
A laranja kinkan, também conhecida como xim xim doce, é uma pequena fruta cítrica originária da Ásia. Ela se assemelha à laranja comum, mas possui algumas características distintas, é bem menor que a laranja, com diâmetro entre 2 e 3 cm, A casca da kinkan é fina, macia e comestível, ao contrário da laranja comum que precisa ser descascada. Ela pode ser amarela, laranja ou vermelha, dependendo da variedade. A polpa da kinkan é suculenta, ácida e doce ao mesmo tempo, com um sabor mais intenso que a laranja comum.
Senta que lá vem historinha: eu a a laranja kinkan🍊
Quando criança, eu era a filha aplicada e a aluna dedicada, mas estava longe de ser a princesinha de vestido rosa e sapatilha de balé. Eu era moleca — vivia de chinelo de dedo, shorts e blusinha, sempre com os joelhos ralados e o riso fácil. Gostava mesmo era das brincadeiras dos meninos; brincar de boneca me parecia um tédio. As poucas que eu tinha acabavam com o cabelo cortado e sobrancelhas rabiscadas de caneta.
Meu grande amor era a bicicleta. Ah, a minha Monareta vermelha! O vento batendo no rosto, os cabelos desgrenhados, a sensação de liberdade — como sinto saudade daquela época.
Uma das minhas travessuras favoritas era invadir, com meus amigos inseparáveis, Ninho e Neivan, o pomar da vizinha, Dona Benigna, para “roubar” laranjinhas kinkan. Ela, que sabia de tudo, fingia não ver. No dia do meu aniversário, apareceu na minha porta com um presente: uma caixinha de lenços dobrados como flores — ainda me lembro do encantamento com aquela delicadeza — e um vidro de compota de laranjinha kinkan. Era como se ela me dissesse, sem palavras, que entendia a alegria da minha infância.
São gestos assim que ficam para sempre guardados no coração, como pequenas âncoras de afeto. Saí cedo da minha cidade e nunca mais encontrei Dona Benigna. Se soubesse que essa saudade me acompanharia a vida toda, teria pedido a ela a receita daquela compota — doce como a generosidade que ela me ensinou.

Adoro fazer geleias e compotas, então resolvi fazer a compota dessas laranjinhas e o sabor do azedinho com o doce do açúcar ficou perto. Veja a receita abaixo:
INGREDIENTES
- 1 kg de laranja kinkan
- 500 g de açúcar cristal se quiser pode fazer mais doce
- 1 colher de sopa de álcool
MODO DE FAZER
- Coloque as laranjinhas em um recipiente de alumínio, respingue álcool e, com muito cuidado, ateie fogo, deixando queimar até apagar.
- Lave-as bem e deixe-as de molho em água por 4 horas.
- Descarte a água e faça, com um palito, um furo no sentido longitudinal de cada laranja.
- Cubra novamente com água e ferva até que estejam macias. Certa de 1/2 hora e escorra a água novamente.
- Distribua metade do açúcar no fundo de uma panela de pressão, coloque as kinkans e cubra com o açúcar restante.
- Tampe e deixe cozinhar em fogo baixo até começar a apitar. Desligue o fogo e reserve na panela tampada por 12 horas ou de um dia para o outro.
- Depois desse tempo, coloque na geladeira em junto com o caldo.
- Sirva bem gelado, puro ou com creme de leite batido.

Interessante, porque flambar as laranjas ?
Olá, bom dia, serve para tirar um pouco dos óleos da casca que dão o amargo ao preparo.
Você não retira as sementes? Não amarga o doce?
Oie, não, nessa laranjinha é tão pequena que não faz diferença…e não amarga não…bjsss
Bela receita obrigada
E uma delícia!
Receita maravilhosa
Obrigada 🙂
vou fazer para vê se acerto
obrigada 😃
Depois me conta se deu certo…bjssss
Fica assim tão bonita quanto a foto?
A foto fui eu que fiz e não sou profissional, mas confesso que a laranja kinkan é bem fotogênica
Bjss e bom domingo
Olá! Qndo cozinhar com o açúcar não se coloca água?
Oiee Anna,
Se quiser, pode colocar um pouco, mas não há necessidade porque a laranja já tem a polpa, com a água vc só vai cozinhar por mais tempo.
bjss e bom final de semana