Lenços dos namorados: declarações de amor bordadas

lencos-dos-namorados

Os lenços de mão bordados são autênticas obras de arte encontradas em Portugal, não só na região do Minho, mas também no Douro Litoral, de Trás-os-Montes, na Beira Alta, na Estremadura, no Alentejo e ainda nos Açores.

Esses lenços dos namorados estão carregados de simbolismo e demonstram muita sensibilidade na utilização de elementos da fauna e da flora local, bem como na forma de bordar vocábulos carinhosos, tais como a palavra “amor”.  Os escritos sempre eram feitos da mesma forma como os habitantes daquelas regiões falavam, como, por exemplo, “cando” (quando), “acabar” (acabar), “curação” (coração), “nascerem” (nasceu-me), “beijinho” (beijinho), “ámute” (amo te), e por aí afora.

lencos-dos-namorados-bordado

Eles eram bordados pelas raparigas solteiras para usar na cintura, nos seus trajes de festa e oferecer aos seus pretendentes.  Assim elas bordavam o lenço já pensando no rapaz por quem estavam apaixonadas e, caso este o aceitasse e o usasse no pescoço ou no casaco, o compromisso entre os dois estaria assumido com promessa de um futuro casamento. No entanto, se o rapaz não estivesse interessado na moça, ele lhe devolvia o lenço ou simplesmente não o usava.

E, caso o compromisso viesse a se desfazer no futuro, o rapaz devolvia à ex-namorada o lenço que esta lhe tinha oferecido.

Esses lenços, que faziam palpitar tantos corações, eram, na sua grande maioria, bordados sobre linho ou algodão, quase sempre quadrados, contendo bordados em diversas cores e dizeres amorosos.

lencos-dos-namorados-roupa

Hoje esses bordados maravilhosos são fonte de inspiração para outros produtos, como canecos, sapatos, roupas – até em alta costura. Muitos deles são vendidos para turistas em lojinhas e aeroportos. Saiba mais no projeto Namorar Portugal.

lencos-dos-namorados-louca

lencos-dos-namorados-sapato

lencos-dos-namorados-bolo

Foi numa dessas lojinhas na região do Minho que eu encontrei esse lenço abaixo e resolvi emoldurá-lo. Usei um xadrez de fundo (juro que foi o xadrez que me escolheu ☺), e a moldura foi a mais fina e a mais simples que encontrei. Como vai ficar na cozinha, pedi que tivesse vidro antirreflexo.

lenco-dos-namorados6

Este post tem 11 comentários

  1. MARLENE PEREIRA DA SILVA

    Que delicadeza esses lenços…..eu jamais seria capaz de bordar um, mas é claro adoraria ganhar um.
    Bjs.

    1. Esse lenços, vc pode ver que não tem muito a obrigação de serem perfeitos, é mais amor do que capricho…bjsss

  2. sandra

    Ah,gostei da parte de oferecer o lencinho ao pretendente…. podia voltar esse tempo,não?
    Aqui nas praças do interior de Minas, onde ainda tem coreto e bandinha aos domingos…. Mas o povo anda tão sem romantismo,que pena….

    1. Essa delicadezas feitas a mão sempre me encantam tb…bjsss e boa semana Mirian

  3. Rosangela

    A perfeição está exatamente aí: no modo imperfeito e descomprometido de fazer. Com liberdade e muito amor, sem prazo de entrega, os lenços vão sendo bordados até o belo dia de ser entregue ao amado. 🙂

    1. Nossa! Vc fez uma poesia em cima de um bordado…lindo…obrigada…bjsss e boas festas

  4. Iwana

    Que tradição mais gira,ó pá! ❤️

  5. Marta

    Sabe aonde encontro aqui no Brasil?

    1. Aqui eu não sei, mas acredito que qualquer bordadeira da sua região possa fazer….bjsss e boa semana

Deixe uma resposta