Café com as amigas: como planejar

café com as amigas - cafe com bolo e flores

Se tem algo que a mulher gosta de fazer é tomar café com as amigas. Entre um gole de café e uma garfada no bolo, vem uma porção de histórias, de saberes, de sentimentos e quereres. Afinal, comida a gente compartilha, igual a sentimento bom e notícia feliz. Geralmente, isso acontece em uma cafeteria, mas, se você for como eu, que adora fazer pedacinhos de carinhos em forma de bolo, aqui eu te mostro como planejar um café com as amigas em sua casa.

Estou tratando de amigas, mas você pode convidar os meninos também, vai ficar muito divertido.

Lista das melhores amigas

Faça uma lista das amigas que você quer convidar e que tenham afinidades entre si, mesmo que ainda não se conheçam. Você que é a anfitriã vai saber unir essas pessoas. 

Importante: não esqueça de pedir a confirmação uns dias antes para que você possa se organizar. Pergunte se alguém tem intolerância alimentar ou é vegana, ou, ainda, vegetariana e procure adaptar a receita para essa amiga ou, então, fazer algo especial para ela.

Comidinhas deliciosas

café com as amigas - bolo de chocolate com morango em cima

Vamos pensar em 8 amigas. Você pode fazer dois pratos doces e dois pratos salgados. Todos pequenos. Procure escolher pratos que você possa fazer uns dias antes, ou mesmo fazer e congelar com antecedência. Ou, se preferir, encomende alguns. No entanto, faça pelo menos um bolinho simples, para colocar um pouco da sua energia e do seu carinho e pra dizer “esse fui eu que fiz”. Veja aqui várias opções de receitas de bolos caseiros.

Se a sua turma for fitness, faça um cardápio menos calórico e mais saudável.

Você também pode fazer um pão caseiro ou mesmo comprar numa boa padaria uns pãezinhos salgados. Coloque alguns frios e dois tipos de geléias – tudo em pouca quantidade. Nada de servir na própria embalagem, use pequenos potes e, depois, o que sobrar, volta à geladeira em sua embalagem original.

Bebidas para esquentar o café com as amigas

Café de boa qualidade e leite, todos bem quentes. Quem gosta de leite frio é o Starbucks. Sirva também um tipo de suco natural e chás. Fuja dos refrigerantes. Aqui você vai servir qualidade e não quantidade. Não esqueça de colocar na mesa o adoçante e o açúcar, que pode ser branco ou demerara.

Planeje suas compras

Depois de decidir sobre os pratos e bebidas a serem servidos e a quantidade de amigas que irá convidar, faça uma lista dos ingredientes que irá usar para fazer essas receitas. Para isso, eu criei um planejador de café com as amigas

Para usar o planner do café com as amigas, clique na imagem abaixo e imprima quantas vezes quiser.

café com as amigas - planner

Louças com histórias ou divertidas

Use a mais bonita que você tiver, sem se preocupar se são louças de porcelana fina ou prataria. Aqui vale mais o carinho da mesa bem arrumada e cheia de delicadezas em forma de quitutes. Até aquela louça antiga com nicadinho é linda, pois carrega sentimentos e memórias de outros tempos. Não se preocupe se não tiver a quantidade suficiente de louças ou talheres. Mesclar peças também fica bem interessante e divertido. Afinal, são suas amigas e querem mesmo é se sentir à vontade e ver uma mesa farta, de amigas e de amor.

Toalhas e guardanapos

Você pode usar uma toalha de mesa ou jogos americanos. Mas, se você não tiver americanos suficientes para todos os convidados, pode mesclar com outros tipos diferentes. Ou, se preferir, faça algo mais informal, estilo americano: todas as louças e comidas em um local e os convidados se servem e se sentam em outro. Essa opção é muito boa quando sua mesa não acomoda todas as pessoas.

Os guardanapos podem ser de papel ou de pano. Agora, se for colocar o de pano, coloque junto um pequeno guardanapo de papel para que elas possam retirar o batom.

Separe antes todos os talheres de servir os pratos e deixe uns pratinhos extras em um cantinho, caso alguém queira pegar um outro prato limpo.

Arrumando a casa para o café com as amigas

café com as amigas - flores na janela

Deixe a casa limpinha. Espalhe flores pelos espaços. Se quiser, coloque perfume de ambiente, mas cuidado para não exagerar, o cheiro principal deve ser das delícias que estão na mesa.

No banheiro, deixe toalhas de rosto limpas, papel higiênico extra e visível. Nada de deixar roupa atrás da porta pendurada. O banheiro pode não ter o azulejo mais lindo, nem a torneira da moda, mas tem que estar bem limpo.

Cuide de você 

Se puder dê uma descansadinha à tarde, isso renova a pele. Tome um bom banho, se arrume, coloque uma roupa e um sapato confortáveis. Só então vá fazer as finalizações do café. Deixe tudo pronto com antecedência para que você possa ficar descansada e curtir o café com as amigas. Não tem nada mais chato do que ver a dona da casa nervosa tentando agradar a todos. Se precisar, peça ajuda, afinal elas são suas amigas.

Siga-nos no Instagram: @coisasdaleia

Deixe um comentário