Xarope Expectorante Caseiro

xarope expectorante

Esta é uma receita de xarope expectorante excelente, fácil de fazer e com ingredientes que você encontra facilmente na feira. Pode ser guardado na geladeira por vários meses – no máximo seis. Sempre antes de tomar, prove para ver se ainda possui o mesmo aroma e sabor do início, assim você vai ter certeza que está bem conservado.

A receita é do meu amigo Alésio dos Passos Santos. Ele é Especialiasta em Plantas Medicinais e professor do curso de Naturologia da Unisul. A receita desse xarope expectorante usa basicamente três ingredientes principais que possuem várias propriedades farmacológicas:

Abacaxi: rico em minerais, cálcio, ferro, manganês, fósforo, vitamina A e C e a bromelina, que é uma enzima proteolítica (que auxilia a hidrólise das proteínas). Pelo seu teor de fibras, auxilia na prisão de ventre, agindo como laxante natural, entre outras propriedades. Popularmente é usado nas afecções da garganta como expectorante; mucolítico, nos resfriados, tosses e bronquites; além disso, auxilia na digestão, na obesidade e na anemia. O suco é um excelente diurético.

Agrião: rico em vitaminas A e C e nos minerais: ferro, enxofre e potássio. A associação de algumas substâncias confere ao agrião a propriedade de expectorante.

Mel: bactericida natural, antiséptico, tonificante, excelente digestivo e vasodilatador.

Ingredientes:

1/2 kg de açúcar mascavo;
1 xícara de água;
1 abacaxi com casca e tudo, cortado em pedaços pequenos;
1 maço de agrião;
4 colheres de sopa de mel.

Modo de Fazer o xarope expectorante:

Junte o açúcar à água e deixe cozinhar até ficar em ponto mole de fio (escorre mais facilmente). Lave bem a casca do abacaxi, com água e sabão, pique todo o abacaxi em pedaços pequenos e misture à calda. Acrescente também o agrião lavado com os talos. Deixe cozinhar por uns dez minutos – se necessário coloque um pouco de água. Desligue, deixe esfriar e acrescente o mel. O mel não pode ser colocado na mistura quando ainda está quente para não perder as suas propriedades medicinais. Coe e coloque dentro de uma garrafa ou potes de vidro. Faça as etiquetas e guarde o xarope na geladeira.

Modo de Usar:

Três colheres de sobremesa por dia para crianças e uma colher de sopa, a cada 3 horas, para adultos.

Validade:

Se for guardado na geladeira a validade é de 3 meses. Mas, como é um produto com ingredientes da natureza, é sempre bom fazer o teste do olhômetro, observar a cor e o cheiro, para ver se continuam o mesmo.

Download da Etiqueta:

Você pode fazer a mesma etiqueta da foto. Clique sobre a imagem abaixo para fazer o download. Cole sobre a garrafa e para não descolar e nem borrar a tinta, cole sob um papel contact transparente.

clique sobre a imagem
clique sobre a imagem

 

Importante
  • Não pode ser consumido por diabéticos, pessoas que possuem restrições ao uso de açúcares e grávidas nos primeiros meses de gravidez.
  • Antes de tomar qualquer medicamento, mesmo que caseiro, converse com seu médico.

Este post tem 71 comentários

  1. Léia, sobre o tempo que dura o xarope de guaco, na geladeira dura bastante, mas não saberei dizer quanto tempo, porque peguei a receita de uma senhorinha no Campeche(há muitos anos que ela fazia o xarope para as pessoas) e não perguntei. Pras pessoas que tenho feito, consomem em pouco tempo.

    1. Léia Cook

      Ando bem disponível para as amigas, vamos marcar algo? tb to com saudades!

      bjsss

  2. gloria

    Também gostaria de saber o modo de usar! se for possivél, me passe com urgencia….abraços

    1. Léia Cook

      Oi Glória, são 3 colheres de sobremesa por dia para crianças e 1 colher de sopa a cada 3 horas, para adulto. Contém açúcar e diabéticos não podem usar…bjsss

  3. gloria

    Desculpa! acho que eu é que não vi o modo de usar na receita! mas obrigada, vou fazer amanhã mesmo pro meu marido……..parabéns pelo blog, adorei. abraços

    1. Léia Cook

      Glória, é que não tinha mesmo. Eu só coloquei no post depois que vc me perguntou…obrigada…bjssss

  4. eu tambem faço um expectorante assim
    pega uma cabeça de alho 2 limao galego
    3 dente de alho e um copo frances de agua
    e meio litro de mel coloca tudo no liquidificador e bate
    tomar uma colher a cada 3 horas adulto e criança uma colher de cha

  5. Thays

    Olá.. boa noite. … gostei da receita mas meu bebê de 1 ano e 7 meses tem bronquite alérgica e nao pode com leite, ovos e ja vi q mel ele empola um pouco tbem. . Posso fazer a receita em o mel? bjin

    1. Léia Cook

      Oi Tays, claro que pode, vc só não vai ter as propriedades do mel (bactericida natural, antiséptico, tonificante, excelente digestivo e vasodilatador), mas ainda possui as propriedades dos outros ingredientes.

