frasco até que as flores estejam completamente submersas.
  5. Feche o frasco bem e deixe descansar em local fresco e escuro por 2-4 semanas. Agite o frasco ocasionalmente durante este período.
  6. Após 2-4 semanas, coe o óleo de lavanda. Use um filtro de café ou gaze para coar o óleo em outro frasco de vidro limpo.
  7. Armazene o óleo de lavanda em local fresco e escuro. O óleo de lavanda caseiro deve durar cerca de 6 meses.

Conheça os poderes do óleo essencial de lavanda

ramos de lavanda - a energia da lavanda
  • Faça um teste de alergia antes de usar o óleo de lavanda. Aplique uma pequena quantidade de óleo de lavanda na parte interna do cotovelo e espere 24 horas para ver se há alguma reação alérgica.
  • Evite contato com os olhos, nariz e boca. Se o óleo de lavanda entrar em contato com os olhos, enxágue imediatamente com água fria.
  • Mantenha o óleo de lavanda fora do alcance de crianças e animais de estimação.
  • Não use óleo de lavanda se estiver grávida ou amamentando.

Léia

Olá, eu sou a Léia, eu crio conteúdos caseiros, como receitas, decoração, diy, jardinagem, artesanato, organização e tudo que diz respeito ao universo do lar.

Este post tem 5 comentários

  1. Finalmente tenho minha muda de lavanda Léia. Tô toda feliz, porque adoro essa planta. Vou seguir sua sugestão. Beijos!

    1. Léia Cook

      Qe legal, poda de vez em quando e coloca para secar e fazer saches…tenho um punhado secando no escritorio e perfuma muito o ambiente…bjsss

    2. Ah tá, então já vou fazer isso, pois estão secas nessa época do ano. Obrigada pela dica e Beijos!

  2. Lili ribeiro

    Uso aromatizador com essência de lavanda no quarto e é bem relaxante passei a dormir melhor

    1. Bom dia Lili,
      Eu tb uso de lavanda, agora mesmo meu sabonete líquido é de lavanda meu sabonete do banho é de lavanda, meu spray de roupas é de lavanda…tudo é de lavanda, sou a louca da lavanda kkkk

      bjsss e bom findi

Deixe um comentário