Menu

Xarope Expectorante Caseiro

xarope expectorante

Esta é uma receita de xarope expectorante excelente, fácil de fazer e com ingredientes que você encontra facilmente na feira. Pode ser guardado na geladeira por vários meses – no máximo seis. Sempre antes de tomar, prove para ver se ainda possui o mesmo aroma e sabor do início, assim você vai ter certeza que está bem conservado.

A receita é do meu amigo Alésio dos Passos Santos. Ele é Especialiasta em Plantas Medicinais e professor do curso de Naturologia da Unisul. A receita desse xarope expectorante usa basicamente três ingredientes principais que possuem várias propriedades farmacológicas:

Abacaxi: rico em minerais, cálcio, ferro, manganês, fósforo, vitamina A e C e a bromelina, que é uma enzima proteolítica (que auxilia a hidrólise das proteínas). Pelo seu teor de fibras, auxilia na prisão de ventre, agindo como laxante natural, entre outras propriedades. Popularmente é usado nas afecções da garganta como expectorante; mucolítico, nos resfriados, tosses e bronquites; além disso, auxilia na digestão, na obesidade e na anemia. O suco é um excelente diurético.

Agrião: rico em vitaminas A e C e nos minerais: ferro, enxofre e potássio. A associação de algumas substâncias confere ao agrião a propriedade de expectorante.

Mel: bactericida natural, antiséptico, tonificante, excelente digestivo e vasodilatador.

Ingredientes:

1/2 kg de açúcar mascavo;
1 xícara de água;
1 abacaxi com casca e tudo, cortado em pedaços pequenos;
1 maço de agrião;
4 colheres de sopa de mel.

Modo de Fazer o xarope expectorante:

Junte o açúcar à água e deixe cozinhar até ficar em ponto mole de fio (escorre mais facilmente). Lave bem a casca do abacaxi, com água e sabão, pique todo o abacaxi em pedaços pequenos e misture à calda. Acrescente também o agrião lavado com os talos. Deixe cozinhar por uns dez minutos – se necessário coloque um pouco de água. Desligue, deixe esfriar e acrescente o mel. O mel não pode ser colocado na mistura quando ainda está quente para não perder as suas propriedades medicinais. Coe e coloque dentro de uma garrafa ou potes de vidro. Faça as etiquetas e guarde o xarope na geladeira.

Modo de Usar:

Três colheres de sobremesa por dia para crianças e uma colher de sopa, a cada 3 horas, para adultos.

Validade:

Se for guardado na geladeira a validade é de 3 meses. Mas, como é um produto com ingredientes da natureza, é sempre bom fazer o teste do olhômetro, observar a cor e o cheiro, para ver se continuam o mesmo.

Download da Etiqueta:

Você pode fazer a mesma etiqueta da foto. Clique sobre a imagem abaixo para fazer o download. Cole sobre a garrafa e para não descolar e nem borrar a tinta, cole sob um papel contact transparente.

 

Importante
  • Não pode ser consumido por diabéticos, pessoas que possuem restrições ao uso de açúcares e grávidas nos primeiros meses de gravidez.
  • Antes de tomar qualquer medicamento, mesmo que caseiro, converse com seu médico.
71 comentários
  1. Sol
  2. debor a dias
  3. Judith
  4. Sonia
  5. Francini
  6. Rosane Nascimento
  7. DEIVDIY
  8. Andrea
  9. Andrea
  10. Andrea
  11. ailton de souza lima
  12. rosivania jardim barbosa
  13. Isabel
  14. Adriana
  15. Monica
  16. Janaina
  17. Bárbara Adrieny
  18. Celia pimentel
  19. Angelita Antonello
  20. Mari Varela

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *