Workshop de introdução à marcenaria para mulheres

marcenaria para mulheres

Criar seu próprio móvel e fazer objetos novos para sua casa – essas são algumas das dificuldades que a maioria das mulheres possuem quando o negócio é pegar numa furadeira. No entanto, esta nova geração de mulheres não está mais a fim de esperar pelo companheiro ou o marceneiro e nem ficar no “nhenhenhém”, querem mesmo é meter a mão na massa.

marcenaria para mulheres

Tenho visto vários programas de TV e tutoriais na internet que ensinam a fazer pequenos trabalhos em marcenaria. Sempre ficava babando e achava tudo lindo, mas me pareciam um bicho de sete cabeças, pois não possuo nenhuma intimidade com essas ferramentas.

marcenaria para mulheres

Então, surgiu, aqui em Florianópolis, um Workshop de marcenaria para mulheres. Claro, lá fui eu, toda faceira, fazer a minha inscrição. Descobri, então, que não tinha mais vaga. A procura foi tanta que as vagas se esgotaram num instante, mas, com a ajuda da minha amiga “Odete Sabe Tudo”, que estava mais atenta do que eu, consegui me inscrever.

marcenaria para mulheres

Foram dois dias de curso, das 19 às 22 horas, num ambiente super descolado, como um galpão de fábrica, mas com toda infraestrutura necessária. Havia três mesas com quatro cadeiras em cada uma. Sobre as mesas, vários kits de marcenaria esperavam pelas alunas. Tudo muito organizado.

marcenaria para mulheres

Quando vi todas as ferramentas na mesa da professora, confesso que senti um pouco de medo. Então chegou uma menina magrinha, com carinha linda e voz doce, era a professora. Pensei, se ela consegue, por que eu não? Depois de um tempo percebi que todas que estavam ali naquele workshop também estavam apreensivas e ansiosas como eu.

A aula começou com a apresentação dos tipos de madeiras e ferramentas usadas. Depois, foi mão na massa mesmo, ou melhor, na furadeira, na lixadeira e em todas as ferramentas necessárias para se fazer uma caixa. Com os acessórios de segurança, a ajuda da professora e de um ajudante, foi tudo bem tranquilo.

marcenaria para mulheres
Na hora de cortar dava um medinho, mas a professora estava sempre por perto

 

marcenaria para mulheres
Olha eu aí com a mão na massa…ops…na furadeira.

 

marcenaria para mulheres
Todas fizeram a mesma caixa, mas cada uma deu seu toque pessoal na hora da pintura.

 

marcenaria para mulheres
Essa foi a turminha legal que fez o curso comigo. A de vermelho, atrás, é Camila, a professora.

 

Cheguei em casa com poeira da cabeça aos pés, mas feliz e realizada com a caixa de madeira que eu mesma fiz para colocar minhas plantinhas.

Vai me dizer que não ficou uma graça?

marcenaria para mulheres

 

Este post tem 16 comentários

  1. Orlaci Darella

    Parabéns, também tenho medo de furadeira, mas muita vontade de aprender, que legal. Quando tiver cursos assim publique no teu blog. Abraços

  2. Valeu Leia, foi uma delícia estar com essa mulherada que não quer mais esperar por nada nem por ninguém! Parabéns pela matéria e pelas fotos, tudo incrível! Beijos Cris.

  3. Roselene Vanzella

    Parabéns menina! Vc é DEZ! Quando a gente quer dá um jeito, se não quer, dá mil desculpas. E vc deu um jeito. Ficou linda a sua caixa, as fotos, a matéria. Isso tudo me deixou muito feliz! Ahh! eu reparei numa flor que vc tem que é minha paixão – Brinco de princesa – Já plantei 3x em casa e morreram. Desisti. Um abraço.
    Roselene.

    1. Obrigada Roselene, o brinco de princesa é perene mesmo, ele dura durante um tempo e depois a gente tem que jogar fora. Mas se vc colocar adubo a cada 15 dias ela vai durar mais…bjsss

  4. Marcia Antonio

    Acreditem se quiser, tentei fazer um curso de marcenaria aqui em minha cidade (Ribeirão Preto) e a resposta que tive foi que passei da idade tenho 42 anos, fiquei indignada , não sabia que tem idade limite para aprender.
    Mas claro que não desisti , agora embirrei e quero porque quero…rsrsrs
    Parabéns Leia, você me incentivou ainda mais.

    1. Não acredito que ainda exista isso ainda!!! Tô passada!
      Nossas avós trabalhavam com enxada no campo, até quase os 100 anos e gora não podemos pegar numa furadeira?? Velhice não nos incapacita para pegarmos numa furadeira.
      Eu tenho 58 anos e não tive problema nenhum. O que eles alegaram? Se não tiver uma justificativa muito boa, o negócio é fazer uma denúncia.

      Bjss e boa sorte Marcia

  5. Marli

    Amei , amei , pois tbm colocava a mão na furadeira etc , nunca tive medo é um prazer imenso essa realização , parabéns a vc principalmente e a todas que participaram dessa maravilha , hoje minha saúde não me permite mais essas artes , mas fico no tricô , crochê e outras coisinhas que aprendi com vc , valeu !
    Muita paz e luz a todos !

    1. Oinnn que lindo ler isso.. São por causa de pessoas como vc que sempre me enviam palavras carinhosas que continuo com meu blog.
      Obrigada Marli.
      Bjsss e muita saúde e paz para vc.

  6. AAAAAAAA, Leia, que nem a princesa!! Amei a matéria! Foi muito especial passar por essa experiência com vocês! Um grupo tãão legal! Não vejo pelo workshop Módulo 2 haha.
    Eu por ser pequena, desde que entrei na faculdade e comecei a trabalhar em oficinas de marcenaria e metal-mecânico, sempre me dediquei o triplo dos outros, porque não queria ser dependente de ninguém, ter força o suficiente pra sozinha usar todas as ferramentas e etc pois essa área é muito dominada pelos homens, fico tão feliz quando vejo quanto as mulheres tem sido fortes e empoderadas quanto a sua própria força, independentes.
    Amei te conhecer, muito beijos!!

    1. Nathalia vc é daquelas coisas queridas que aparecem na vida da gente que dá pena quando o curso acaba…mas ainda vamos fazer juntas o próximo módulo.
      Adorei te conhecer e os teus trabalhos tb
      bjsss e bom findi

  7. Fabiani

    Aaaaa Léia que delícia ler tudo isso e ver as fotos lindas que tirou! Mulheres maravilhosas, 2 dias especiais! E a Camila…. com essa iniciativa super legal, esta plantando uma semente de mudança em tantas mulheres…
    A Caixa? É só o material usado pra tanta conexão e transformação!!!!
    Amei o curso!

    1. Verdade Fabiani e iniciativa dela me deu um novo up, já estou colecionando modelos que coisinha que quero fazer e aos pouco vou adquirindo todos os materiais. Foi transformador….adorei conhecer cada uma de vcs, pena que foi por pouco tempo.

      bjsss e boa semana

Deixe uma resposta