O arroz à grega é um prato típico da culinária brasileira, muito servido em festas de fim de ano, casamentos e almoços especiais. Apesar do nome, ele não tem origem grega — o título foi apenas uma forma de dar um ar sofisticado à receita. Trata-se de um arroz colorido e nutritivo, preparado com legumes picados (como cenoura, pimentão, ervilha, milho e uva-passa) refogados junto ao arroz já cozido. Em algumas versões, acrescentam-se também presunto em cubos, frango desfiado ou castanhas, deixando-o ainda mais festivo.
Esses dias perguntei a um amigo grego, que já mora no Brasil há muitos anos, se lá na Grécia existia esse tal de arroz à grega. Ele riu e disse: “Lá ninguém nunca ouviu falar disso… mas, convenhamos, todo arroz que a gente come por lá já é grego mesmo.” 😅
O prato surgiu provavelmente entre as décadas de 1940 e 1950 no Brasil, quando a culinária “internacional” começou a ganhar espaço nos restaurantes. Dar nomes estrangeiros era um jeito de valorizar a receita e deixá-la com um ar mais sofisticado. Alguém olhou pro arroz cheio de legumes coloridos e pensou: “isso aqui tem cara de internacional!” — e batizou de “à grega”. Assim, o simples arroz com cenoura, ervilha, pimentão e uva-passa virou “à grega”. Ou seja, o nome é mais um batismo brasileiro criativo do que uma herança grega de fato.
INGREDIENTES
- 2 xícaras de chá de arroz branco
- 2 colheres de chá de óleo Se preferir use azeite.
- 1 cebola picada
- 1 cenoura média.
- 1 pimentão vermelho pequeno.
- ½ xícara de chá de ervilhas congeladas ou frescas.
- 1 colher de chá de sal rasa.
- 1 folha de louro.
- 4 xícaras de chá de água fervente.
- 1 xícara de chá de uvas-passas.
- 2 colheres de sopa de cheiro verde picado Salsinha e cebolinha.
MODO DE FAZER
- Pique a cebola
- Descasque e corte a cenoura em cubos pequenos.
- Corte o pimentão em cubos pequenos (descarte as sementes)
- Leve uma panela ao fogo. Quando aquecer, regue com o óleo, adicione a cebola, a cenoura e o pimentão. Tempere com o sal e refogue por 2 minutos até a cebola e pimentão murcharem.
- Acrescente o arroz e mexa bem para envolver todos os grãos do óleo – isso ajuda a deixar os grãos soltinhos depois de cozidos.
- Despeje a água quente sobre o arroz, junte o louro, a ervilha e misture bem.
- Assim que a água começar ferver, abaixe o fogo e tampe parcialmente a panela. Para verificar se a água secou, fure o arroz com um garfo e afaste alguns grãos do fundo da panela; se ainda estiver molhado, deixe cozinhar mais um pouquinho.
- Desligue o fogo, acrescente as uvas-passas e mantenha a panela tampada por 5 minutos para que os grãos terminem de cozinhar e as uvas-passas hidratem com o vapor.
- Solte o arroz com um garfo, descarte a folha de louro e misture o cheiro verde.
- Transfira para uma tigela e sirva a seguir.
Variações do arroz à grega
👉 Esse arroz também pode ser preparado aproveitando sobras de arroz e de legumes. Não chega a ser um arroz à grega, mas sim um arroz temperado — que, convenhamos, é igualmente delicioso! 😋 Confira alguns ingredientes que podem entrar nessa mistura:
- Abobrinha verde
- Lingüiça
- Palmito
- Tomate cereja (este deve ser colocado no final)
- Sobras de churrasco
- Brócolis
- Peito de frango desfiado (Receita de arroz oriental)
- Queijo ralado para finalizar
- Milho verde cozido
- Camarão e sobras de peixe
- Ovos mexidos

Gostou dessa receita de arroz à grega? Conta pra gente nos comentários como ficou a sua versão! Não esquece de salvar para fazer de novo e compartilhar com quem ama uma boa refeição caseira!