Bordados em ponto simples – com riscos

“Busca lã e linho e de bom grado trabalha com as mão. Faz para si cobertas, veste-se de linho fino e púrpura”
Provérbios (970-700 A.C.)

Bordados em ponto simples – com riscos, Coisas da Léia

O primeiro tipo de bordado que se tem notícia era o ponto cruz. Já na pré-história os homens bordavam o ponto cruz nas costuras das vestes, feitas com as peles dos animais. As agulhas eram feitas de ossos e no lugar das linhas eram usadas tripas de animais ou fibras vegetais.

O bordado como aplicação, data de tempos distantes. O primeiro fóssil, encontrado na Rússia, havia em suas vestes, aplicações adornadas com grânulos de marfim, datada de 30 mil anos.A.C..

Bordar era um forma, que os povos antigos, encontravam para transmitir seus sentimentos. Eram poesias feitas com linhas e agulhas.

Gosto muito de bordados simples, feitos com pontos como o corrente. E encontrei em uma loja de aviamentos toalhas riscadas para bordar. Comprei algumas toalhas e levei para um senhora bordar para mim. Disse a ela deveria para fazer o ponto e a cor que ela quisesse. Ficou lindo e foi feito com muito capricho. Um bordado assim, torna a casa muito mais acolhedora.

Abaixo você encontra os riscos. Basta clicar na imagem, imprimir em papel A4 (formato paisagem) e transferir para a toalha, usando um carbono para tecido.

Veja outros bordados simples

Este post tem 17 comentários

  1. Ana Maria dos Santos Cardoso

    Gostei muito! Meu interesse é pelos riscos de bordado livre…Prático e rápido…
    Muito obrigada!

  2. Valéria Rossati

    obrigada por compartilhar o seu conhecimento e materiais. Feliz 2016, com muitas linhas, riscos e criatividade.

  3. Rebeca

    Oi…eu nunca fiz ponto livre..você não tem o passo a passo?

    1. Menina, fui procurar no Youtube e não encontrei nenhum pra mostrar pra vc. Assim que der vou fazer um vídeo com o ponto livre pra mostrar pra vc…desculpe

      bjsss

  4. Regina Ana Woellner

    onde encontrar riscos para bordados – iniciação para minha neta de 8 anos.

    1. Regina no Pinterest procure por “embroidery patterns” que vc vai encontrar muitos…bjss e bom findi

  5. Cida

    Ola. Adoro bordados. Só depois que me aposentei que estou interessada nos bordados. Bordei um pano de prato com frase usando ponto atrás, mas o versi ficou terrivel. Existe alguma forma de melhora-lo? Pode se colocar alguma coisa para cobrir essa parte? Como iniciar e arrematar as linhas? Obrigada por compartilhar.

  6. Nelida

    Adorei os riscos e ideias de crochet. Obrigada

  7. Ana Silvia

    Olá, lindos os bordados. Estou procurando riscos em ponto cheio para bordar. É para minha mãe. Alguem sabe onde poderei comprar? É para ela brodar uma toalha tamanho medio de 1,20 x 1,20. Pode ser fundo branco ou bege.

  8. Adorei,me pareço com você, gosto de terminar logo o trabalho que começo,fico ansiosa para terminar.Seus bordados são lindos! Parabéns! Gostaria de aprender passo a passo. Obrigada!

    1. Obrigada Nilde, semana que vem vou fazer um post só de riscos de bordados com motivos florais, bem vintage…espero que vc goste…..bjsss

  9. GILMA VERIDIANA

    Oi boa tarde!

    Poderia me enviar a foto dos panos prontos pra eu ver as cores de linhas usadas. Achei lindo mas como to começando não sei que cores usar. Me ajuda

    Bjs

    1. Olá Gilma, esses panos foram feitos em 2015, faz 4 anos, e eles já se acabaram, nem tenho mais eles. Mas a cor é vc que inventa…bjsss

Deixe um comentário