
O doce de abóbora em calda na cal é uma iguaria tradicional brasileira, com raízes profundas na nossa culinária. Apesar de sua presença marcante em diversas regiões do país, a origem exata desse doce ainda é um pouco nebulosa, sendo atribuída a diferentes estados, como Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Quem mora no sul do país, em algum momento de sua vida, já comeu esse doce de abóbora. Sequinho por fora e macio por dentro – é sua textura que mais encanta o nosso paladar. Este doce típico da região sul do Brasil e era uma das sobremesas mais comuns em nossas casas. Simples de se fazer, o doce de abóbora usa poucos ingredientes, que são baratos e encontrados facilmente nos mercados do interior.
INGREDIENTES
- 1 kg de abóbora pescoço cubos de 3 cm
- 500 g de açúcar cristal
- 3 colheres de sopa de cal (aquela de construção mesmo)
- 8 unidades de cravos-da-índia
- Água
MODO DE FAZER
- Descasque a abóbora, corte em cubos de maior ou menos 3 cm cada um e coloque em uma bacia grande.
- Coloque sobre ela a cal.
- Despeje a água e deixe, no mínimo 1 hora de molho. Não passe de duas horas porque ela pode ficar muito seca.
- Depois desse tempo, escorra toda a água e lave bem cada quadradinho em água corrente. Reserve
- Numa panela grande, junte o açúcar, 1 xícara de água e os cravos da Índia. Mexa somente para misturar e não mexa mais até a calda ficar com uma cor levemente caramelo.
- Com cuidado para não se queimar, acrescente os quadrados da abóbora, 2 xícaras de água e deixe cozinhar até ficarem macios. Cerca de 10 minutos.
- Espete um garfo para ver se o interior está macio.
- Ainda quente coloque em um pote esterilizado, feche bem e coloque na geladeira.
- Ela só vai estar boa no dia seguinte quando absorver bem a calda de açucar.
- Dura até 3 semanas fechado na geladeira.
Por que a cal é usada no doce de abóbora em calda
- A cal reage com os açúcares presentes na abóbora, formando uma crosta externa crocante e um interior macio e úmido.
- A cal atua como um conservante natural, aumentando a vida útil do doce.
- A cal confere um sabor levemente alcalino e adstringente, que equilibra a doçura da abóbora.
O doce de abóbora em calda na cal é muito mais do que apenas um doce. Ele representa a rica história da culinária brasileira, a criatividade de nossos antepassados e a tradição de transmitir receitas de geração em geração. Se você ainda não experimentou esse delicioso doce, não perca a oportunidade de saborear essa verdadeira obra de arte culinária.
Por que a cal não faz mal a saúde?
A cal usada em pequenas quantidades como a usada neste doce, não faz mal a saúde, porque seu PH é neutro. Não há evidências científicas, mas alguns acreditam que a cal pode ajudar o organismo a absorver mais cálcio (não encontrei estudos sobre isso).
Como fazer o doce de abóbora cristalizado?
Caso você prefira o doce cristalizado, depois que o doce estiver frio, escorra a calda em uma peneira, passe cada pedaço no açúcar cristal e deixe secar sobre forma grande, no sol ou em local bem ventilado. Assim que secar, guarde em recipiente bem fechado.
Essa é a abóbora pescoço:

Receita de doce de abóbora e coco para passar no pão

Receita maravilhosa ..Adoro receitas assim…Simples mas com certo refino… segredinhos com toque especial. .. Obrigado por cpt com a gente esta delícia 😘
Bota um sorvetinho de creme em cima….ai sim dá uma refinada no sabor…bjss querida
Aiii que deu água na boca aqui . Maravilhosa receita .
Realmente essas comidinhas de mãe, na nossa idade a gente gosta mais do que antigamente…bjss querida
Léia querida!!! É a Flavi, tua cabeleireira. Falei prainha vizinha italiana sobre este doce e que ele tem cal na receita e ela achou estranho. Pediu pra eu enviar a receita pra ela e fui procurar. Menina! Acredita que foi o primeiro que apareceu pra mim? Tá com tudo e não tá prosa! Parabéns pelo “number one” no google e por dividir com a gente tuas receitas. Saudade demais das nossas conversas! Bjuxx
Oiee, como vc tá menina? Tá gostando?
Então, tenho alguns posts na primeira página do Google. O da Abóbora na cal é o segundo que mais tenho acessos e “como fazer peixe frito” é o primeiro.
Diz pra tua vizinha que a cal virgem já era usada na alimentação, no Egito antigo e que, além de deixar os doces crocantes por fora e macio por dentro, a cal pode ajudar o organismo a absorver 27% mais cálcio.
Bjss e manda notícias sempre.
Oi Léia! Estou ótima! Amando estar aqui e imagina só as delícias que tenho experimentado. Vou falar sim e assim que for época de abóbora aqui vou fazer pra ela experimentar. Muito sucesso!
Obrigada querida, tudo de bom ai pra vc
Amei a receita do doce de abóbora com coco, receita super fácil e saborosa! Obrigada Léia
Vai adorar!! Eu fiz neste final de semana, mas ainda não testei, porque ela fica melhor depois de uns dias.
bjssss e boa semana