  6. Tenho que coar ou vai com tudo? Posso adicionar cebola e alho a receita? Obrigado.

    1. Léia Cook

      Oi Dênys vou perguntar para meu amigo que me deu a receita e depois te digo

      bjss

    2. Léia Cook

      Ele me falou o seguinte: existem os xaropes compostos, todas as duas plantas são usadas como xarope, mas em pouca quantidade, pois o alho e cebola são também para a circulação, e podem baixar muito a pressão.

  7. Sharlene

    Gostaria de saber se tem que coar o xarope depois de pronto. Bjss e obrigada.

  8. cacau

    gostaria de saber se posso substituir o açúcar mascavo por açúcar comum?

    1. cacau

      obrigada Leia,vou fazer,um grande abraço e que o Senhor Jesus te cubra de bençãos.

  9. ola gostaria de saber se esse xarope é bom para expelir o catarro pois meu filho ( 9 anos ) está com uma tosse e cheio de secreção entao quero dar um expectorante para expelir tudo.

  10. Sol

    Leia tem q coar antes de colocar no vidro?

  11. debor a dias

    tem q ser tomado em qual temperatura?

    1. Gelado, pois é guardado na geladeira. Não se preocupe por ser gelado, pois para uma infecção essa temperatura é boa.

      bjss boa semana

  12. Judith

    Leia Depois de feito o xarope é preciso passar no liquificador e coar?

  13. Sonia

    Oi eu to com uma tosse muito forte e com a secreção preza . Só tem esse xarope ,ou vc pode me endicar outro.

    1. Oi Sônia, eu não sou especialista no assunto, quem me passou essa receita foi um amigo naturologista.
      Mas como já tive muito essa tosse seca, sempre depois de uma gripe, eu tenho algumas dicas pra vc: Se for a noite, retire toda a coberta e deixe o corpo esfriar, tome algo bem quente e deite de lado ou de barriga para baixo, nunca para cima.
      Em último caso, molhe um guardanapo com um pouco de álcool e prenda no pescoço. Mas muito cuidado, passe longe do fogo.
      Agora, se a tosse persistir por mais de uma semana, procure um médico.

  14. Francini

    Olá! O açucar é importante?
    E se só usar o mel?

    1. Oi Francini, o açúcar serve como conservante do xarope e o mel não pode ser cozido porque perde suas propriedades, mas vc pode acrescentar mais mel em vez do acúcar sim, mas a quantidade eu nunca testei. Bjsss

  15. Rosane Nascimento

    Adorei a receita,fiz p meu filhão de 15 anos!!!

  16. Suelen

    Olá, gostaria de saber se esse xarope serve para expelir secreções de sinusite?

    1. Segundo meu amigo Alésio (https://www.facebook.com/alesio.dospassossantos), que me passou essa receita:
      “A sinusite só é curada quando as secreções são expelidas. Que pode ser feito com inalações. Todas as plantas aromáticas podem ser usadas para isso, como manjericão, tomilho, alecrim. Mas a meu ver, a melhor é a inalação com a thuya ocidentales ou thuya orientales. Essa planta tem o nome popular de Árvore da Vida. É comum em qualquer região. É um tipo tipo pinheiro. Pesquise mais sobre ela na internet”.
      bjsss e boa Páscoa

  17. Bom dia. So vi essa receita agora pois estava tentando achar como conservo um xarope caseiro que fiz para minha filha para sinusite. Vc ja ouviu falar ? Agriao ,cebola roxa e acucar mascavo. Achei que o gosto ficou tao forte de cebola . A minha duvida e se devo guardar na geladeira e por quanto tempo. E sobre a receita foi um maço de agriao, 3 cebolas roxas e 1 kilo açucar mascavo levei tudo ao forno por 1 hora e expremi em um pano. Disseram que muito bom para sinusite. Minha filha tem 5 anos . Obrigada .

    1. Ana Paula, bom dia. Olha não conheço essa receita, mas a conservação de produtos feitos em casa devem ser analisados pelo cheiro, gosto e aparência…vc que deve sentir…e conservado na geladeira claro…bjsss e boa semana

  18. DEIVDIY

    OI, QUANDO VC DIZ, UM ABACAXI COM CASCA E TUDO, ISSO INCLUI A COROA TAMBÉM ?

  19. Andrea

    Olá, esse xarope de agrião pode ser batido antes no liquidificador e depois colocar ferver?

    1. Oi Andrea pode sim, a única coisa é que o xarope pode estragar mais facilmente. O ideal mesmo, se vc quer que dure mais, é que se tire a planta de dentro depois de 1 dia…bjsss

  20. Andrea

    Não entendi. Eu pensei em bater só o agrião com um pouco de água no liquidificador para usar todas as propriedades e logo em seguida já cozinhar a batida com o açúcar e o abacaxi inteiro. Acrescentar o mel quando estiver tudo frio e deixar na geladeira. Assim perde fácil ou se bater o agrião no liquidificador perde algum nutriente?

    1. Andrea, vc consegue mais facilmente os ingredientes, mas por ser uma massa, mesmo que coado, pois sempre passa alguns resquícios, ele pode estragar mais facilmente. Mas se vc quer usar logo acho , acredito que a ideia é muito boa…bjss e bom final de semana

  21. Andrea

    Haaa esqueci de falar em coar tudo antes de acrescentar o mel. Obrigada.

    1. Oi Andrea, Não tem necessidade de colocar o mel depois de coar…assim que estiver morno já pode colocar o mel. Como ele se dissolve no líquido não vai ficar no coador.

  22. ailton de souza lima

    boa tarde, fiz esse xarope, mas estou com duvida. depois de pronto e coado e frio eu misturo o mel. obrigado.

  23. rosivania jardim barbosa

    e otimo muito bom

  24. Isabel

    Oi eu gostaria de saber se posso fazer pra dar para meu bebê de 9 meses

    1. Oi Isabel…Segundo meu amigo Alesio, especialista em plantas medicinais “…é muito perigoso dar chás para bebês, a única maneira é molhar a chupeta no xarope, uma ou duas vezes ao dia, no máximo”. Bjss e boa semana pra vc e seu bebê.

  25. Rosangela

    Olá boa tarde, meu bb tem dez meses, ja ta com quase dois meses com tosse, ja dei vários xarope mas até agora nada desse catarro sumir 🙁 , já fiz, até um xarope de abacaxi com mel que mem ensinaram, mas tbem nada ainda!

  26. Adriana

    Posso trocar o açúcar mascavo por açúcar refinado se eu não encontrar pra compra?

  27. Monica

    Oi Lea, posso bater tudo no liquidificador e depois coar para render mais?? 🙂

    1. Olá Mônica, tudo bem?
      Se vc for tomar no máximo em 3 dias e colocar na geladeira, não tem problema, mas para conservar por mais tempo não pode, porque bater todos os ingredientes no liquidificador facilita a deterioração do xarope, mesmo coando sempre passa algum resíduo…bjsss

  28. Janaina

    Olá gostaria de saber se posso dar esse xarope para minha filha de 1 e 5 meses?

    1. Olá Janaina…Segundo meu amigo Alesio, especialista em plantas medicinais “…é muito perigoso dar chás para bebês, a única maneira é molhar a chupeta no xarope, uma ou duas vezes ao dia, no máximo”. Bjsss e bom feriado

  29. Oi Léia, to adorando seu site, muita coisa bacana! Mas foi por conta de pesquisar algo para combater a bronquite que acabei aqui. Vc respondeu acima que é perigoso dar chás para o bebe, mas seria o xarope ou chá? Minha filha tem 1 ano e quatro meses e ano passado, com 6 meses teve varias crises de um quadro de bronquite. Passou inverno, melhorou. Agora esta começando novamente o frio e parece que os problemas tb estão voltando. Eu fui ao especialista e d§e-lhe berotec & Cia Ltda para o meu desespero. Dai pesquisando algo natural vi o xarope. mas entanto fiquei na dúvida se pode ou não dar a ela. Obrigada! Bj

  30. Bárbara Adrieny

    Boa noite! minha bebê tem 2 meses, ela pode tomar esse xarope?

    1. Olá Bárbara…Segundo meu amigo Alesio, especialista em plantas medicinais “…é muito perigoso dar chás para bebês, a única maneira é molhar a chupeta no xarope, uma ou duas vezes ao dia, no máximo”. bjsss

  31. Celia pimentel

    Eu faço um xarope muito bom e bater um molho de agrião no liquidificador com um pouco de leite depois ferver o resto do leite e jogar ainda quente no agrião e adoçar com mel ou acucar,gosto do mel porque e expectorante,tomar dois ou três copos por dia Coado é bater e valer.experiencia propria.

    1. Nossa deve ser tiro que queda da gripe…que delicia…obrigada pela dica Celia…bjssss e boa semana

  32. Angelita Antonello

    Oi posso dar para uma criança de nove meses?

    1. Olá Angelira…Segundo meu amigo Alesio, especialista em plantas medicinais “…é muito perigoso dar chás para bebês, a única maneira é molhar a chupeta no xarope, uma ou duas vezes ao dia, no máximo”.
      Melhor é consultar um médico.
      Bjss e melhoras para o bebê

  33. Mari Varela

    olá, excelente xarope. Dá resultado, é só seguir as recomendaçoes de uso. Eu o fiz, e acrescentei um feixe de tomilho apos desligá-lo do fogo. Guardei depoi de frio e coado em garrafa de vidro escura e tampada com rolha. É tiro e queda! Super remédio.

    1. Ah que legal, bom saber esse da garrafa escura e do tomilho…vou usar tb…bjsss e obrigada pela dica

Deixe um comentário