- Cozinhas: Judia, Portuguesa
- Dificuldade: Fácil
Como fazer peixe frito sequinho por fora, macio por dentro e que não respingue em todo fogão? É bem simples, empanando apenas com farinha de mandioca.
Essa dica eu peguei com o meu pai que fazia um peixe frito como ninguém. Ele tinha o cuidado de comprar o peixe fresquinho. Nos finais de tarde, ele ia até a praia esperar pelos pescadores, comprava o peixe e trazia para casa, ainda com a areia. Ele mesmo limpava, cortava em postas e depois fritava. Ele gostava muito de papa-terra e tainhota, que são peixes de carne branca.
Meus pais não estão mais entre nós, por isso, peixe frito para mim tem gostinho de saudade, é comida afetiva. Assim, me restou o segredinho do peixe sequinho, e esse vídeo mostra ele fritando o peixe na nossa casa de praia. A qualidade do vídeo não é tão boa, pois tem mais de 37 anos. A música, meu pai cantarolava de um jeito engraçado que só ele sabia fazer.
Ingredientes
- 10 postas de peixe fresco (congelado não fica bom)
- 1 xícara de chá de farinha de mandioca fina
- Sal (a gosto)
- 1/2 Suco de 1 limão (para temperar)
- 1 limão (para servir)
- Serve: 2 Pessoas
- Preparação: 10 min
- Cozimento: 30 min
- Total: 40 min
Modo de fazer
- Na peixaria que você for comprar os peixes, peça para cortarem as postas finas, assim ficam mais crocantes.
- Com um papel toalha, seque cada posta e tempere com sal e limão.
- Passe as postas na farinha de mandioca e, com a palma da mão, aperte levemente para a farinha firmar no peixe.
- Em uma frigideira de borda alta, coloque o óleo para esquentar. Dentro dele, coloque um palito de fósforo. Quando ele acender, o óleo está no ponto para o peixe ser frito.
- Com cuidado, coloque as postas no óleo – com a ajuda de uma escumadeira, fica mais fácil. Coloque poucas postas de cada vez.
- Deixe fritar bem de um lado para, só depois, virar para o outro.
- Quando as postas de peixe estiverem douradinhas, retire com a escumadeira, deixe escorrer bem o óleo e coloque sobre um papel toalha.
- Sirva logo em seguida com fatias de limão.
Dúvidas:
Como fazer o peixe à milanesa?
Se você quiser fazer à peixe a milanesa, a melhor farinha é a Panko. Depois de secar com o papel toalha, passe na farinha de trigo, aperte bem, no ovo batido e temperado com sal e depois na farinha Panko. O restante é igual ao descrito acima.
Preciso lavar o peixe antes de fritar?
O lave o peixe somente quando estiver inteiro, em postas não deve lavar.
O que fazer para o peixe não desmanchar quando for frito?
O óleo tem que ser em grande quantidade e bem quente. Depois que colocar na frigideira, deixe fritar bem de uma lado só então vire para o outro lado. Retire com uma escumadeira, ou uma pinça, nunca com um garfo.
Porque temperar o peixe com limão?
Além de deixar o prato saboroso, o limão suaviza o cheiro do peixe, causado por um composto químico chamado metilamina. Isso porque o ácido H+ do limão, o mesmo do vinagre, neutraliza essa substância. Mas só tempere o peixe na hora que for cozinha-lo, antes eles podem cozinhar no próprio limão. Mas não é necessário temperar com limão, você também pode servir fatias de limão depois que o peixe estiver de frito. Cuidado com as gotas de limão na mão e o sol, causam queimaduras. Para que isso não aconteça, corte o limão ao meio e, com uma gase (de esparadrapo mesmo), coloque o limão dentro, faça uma trouxinha e amarre com uma fita ou linha. Isso faz com que não respingue gotas de limão na mão ao espreme-lo.
Como requentar o peixe frito?
Faça isso no forno para continuarem crocantes, nunca use o micro-ondas, pois eles ficam moles.