Receita de pudim de leite condensado

pudim-de-leite-condensado

Aprendi a fazer esse pudim de leite condensando com a Dinha, uma tia/avó do meu ex-marido, que morou comigo durante muitos anos e ajudou a criar meu filho. Já era muito velhinha quando ela foi para minha casa, e a única coisa que ela ainda fazia era esse delicioso pudim. Sempre solteira, morreu com 97 anos e deixou para mim essa maravilhosa receita.

Com o passar do tempo e com a ajuda do meu filho, que entende mais de cozinha do que eu, foram feitas algumas alterações.

Ingredientes para o pudim de leite condensado:

  • 8 ovos
  • 2 latas de leite condensado
  • 2 latas de leite
  • Ingredientes para o caramelo:
  • 1 xícara de açúcar
  • 1/2 xícara de água

Modo de fazer:

Coloque os ingredientes do caramelo em uma forma de pudim grande e com tampa. Misture lentamente com as pontas dos dedos e não mexa mais. Assim que começar a dourar, tire do fogo e, com uma colher grande, e também com muito cuidado para não se queimar, vá espalhando o caramelo em volta de toda a forma. Reserve.

Misture todos os ingredientes do pudim no liquidificador. Se o seu liquidificador for pequeno, faça em duas etapas. Coloque essa mistura com cuidado sobre a forma caramelizada. Feche a forma e coloque-a em banho-maria. Para o banho-maria, use uma panela maior que a forma e com as bordas altas. Coloque água até a metade da forma e deixe cozinhar por 55 minutos. Cuide para a água não faltar – vá acrescentando água quente, caso diminua muito. Desligue. Tire do banho-maria e deixe esfriar antes de ir para a geladeira para gelar.

Para desenformar, coloque a forma de pudim sobre o fogo e deixe esquentar um pouco para o caramelo dissolver. Um minutinho apenas. Vire sobre um prato grande ou com bordas.

Dica:

Se sobrar caramelo na forma, coloque um pouco de água e leve ao fogo novamente para dissolver e jogue sobre o pudim.

Este post tem 12 comentários

  1. leila barros

    ola,adorei vou fazer.obrigado

  2. Zena R. Silveira

    Olá,
    Parabéns!!! Pelas receitas são todas deliciosas!!! Essa receita de pudim de leite condensado, uma delicia!!! Hummmm!!! Vou fazer!!! abs.

  3. Alessandra.olivera.franca@hotmail.com

    Leia, que saudades. Você sabe o quanto te gosto. Que delícia esse pudim , só tenho dificuldade na calda. Mais vou continuar tentando. Um beijo grande abraço você é para a sua filha também. Que Deus abençoe a todos vocês sempre. Beijocas Alê ????

    1. Coisas da Léia

      Alessandra me emocionei ao ler isso…olha só to pensado em fazer um vídeo só com a calda…legal né? um grande beijo querida e uma semana bem legal…bjsss

  4. Alessandra.olivera.franca@hotmail.com

    Leia querida.? Nunca deixarei de te agradecer.Parabéns pelo sucesso. Beijocas Alê.

  5. Janete Rodrigues Martins

    Amo esse pudim e minha mãe ´sempre faz pra mim, mas agora com essa receita
    acho que dou conta, vou fazer!!! Bjs.

    1. É a sobremesa mais fácil de fazer e melhor, dá pra fazer dias antes e levar a qualquer lugar dentro da forma, é so amarrar um pano em volta…bjsss e depois me manda uma foto

  6. São Piedade

    Olá!
    Gosto muito das suas receitas!!! São todas deliciosas!!!
    Essa do pudim de leite condensado ! hummmmm!!! vou fazer.

Deixe uma resposta