Como tirar o cheiro de roupa guardada: fórmula caseira

  • Categoria do post:Organização
  • Última modificação do post:13/06/2024
  • Tempo de leitura:4 minutos de leitura

Tirar o cheiro de roupa guardada quando o inverno chega de surpresa ou quando você precisa usar uma roupa que está guardada há muito tempo é sempre um problema. Esta mistura caseira de desodorante de roupa é ótima para tirar aquele cheirinho quando você não tem tempo suficiente para lavar a roupa.

cheiro de roupa guardada - desodorante de roupa

Não sei ai onde você mora, mas, aqui no Sul, o clima é sempre muito úmido, e a temperatura muda abruptamente durante a semana. Um dia você está de blusa de alcinha e, no dia seguinte, de blusa de lã. Assim, muitas vezes, não dá tempo de lavar as roupas para tirar aquele cheiro de roupa guardada no armário.

Um dos símbolos do “manezinho da ilha” (nativos de Florianópolis) é um indicador do nosso clima instável. O manezinho anda de chinelo de dedo durante o dia, na praia, pescando e, no final da tarde, quando começa o “vento suli” (vento sul), que traz frio, ele coloca a meia, mas não tira o chinelo de dedo.

Com esse clima incerto, o frio aqui sempre nos pega de surpresa e as roupas com cheirinho de guardadas. Para isso, o ideal é que sejam lavadas, mas, muitas vezes, não dá tempo; então, eu costumo fazer um spray caseiro de desodorante para roupas.

Ingredientes

  • 50 ml de álcool líquido 70º ou 90º
  • 50 ml de vinagre de álcool
  • 100 ml de água filtrada
  • 4 gotas de óleo essencial de erva-doce ou lavanda (opcional)
  • 1 recipiente spray

Modo de fazer o desodorante de roupa caseiro

  1. Misture todos os ingredientes.
  2. Com a ajuda de um funil coloque em um recipiente spray.
  3. Pendure a roupa em um cabide e dê algumas borrifadas.
  4. Coloque em um local arejado ou no sol para secar totalmente.
  5. Não se preocupe com o cheiro do vinagre, ele não vai ficar na roupa depois de seca. O vinagre é um antibactericida, muito importante para essa mistura.
  6. Se achar que não saiu o cheiro de roupa guardada totalmente, repita a operação.
  7. Essa mistura também serve para ser usada em almofadas, sofás, travesseiros e roupas de cama.
cheiro de roupa guardada - desodorante de rouoa
Veja aqui outras receitas de produtos caseiros para limpar e perfumar a casa: Limpa vidro caseiroAromatizador de ambienteReceita caseira de água de passarComo fazer detergente caseiro usando 5 ingredientes.

Léia

Olá, eu sou a Léia, eu crio conteúdos caseiros, como receitas, decoração, diy, jardinagem, artesanato, organização e tudo que diz respeito ao universo do lar.

Este post tem 2 comentários

  1. Cris Cardoso

    Gostei, parece bom. Vou testar.

    1. Léia

      Difícil vai ser encontrar álcool liquido 70º ou 90º, mas acho que em lojas especializadas em produtos de limpeza vc encontra.

Deixe um comentário