Travesseiro de ervas aromáticas – como fazer

Travesseiro de ervas aromáticas

Tomar um chazinho de ervas medicinais é calmante e ajuda na hora de dormir, além de ser uma delícia. Agora, dormir com um travesseiro de ervas aromáticas também é muito bom. A criação desse travesseiro aromático e terapêutico é controversa, uns dizem que foram criados pelos monges do Tibet, há milhares de anos; outros, no Egito, berço da medicina, perfumaria e farmácia, há mais de seis mil anos. Contudo, uma coisa se sabe: os aromas foram usados nos primórdios da civilização humana para promover o bem-estar do ser humano.

Travesseiro de ervas aromáticas - aromoterapia no egito antigo

Dependendo da erva escolhida, ela pode ajudar a amenizar a insônia, os problemas respiratórios, a enxaqueca, a relaxar, após um dia estressante, em viagens, ou até em momentos de desconfortos abdominais, como as cólicas menstruais e aquela dorzinha de barriga do bebê.

A aromaterapia tem como principal objetivo ajudar na cura das doenças. Sua ação básica consiste em fortalecer os órgãos e suas funções, bem como agir nos mecanismos de defesa do organismo. É reforçada por qualquer terapia natural que vise desenvolver a vitalidade do organismo.

Travesseiro de ervas aromáticas

Cada erva tem sua propriedade terapêutica específica. Então, o travesseiro de ervas aromáticas pode conter apenas uma erva ou um conjunto de ervas de sua escolha.

  • Alecrim – Dores de cabeça, ansiedade e stress. Popularmente, é utilizado para afastar os maus sonhos e é símbolo da amizade e da alegria de viver.
  • Lavanda – Insônia, palpitações, tensão nervosa, bronquite, ronco, dor de cabeça, tensão muscular na região da nuca. Na medicina oriental, constatou-se que a alfazema fortalecia a parte Yin do indivíduo, auxiliando no amadurecimento do lado emotivo. Faça o teste e veja se você é yin ou yang.
  • Camomila – Calmante, dores de cabeça e TPM. É uma planta poderosa como restauradora das forças e do equilíbrio orgânico. Também é muito benéfica e eficaz nas moléstias de pele
  • Cidreira – Pressão alta, ansiedade, enxaqueca e dores musculares. Extremamente calmante, auxiliar nas afecções do coração. Estimula o amadurecimento do indivíduo e auxilia a remover as consequências das percepções não assimiladas.
  • Erva doce – Calmante.
  • Eucalipto – Gripe, resfriado, sinusite, tosse e bronquite.
  • Hortelã – Auxilia a respiração, o fígado, os rins e diminui as dores nas articulações.
  • Jasmim – Depressão e TPM.
  • Macela – Insônia, enxaqueca e antiestresse. Descansa o corpo, a mente e a essência do ser humano.
  • Passiflora (flor do maracujá) – Ansiedade e depressão.
  • Valeriana – Estresse e insônia.

Veja como fazer:

Materiais:

  • Um saquinho feito de tecido fino 100% algodão ou TNT: 22 cm x 15 cm.
  • Linha e agulha.
  • 1 colher de chá de cada erva escolhida; se você escolher apenas 1 erva, use 4 a 5 colheres.
  • 2 gotas de óleo essencial de eucalipto, lavanda ou laranja doce.
  • 1 travesseiro de fibras.

Como fazer o travesseiro de ervas:

  1. Faça um saquinho com o tecido, costure dos 3 lados e deixe um aberto.
  2. Coloque as ervas nesse saquinho.
  3. Pingue 2 gotas do óleo essencial de sua escolha. Não pingue mais do que isso para não umedecer. Gosto do óleo essencial de lavanda. Saiba mais sobre os poderes da lavanda. Uso sempre o da WNF.
  4. Costure o saquinho com a linha e a agulha e, depois, amasse bem para soltar os óleos das ervas.
  5. Abra um buraco na costura de um travesseiro;
  6. Coloque o saquinho no meio das fibras do travesseiro.
  7. Costure o travesseiro para fechá-lo novamente.
  8. Deixe no sol por no mínimo 1 hora.
  9. Coloque uma fronha e está pronto para uso.
  10. Veja aqui como fazer a fronha

Instruções de uso:

  • Deixe ao sol a cada 15 dias. Isso serve para reativar as propriedades terapêuticas e soltar, novamente, os óleos aromáticos.
  • Para lavar o travesseiro, retire os saquinhos de ervas de dentro. Se ele for malhado sem querer, deixe secá-lo ao sol por no mínimo 4 horas.
  • Durabilidade: 2 anos.
  • Após essa data, você pode aproveitar o saquinho e colocar novas ervas. Para facilitar, costure com linha e agulha e não na máquina de costura, fica mais fácil de abrir.

Veja como fazer aromatizador de ambiente caseiro.

Atenção: Esse produto não substitui qualquer indicação de tratamento médico.

Travesseiro de ervas aromáticas
Travesseiro de ervas aromáticas


Este post tem 7 comentários

  1. Marli de Souza

    Gosto muito e sempre tenho nas almofadas tbm junto com umas florzinhas de cravo da índia , abraços no coração . Deus abençoe a todos !

  2. Eloisa

    O vídeo ficou ótimo!!! Parabéns!

  3. Vera Zordan

    Obrigada pela dica! Adorei!

  4. Nadia

    Gostei muito dos travesseiros de ervas.
    E o vídeo ficou muito bom ☺️❤️🙏

    1. Obrigada querida, mas uma dica que eu errei e pra vc não fazer, não faça saquinho, coloque diretamente na espuma, espalhe bem. Porque o saquinho com o tempo ele vai ficar so de uma lado. bjss e boa semana

Deixe um comentário