Arte Naïf: arte com alma

Arte Naïf

Recebi de minha grande amiga Silvana um belíssimo presente, daqueles que não dá para mensurar. Ela me deu esse quadro que ela mesma bordou, contando uma história que nós duas vivenciamos aos 13 anos, quando nos apaixonamos pelo trapezista do circo. Aqui ela conta toda essa história com detalhes.

Na imagem acima, abaixo e à direita, nós duas estamos juntinhas – eu, a loira; e ela, a morena.

Obrigada minha amiga querida, por resgatar detalhes do nosso passado com tanta doçura

Esse quadro está participando da exposição de Bordados “Hoje tem marmelada tem sim sinhô”, no circo da Bilica, em Florianópolis durante todo o mês de outubro, das 13h 30 às 18 h 30.

Essa técnica é conhecida como Arte Naïf (ingênuo). Caracteriza-se pela simplicidade nos formatos e nas técnicas dos desenhos e dos bordados. As obras são feitas de modo espontâneo e com total liberdade estética de expressão. Também denominada de Arte Primitiva, geralmente é desenvolvida por artistas sem o conhecimento das técnicas acadêmicas. Muito críticos afirmam que os artistas que fazem uso dessa técnica não o fazem com o cérebro, mas com a alma.

Abaixo você pode ver as etapas de um dos trabalhos em Arte Naïf da minha amiga Silvana. Nessa arte, ela está com suas amigas, na praia da Joaquina, na década de 70.
Arte Naïf
1º – Desenho feito com lápis de cor em uma folha de papel.
Arte Naïf
2º – Escolha dos tecidos para a montagem do fundo.
Arte Naïf
3º – Riscos sobre o tecido para fazer o bordado.
Arte Naïf
4º – Trabalho finalizado.
Endereço do Circo da Bilica: Rua Manoel Pedro Vieira, 601 – Praia da Armação – Fone:(48) 3206-7941.

Este post tem 7 comentários

  1. monica macedo soares abelha

    Gostei demais ! Muito fofo este bordado .

  2. Silvana

    Leia, foi com muito prazer que eu fiz este bordado pra ti. Contar histórias de bons momentos deste jeito é realmente muito legal. Meus outros quadros estão sempre contando histórias de bons momentos, ainda bem que eu tenho muitos outros pra contar né? Estarmos uma no coração da outra ,por tantos anos, é fruto da admiração, amor e do cultivo que toda amizade deve merecer! Beijos!!!

    1. Silvana desculpe a demora, so agora que vi sua msg…é isso mesmo Silvana é um amor pra vida toda!!!! obrigada por ser minha amiga tão querida!

  3. Daniela

    Léia, adoro arte naif! O trabalho de sua amiga é inestimável mesmo, que riquíssimo!!! parabéns!

    1. Eu ainda vou aprender a fazer isso..é cheio de emoções esses trabalhos…adoro tb

  4. Eliane Pinto

    Encantador, um trabalho que realmente é feito com a alma. Chega emocionar. Parabéns as duas, pela amizade e pelos trabalhos. ?

Deixe um comentário