Menu

Receita de pudim de leite condensado

pudim-de-leite-condensado

Aprendi a fazer esse pudim de leite condensando com a Dinha, uma tia/avó do meu ex-marido, que morou comigo durante muitos anos e ajudou a criar meu filho. Já era muito velhinha quando ela foi para minha casa, e a única coisa que ela ainda fazia era esse delicioso pudim. Sempre solteira, morreu com 97 anos e deixou para mim essa maravilhosa receita.

Com o passar do tempo e com a ajuda do meu filho, que entende mais de cozinha do que eu, foram feitas algumas alterações.

Ingredientes para o pudim de leite condensado:

  • 8 ovos
  • 2 latas de leite condensado
  • 2 latas de leite
  • Ingredientes para o caramelo:
  • 1 xícara de açúcar
  • 1/2 xícara de água

Modo de fazer:

Coloque os ingredientes do caramelo em uma forma de pudim grande e com tampa. Misture lentamente com as pontas dos dedos e não mexa mais. Assim que começar a dourar, tire do fogo e, com uma colher grande, e também com muito cuidado para não se queimar, vá espalhando o caramelo em volta de toda a forma. Reserve.

Misture todos os ingredientes do pudim no liquidificador. Se o seu liquidificador for pequeno, faça em duas etapas. Coloque essa mistura com cuidado sobre a forma caramelizada. Feche a forma e coloque-a em banho-maria. Para o banho-maria, use uma panela maior que a forma e com as bordas altas. Coloque água até a metade da forma e deixe cozinhar por 55 minutos. Cuide para a água não faltar – vá acrescentando água quente, caso diminua muito. Desligue. Tire do banho-maria e deixe esfriar antes de ir para a geladeira para gelar.

Para desenformar, coloque a forma de pudim sobre o fogo e deixe esquentar um pouco para o caramelo dissolver. Um minutinho apenas. Vire sobre um prato grande ou com bordas.

Dica:

Se sobrar caramelo na forma, coloque um pouco de água e leve ao fogo novamente para dissolver e jogue sobre o pudim.

11 comentários
  1. leila barros
  2. Zena R. Silveira
  3. Alessandra.olivera.franca@hotmail.com
  4. Alessandra.olivera.franca@hotmail.com
  5. Janete Rodrigues Martins

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *