Menu

Flores e Morangos: delícias do interior catarinense

O interior do estado de Santa Catarina é sempre uma surpresa, a uns 50 km de Florianópolis, encontrei, em uma localidade pequena chamada de Mato Francês,  um casal super simpático, José Altino Hoffmann e sua esposa Iara Regina Bereta Hoffmann, que plantam e comercializam, além de morangos orgânicos, flores para secar.

Eles vendem pelo fone (48) 9957-2125, ou em barraquinhas de feiras e festas da região de Rancho Queimado, sempre com o nome Flores Típicas da Região.

Nunca tinha visto esse processo e fiquei surpresa com o trabalho para se ter flores de qualidade.

O processo é bem complicado, a água e sol tem que ser muito bem controlados, pois o excesso de água pode apodrecer facilmente esta tão delicada plantinha.
As flores que eles plantam é a Estátice, uma espécie que possui várias tonalidade de cores e se adapta muito bem ao frio. Originária do Mediterrâneo, a Estátice cresce de 40 a 50cm de altura.

Logo após a colheita elas são penduradas em um local ventilado, seco e ao abrigo das intempéries do tempo. O local é escuro para que as suas cores mantenham-se vivas.

Ganhamos três caixas iguais a essa de presente. São morangos orgânicos e por isso o sabor é incrível. Quase não sobrou para fazer geleia, não parávamos de comer. Deliciosos!

2 comentários

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *