Home office pequeno planejado

Home office pequeno planejado, Coisas da Léia

Transformar um quartinho de apenas 8,4 m² em um home office bonito e harmonioso é um desafio. Há de ser algo bem planejado para que fique bastante funcional. Por isso, eu estava há anos adiando essa reforma porque não sabia exatamente como fazer.

Como era meu home office antes da reforma

atelie/escritorio antigo
Móveis reaproveitados de outros ambientes. Era bem feinho, uma bagunça total.

Então, comecei a olhar para dentro do ambiente e saber o que ainda poderia ser aproveitado. Sem pressa, anotei os entraves, como o computador que não poderia ficar nem em frente a janela (a luz ofusca a visão), nem de costas, por causa do reflexo. 

Eu teria, ainda, que acomodar a “tralharada” do ateliê, como a máquina de costura e os vários tecidinhos. E como se não bastasse, uma cama para quando meu filho vem de férias e, ainda, um lugar para produzir as fotos do blog. Um mini estúdio fotográfico.

Ou seja, seria um home office super, hiper funcional e muito otimizado para um quartinho tão pequeno.

Haja planejamento!

Planta baixa

Acontece que todos os projetos (mentais) para o novo home office eram efêmeros, logo eu esquecia e não estava conseguindo organizar minhas ideias. Então, resolvi, literalmente, colocar no papel. Fiz uma planta baixa do quartinho para saber exatamente o que caberia e quais ideias eu teria de abandonar.

planta baixa do home office

Depois de pronta a planta baixa do novo home office, resolvi mostrar a uma amiga, daquelas que sabem otimizar um ambiente. Ela simplesmente mudou de lado o computador e tudo se clareou. Ufa! Obrigada Finha.

Referências

Planta baixa resolvida, comecei a guardar referências do que via na internet e nos programas de decoração, como o Decora, da GNTe imagens que guardei em uma pasta no meu perfil do Pinterest(vai lá dar uma espiadinha).

referências

Projeto mobiliário do home office

Não sou arquiteta e nem decoradora, apenas tenho um certo senso natural de estética que tem me salvado em minhas aventuras decorativas. Sem um editor próprio, usei o Illustrator para fazer o projeto. Mexe e remexe, no final deu certo.

projeto imobiliário do home office

Cores, formas e texturas

Fiz alguns testes de cores na parede antes de comprar a tinta. Acabei escolhendo a Folha de Mate, da Coral. Claro que chamei o Lico, o maior pintor do sul da América do Sul (WhatsApp: 48 9612-4116).

Mas depois de tudo pronto, achei que faltava uma bossinha à mais, então eu mesma pintei a metade da parede da janela, com a cor Telha Nova, da Renner.

A escolha do laminado é sempre a minha maior dificuldade. Como teriam muitos armários e estantes, resolvi escolher os MDFs em branco e o padrão madeira Riviera, da Duratex. Comprei no Compensados Fernandes.

Os puxadores escolhi pretos e grandes, já que eu iria aproveitar a cadeira e um armário com rodinhas, que são pretos.

cores, formas e testuras

No armário dos tecidos, teria de ter uma boa ventilação. Acabei comprando uma palhinha natural que encontrei no Mercador Livre. Meu marceneiro, o Walter (WhatsApp: 48 9991-1254) , fez o armário com o capricho e a maestria que só ele me entende. Adorei o resultado final, a porta ficou leve, e o armário, muito funcional.

armário com palhinha natural

Enfim, meu novo Home Office

Paredes pintadas, móveis antigos doados e outros reaproveitados, começou a melhor parte, a montagem dos móveis.

Uma das coisas que eu tinha em mente era que queria ter muitas plantas no ambiente para neutralizar as energias dos aparelhos eletrônicos.

Home office pequeno planejado

Quando meu filho vem de férias, a mesinha que eu fiz em parceria da Leroy Merlin, vai para a sala, onde coloco o computador e no lugar dela, desço a cama embutida. Assim eu trabalho na sala e o quarto fica somente para ele.

Cama e armário

quarto e Home office pequeno planejado
cama no home office

No armário ao lado, ficaram todos os tecidinhos e materiais para a produção das fotos. Pendurei um quadro de cortiça na cama embutida, para fazer meu painel de ideias para os posts.

atelie e Home office pequeno planejado
tecidos

Cantinho da costura

Do outro lado, montei o cantinho da costura. Aproveitei tudo o que já possuía para guardar linhas, lãs e outros acessórios.

atelie e Home office pequeno planejado
costura no home office
linhas coloridas

Eletrônicos

Quando estou no computador, escuto música ou vejo notícias na TV. Por isso, a TV está logo ao lado da minha área de trabalho. Abaixo, a impressora e, do outro lado, o notebook. Nas gavetas abaixo, coloquei os materiais de escritório.

Home office pequeno planejado
quadro
Presente da Fabi Henrique
escritório organizados - Home office pequeno planejado
relogio maluquinho no Home office pequeno planejado
Adoro este relógio maluquinho que ganhei da minha amiga Cris Cardoso

Estúdio fotográfico

Este não é bem o nome, melhor é cantinho para fotografar. Afinal não sou fotógrafa, mas tenho de ter um local com boa iluminação para fazer as fotos para os posts. Uso esta mesa para colocar meus fundos fotográficos. Estes spots light praticamente ficam sempre montados.

Home office pequeno planejado

Descansa pés

Este banquinho que me acompanha há anos serve para eu colocar os pés quando estou no computador. Coisa de baixinha. Então como estava muito sem graça, pedi a um amigo para pintar. Amei o resultado final. Vai lá dar uma espiadinha no Instagram dele @ricardocamargo. O rapaz é muito talentoso.

banquinho pintado Ricardo Camargo
banquinho pintado Ricardo Camargo

E então, o que acharam do meu novo home office?

Este post tem 17 comentários

  1. Denise

    Oi, Lea
    Eu amei o seu projeto! Ficou realmente bonito, funcional e confortável!
    A integração entre os ambientes de trabalho, lazer e descanso ficaram perfeitos. Parabéns!
    Beijo, menina

  2. Luciane Zaguini

    ??? Perfeito!! Você é show! Tudo muito bem planejado e organizado. ?

  3. Angela Finha

    Léia,ficou lindoooo.Que bom gosto !!! Parabéns ????????????????
    Amei
    ??

    1. Obrigada, principalmente pela tua ajuda, fez toda a diferença…agora não faço mais nada aqui em casa sem antes mostrar pra ti…kkkk …bjssss

  4. Reinaldo

    Ficou muito lindo Léia 🙂

  5. Isilda

    Olá ficou muito lindo ; nota mil pelo seu bom gosto é capricho , parabéns .

  6. Marli de Souza Fonseca

    Adorei ficou show , parabéns !

  7. Fabiana

    Ficou maravilhoso!!!! Coisa de profissional.
    Parabéns Leia!!!

  8. Fátima Lucy

    Que excelente bom gosto…..cada cantinho tem um toque especial!!!!

  9. Obrigada querida, confesso que ele ficou muito prático mesmo..

    bjss e boa semana

  10. Fabiana

    Boa tarde Leia,
    Comprei apê em prédio antigo e a cozinha está original. Aqueles pisos e azulejos do tempo do Êpa…. sabe? Quero reformar geral. Pisos, azulejos e móveis.
    Você indica alguma empresa de móveis planejados, marmorarias, etc… na região da grande Florianópolis??
    Att, Fabiana

Deixe um comentário