Menu

Bordados em ponto simples – com riscos

“Busca lã e linho e de bom grado trabalha com as mão. Faz para si cobertas, veste-se de linho fino e púrpura”. Provérbios (970-700 A.C.)

O primeiro tipo de bordado que se tem notícia era o ponto cruz. Já na pré-história os homens bordavam o ponto cruz nas costuras das vestes, feitas com as peles dos animais. As agulhas eram feitas de ossos e no lugar das linhas eram usadas tripas de animais ou fibras vegetais.

O bordado como aplicação, data de tempos distantes. O primeiro fóssil, encontrado na Rússia, havia em suas vestes, aplicações adornadas com grânulos de marfim, datada de 30 mil anos.A.C..

Bordar era um forma, que os povos antigos, encontravam para transmitir seus sentimentos. Eram poesias feitas com linhas e agulhas.

Gosto muito de bordados simples, feitos com pontos como o corrente. E encontrei em uma loja de aviamentos toalhas riscadas para bordar. Comprei algumas toalhas e levei para um senhora bordar para mim. Disse a ela deveria para fazer o ponto e a cor que ela quisesse. Ficou lindo e foi feito com muito capricho. Um bordado assim, torna a casa muito mais acolhedora.

Abaixo você encontra os riscos. Basta clicar na imagem, imprimir em papel A4 (formato paisagem) e transferir para a toalha, usando um carbono para tecido.

 

 

 

 

 

 

Fontes: kapuiescoladebordado.

14 comentários
  1. Ana Maria dos Santos Cardoso
  2. Valéria Rossati
  3. Rebeca
  4. Regina Ana Woellner
  5. Cida
  6. Nelida
  7. Ana Silvia

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *