Delícias e contratempos de uma reforma

Pois bem, resolvi reformar minha cozinha, do piso à torneira, passando pelos eletrodomésticos. Praticamente botei tudo abaixo. Foi um mês lavando a louça no tanque e almoçando fora.

Louca? Confesso que adoro uma reforma. Não tenho esta de “vai dar muita sujeira, então vou deixar assim”. Quando encasqueto com alguma coisa, nada me faz mudar de ideia. Veja aqui o início dessa loucura quando resolvi colocar massa sobre os azulejos.

Delícias e contratempos de uma reforma, Coisas da Léia

E fui assim, sem um arquiteto para me ajudar, fazendo na intuição, pesquisas em revistas e sites de decoração sobre decoração de cozinha, e é claro, um bocado de senso de estética. Mas também estive rodeada de bons profissionais para executar os serviços. Sou muito chata, e eles me aturaram numa boa!

Munida de vários modelos de cozinha na internet, comecei fotografando minha cozinha e fazendo testes no Photoshop. Só tinha certeza que queria tirar o azulejo e colocar massa corrida. A inspiração veio de uma parede cinza, com pratos pendurados, na cozinha do programa Cozinha Prática, da GNT.

Antes fui em várias lojas que vendem azulejos e pisos. Minha primeira opção era por pisos hidráulicos, mas desisti por causa da altura e da dificuldade de manutenção numa cozinha. O preço ajudou na decisão. Acabei encontrando um piso da Ceusa que amei. Ele imita o hidráulico e é muito resistente. Um bocado caro também, mas o custo benefício em reforma  sempre vale a pena, afinal vai durar anos.

Coloquei azulejos somente na área de respingo, foram colados sobre os antigos com uma cola especial. Tudo feito pelo marido da minha empregada, um excelente pedreiro, super caprichoso. Obrigada pela sua paciência e boa vontade, Maurício.

Delícias e contratempos de uma reforma, Coisas da Léia

Até aí tudo bem. Chegaram os móveis, o forno elétrico não cabia, ajusta daqui, ajusta dali, deu certo. O coitado do Leonel, o marceneiro que fez todos os móveis da minha casa, devia receber o troféu da boa vontade e do bom humor. Ele deve ter ido umas dez vezes na minha casa em um mês.

Resolvi colocar Silestone na bancada da pia. Na hora de tirar a torneira antiga, não havia cristo que conseguisse e acabaram rachando o cano.
– Para, para tudo! Chama o encanador, quebra a parede, coloca uma emenda no cano.

Duas horas depois estava tudo pronto para colocar a bancada.
Por sorte, faltou luz na hora que ele iria furar o buraco da torneira, porque seria no lugar errado. Ali meu santo foi mais forte! Ufa! A bancada ficou maravilhosa. Outro trabalho perfeito da Marmoraria do Flávio.

Nesse meio tempo, veio a assistência técnica do fogão a gás para a instalação. Só poderiam instalar segundo as normas do Corpo de Bombeiros. A tomada e a torneira do gás não deveriam estar atrás do fogão, blá, blá, blá… Imaginem as obras prontas e eu ter de quebrar tudo para fazer essas mudanças? Nem pensar!
– Moço pode ir embora, desculpa, muito obrigada, mas o santo marido da minha empregada vai fazer isso.

Tive de comprar duas mangueiras porque a primeira não funcionava, mas depois deu tudo certo.

Delícias e contratempos de uma reforma, Coisas da Léia


Tudo pronto. Colocamos os pratos na parede. Ficaram lindos sobre a parede cinza.

Ainda estava em dúvida quanto as cores da mesa e das cadeiras, que foram as únicas peças que mantive. Mas minha filha deu a ideia de trazer da sala as cadeiras dos Jetsons Cowboys – foi assim que apelidei essas cadeiras que comprei em móveis usados e mandei restaurar com pele de vaca. Adorei, elas deram à cozinha aquele toque de decoração descolada e inesperada que gosto.

Com a cozinha pronta, meu filho, que está tomando gostinho pela culinária, fez o primeiro almoço de domingo, delicioso!Bem, agora estou com uma cozinha nova, seis meses para pagar as contas, sem ir a shoppings e sem comprar roupinhas e sapatos. Mas valeu a pena, ficou linda.

Ainda estou insegura quanto ao amarelo da mesa, achei um pouco over. Aceito sugestões de cores. Vejam as fotos e me digam o que vocês acharam?

Profissionais, aqui da Grande Florianópolis, que trabalharam comigo e eu indico:

  • Pintor e massa sobre azulejo: Lico – Fone (48) 99612-4116
  • Laca da mesa e restauração das cadeiras: Juvenil – Fone (48) 9967-6013

* A tinta que usei na parede é uma acrílica fosca da Suvinil. Vapor de água B397.

E não é que minha cozinha foi parar na revista Casa ClaudiaCozinha da leitora é perfeita para receber

Delícias e contratempos de uma reforma, Coisas da Léia

E depois na revista Minha Casa “Prato do dia: Carinho”

Delícias e contratempos de uma reforma, Coisas da Léia

Este post tem 70 comentários

  1. Ficou Linda Léia, teu bom gosto sempre encanta. Parabéns, muita saúde e Paz pra desfrutar mais este cantinho cheio de boas energias em teu DOCE LAR. Bjs logo logo estarei boa pra tomar uma cafezinho na cadeira dos Jetsons :). Bjs Bel

    1. Léia Cook

      Be, obrigada,l vc é sempre bem-vinda aqui em casa…sua alegria e sinceridade são contagiantes.

  2. Saron...

    Léia vc e os meninos que trabalharam estão de Parabéns.
    A cozinha ficou linda , coisa de revista.
    Adorei o piso!!!!Valeu o investimento.Tudo lindo.Curtir essa cadeiras com estofados de vaca, bem descolada.Amei.Parabéns pela nova cozinha.Bjos

    1. Léia Cook

      Obrigada Saron, Precisas ver que delicia que é sentar nessas cadeiras. No verão não gruda e no inverno é quentinho….bjsse boa semana

  3. Bianca Motta

    Léia sua cozinha ficou lindaaa
    to doida pra reformar a minha também rsrs

    Ta rolando um sorteio la no meu blog "Para o meu bebê", todo mundo tem um bebê pode ser filhos, sobrinho, afilhados, filhos de amigos e etc, vem ganhar esses mimos pro seu bebê…

    bjuxxxx
    Estou te esperando…

    BlogCantinhoBiaBilu

    1. Léia Cook

      Obrigada…Lindo seu blog Bianca…mas infelizmente, por incrível que pareça a criança mais nova da minha família é meu filho, que tem 22 anos e nenhum filho ou sobrinho tem filhos ainda… 🙁

      bjss e boa semana

  4. Jane Marie

    Amei suas cadeiras!!! E quanto a cor da mesa, acho que ela dá um toque de alegria, já que os armários e paredes são mais sóbrios. Parabéns!

    1. Léia Cook

      Obrigada Jane….tb estou me convencendo do amarelo…agora vendo nas fotos gostei mais….bjss e boa semana

    1. Léia Cook

      Obrigada…Pois então Graziela…to começando a me convencer dessa cor…bjsss

  5. Lia Torres

    Amei tudo,confesso que quando li que ia cobrir o azulejo lindinho fiquei com dó,mas a ideia foi ótima,esta tudo divino e ao mesmo tempo moderno…bjs…

    1. Léia Cook

      Lia eu sem experiência…queria uma coisa, mas as escolhas foram me levando para outra…e no final acabei gostando….bjsss e boa semana pra vc

  6. Ficou tudo lindo demais. Adorei o piso, o cantinho da mesa amarela, um charme… parabéns. beijão

  7. Olha, eu já experimentei a nova cozinha da Léia com café da manhã e almoço. E os ovos de páscoa fizemos nessa bancada branquíssima. Confesso que fiquei aflita com as possíveis manchas marrons, mas que nada. O material é bom mesmo. Linda e aconchegante. Adorei!

    1. Léia Cook

      É mesmo Cris….tive muitos contratempos, mas as escolhas foram acertadas,,,bjssss

  8. Leia, a sua cozinha ficou bonita e espero que tenha ficado funcional, embora pela foto dê a impressão de que você só alcança a primeira prateleira do módulo superior. Este piso é muito bonito mesmo.
    Os contratempos que você relatou são típicos da falta de orientação profissional.
    Infelizmente, no nosso país, existe a cultura de que o profissional é caro e pode ser dispensado, até mesmo porque os órgãos públicos não exigem a assinatura de um profissional e licenças, uma pena.
    Engenheiros, arquitetos e designers flexibilizam os serviços, facilitam pagamentos e, em geral, finalizam a obra em 30% do tempo gasto quando não há assessoria. Garanto que os horários são pagos apenas com a economia de material e mão de obra.
    Na sua próxima obra, repense.
    O profissional é necessário, sim, para quem opta pelo planejamento e pela economia.
    Beijos

    1. Léia Cook

      Oi Adriana,

      Concordo plenamente com vc. Sempre digo as minha amigas que a maior economia é contratar um bom profissional mas com formação.
      O meu problema é empatia com o profissional. Aqui em Florianópolis ainda não encontrei (deve existir) nenhum. Já fui a várias feiras e exposições e todos parecem que combinam fazer a mesma coisa, tudo tem cara de showroom, bege e tamanho único.

      Tem uma menina que era minha estagiaria e agora se formou em arquitetura, que tem o meu estilo. Já falei que vou contratá-la para reformar minha sala. Tomara que de certo, vai ser muito bom contar com um profissional em quem a gente confia.

      Ps: Dá pra alcançar a segunda prateleira sim…e olha que só tenho 1,57…kkkk

      Bjsss e boa semana

  9. theladydiy

    Nossa, ta muito bonita mesmo!
    Adorei o piso =)
    Ficou otimo!
    É tão bom a gente ficar com tudo novinho n´w, eu adoro =)
    =*

  10. lana mara

    boa tarde, preciso de sua ajuda, já que tbm passou por reforma, quero trocar minha pia de marmore de 60×1.80 por granito de 56×1.80, o que me sugere para preencher este vão entre a pia e a parede, a pia já tem soleira, pensei em decorar com faixa ou border de pastilhas,por favor me socorra

    1. Léia Cook

      Iana Mara, não sou arquiteta nem decoradora, sou apenas designer gráfico, mas adoro dar pitaco na decoração dos outros, manda uma foto da tua pia do banheiro para mim leiasc@yahoo.com.br, quem sabe eu possa te ajudar.

      bjsss e bom final de semana

  11. RosA

    Léia, estou prestes a passar por uma reforma em minha cozinha também!!! Engraçado que, depois de eu ter projetado toda minha cozinha, vendo essa matéria percebo que fizemos várias escolhas semelhantes, dentre elas o armário laminado de madeira, o piso ceusa e a mesa amarela… kkkkk Super bom gosto o seu, ou diria o nosso!!! Espero que minha cozinha fique tão linda quanto a sua. 🙂

    1. Léia Cook

      Vai ficar sim Rosa, depois me manda uma foto pra eu ver como ficou. Boa sorte…bjsss

    1. Léia Cook

      Comprei rodapés prontos em uma loja de materiais de construção. Não é madeira, mas não sei que material que é. Se vc for em alguma loja dessas eles vão te mostrar,. É comprado em tiras de 3 metros.

      Bjsssss

  12. Oi Leia, que cozinha linda ficou, parabéns! Estou reformando a minha tbm e ela ainda não chegou, eu tbm optei por algumas portas com laminado que imitam madeira de demolição só que os veios da madeira correm na horizontal, vc tbm teve essa dúvida…..ai ai agora eu fiquei, vendo a sua tão linda, se fiz a escolha certa, e outra dúvida é qto ao rodapé se ele é pintado por cima ou é só colocar como vem da loja? Adorei seu blog, bjus.

    1. Léia Cook

      Oi Daniele, sei até de qual laminado vc está falando. Tb fiquei em dúvida entre ele e o que eu coloquei. Vai ficar lindo tb, fique tranquila. A madeira sempre dá um aconchego ao ambiente. Qto ao rodapé, não tem necessidade de pintar, mas deves colocar uma massa nas junções para não ficarem aparentes.
      Que bom que vc gostou do meu blog…aqui so tem as coisas que eu gosto.

      bjsss

  13. Unknown

    Oi, a sua cozinha ficou muito linda, a mesa amarela deu uma iluminada e o piso ficou lindo! Que cor vc usou na parede cinza? E onde vc encontrou os suportes de prato? Eu sou de Floripa também e não encontro em lugar nenhum. Conheco o Leonel e o Juvenil, que bom receber mais algumas indicações, aqui eh muito dificil! E não da pra contar com arquitetos não, eles querem mais eh receber comissão ate nos materiais e fazem tudo com cara de loja… e os contratempos também aparecem. bjs

    1. Léia Cook

      Oi desculpe a demora, só hoje que achei a tinta. É Acrílica fosca da Suvinil, Vapor de ägua B397
      bjsss

  14. Oi querida. Sei que já passou bastante tempo desde que cobriu seu azulejo com massa, mas cabe bem na minha pergunta. As paredes ainda estão boas? A massa não soltou ou trincou com o tempo?
    Todos que perguntam dizem não ficar bom.

    Beijos.

    Rosana.

    1. Léia Cook

      Rosana desculpe, mas agora que vi sua pergunta e não lembro se respondi por email…mas minha cozinha continua igualzinha…o trabalho foi perfeito…bjsss

  15. Vinicius Pereira

    Bom dia Léa! Espero que esteja tudo bem com você! Então, estou com o mesmo problema em casa e te pergunto: sua primeira postagem (a aplicação da massa acrílica etc) foi dia 27/03/2013…hoje é dia 23/09/2015 (2 anos 5 meses depois)…como é que está sua parede de cozinha? Ainda está como no início? Descascou etc? Preciso muito de seu resposta, isso irá abacar com os problemas que estou tendo em casa! Fico no aguardo! Abs e parabéns pela postagem!

  16. flavia

    Oi Leia, tudo lindo!! Mas, a mesa na minha decoração teria uma cor goiaba… Um tom marcante, mas com uma cor menos vibrante…

    1. Flavia todos os que vem aqui em casa adoram a mesa, mas até hoje ela não me convenceu, acho muito forte a cor…gostei da sua ideia, vou botar um tecido goiaba pra ver se gosto, antes de trocar a cor da mesa…obrigada pela dica Flavia…bjsss

  17. Maria Rita

    Olá Leia boa tarde,
    estou iniciando a reforma da minha cozinha e buscando na internet “posts” sobre pintura/aplicação de massa sobre azulejos, cheguei até voce. Para surpresa minha, um leitor fez “exatamente ” as perguntas que eu gostaria de te fazer rsrs
    “…como é que está sua parede de cozinha? Ainda está como no início? Descascou etc? ” Voce passou a pintar sua cozinha normalmente, como outro comodo da casa?
    Ficarei contente se voce puder me dar essas dica. Obrigada,
    PS. Amei a sua cozinha principalmente a mesa amarela.

    1. Oi Maria Rita, ela continua perfeita, nunca lascou e a pintura é a mesma que uso nos outros cômodos da casa. Agora acredito que tenha que ser feito por um bom profissional, ai vale a pena. Se vc morar aqui em Floripa chama o Lico, é perfeito….bjssss

      1. Maria Rita

        Olá Leia, obrigada por responder! É uma pena, mas moro no RJ, se assim não fosse, com certeza chamaria o “Lico” rsrsr.
        Vou buscar na minha cidade um profissional que me atenda, vamos ver se tenho sorte. Bjs

  18. Marcia

    Tô precisando de um pedreiro e, se possível, caprichoso e com um preço justo!
    Podem me indicar alguém?

  19. Wolney

    Bom dia Leia,
    Como está a sua cozinha hoje? Rachou a massa?
    Wolney

    1. Wolney, está impecável…mais firme que dos outros cômodos que se possuiem massa corrida…abs

  20. denise

    Ola, boa noite! Adorei sua cozinha e estou querendo fazer a minha muito parecida com a sua. Gostei muito da altura do seu armario aéreo, poderia me dizer a altura deste armario do chão até o inicio dele. Agradeço muito, pois estou aflita na minha cozinha. Meu email é denisepeixoto@live.com

  21. denise

    Ah! esqueci de perguntar. E poderia informar a altura do espelho da sua bancada? Agradeço muito. Se puder pode enviar a resposta pelo meu email: denisepeixoto@live.com. Grata

  22. denise

    Boa noite, Leia. Muito obrigada por responder, vc é muito prestativa. Vou fazer a altura do meu armario aereo igual ao seu. Em relação o espelho é o espelho da bancada da pia de cozinha, aquele que fica atrás da torneira, pois a sua é bem alta e adorei! Sua cozinha é uma inspiração pra mim

  23. Dete

    Boa tarde, Leia! Gostaria de saber qual foi o material que você usou na bancada da pia, tenho um mármore que está mto feio e estou procurando uma alternativa, a principio pensei em lixar, mas vendo a sua, achei que ficou muito bonita!

  24. Simone

    Oi Leia, bom dia!! Parabéns pela cozinha!
    Penso em fazer algo tipo no meu lavabo, que é revestido por um azulejo horrível. Li alguns comentários perguntando se a pintura ainda estava boa ou se está trincando tanto tempo depois. Você disse que estava intacta. Então eu te pergunto 2 coisas: 1) permanece intacta? 2) dá para notar que há azulejo (e rejunte) por baixo da pintura ou fica exatamente lisa como uma parede normal??? Tenho muito receio que dê para notar quaisquer resquícios de rejunte… Aguardo seu retorno

    1. Olá Simone, continua intacto ainda, muito mais resistente do que uma parede comum. Mas quem fez aqui em casa foi um excelente profissional, talvez isso conte tb. Olha não dá pra notar que os azulejos estão embaixo e nem o rejunte e a parede fica bem lisinha sim. Qdo ele estava fazendo eu achava que ia aparecer, mas depois que a tinta secou, ficou perfeito.. Depois me diz como seu ficou….boa sorte…bjsss

  25. Camilla

    Oi Léia, ficou linda.. Quero tomar um café com bolo para conhecer. Quem fez a porta de correr da cozinha?
    Beijos
    Camilla (filha do Alécio)

    1. Oi Camilla, claro, as portas da minha casa estão abertas pra vc e toda a sua família sempre. Bem que fez foi meu marceneiro, que fez todos os moveis aqui em casa. Leonel: (48) 8446-4351 e 9619-2611…bjsss

  26. Vilma Erculano da Silva

    Olá, Leia! Estou aqui pulando de site em site para tentar achar algo que se ajuste ao meu perfil, de cara encontro você. Uhu!!! Estou querendo mudar a minha cozinha e também não quero muito quebra-quebra. Já estava pesquisando sobre aplicação de massa acrílica sobre o azulejo, sua experiência me motivou mais ainda. Mas o meu maior problema estou em Maringá e não conheço nenhum profissional tão bom quanto o “Santo” Lico (Buááá´). Assim como você também sou fã do GNT ( Decora, Cozinha Prática, Bela Cozinha e por aí vai).
    Amei sua cozinha, de super bom gosto, amei o azul clarinho da parede, contrastando com o amarelo da mesa (que aliás, será o mesmo amarelo que usarei na minha). Parabéns, pela coragem de inciar esta reforma e obrigada por divulgar.
    Foi um incentivo para mim. Espero encontrar um “Santo” Lico por aqui.
    Beijos, Fique com Deus.

  27. Socorro Corrêa

    Olá Leia.
    Estou reformando um apartamento e vi seu post sobre aplicação de massa acrílica sobre azulejo. Adorei e vou fazer fazer o mesmo. Gostaria de saber como está sua cozinha atualmente.
    Abraços

  28. Margareth

    Oi Leia. Em 2013, eu estava reformando toda a minha casa, em Florianópolis, penei bastante para terminar, se eu tivesse internet na casa, teria pesquisado mais, também fui na intuição e mudando portas e janelas. Deu um trabalhão. Mas agora estou em outra cidade, quero reformar um apartamento, e sua parede pintada me deu inspirações. Ficou lindo!.e o prato branco com flores na parede é igual aos pratos que tenho, herança de minha falecida mãe. Ficou show! Obrigada e sucesso!

  29. Jan

    Eu amei tdo, parabéns..eu tbm eliminei os azulejos aplicando cimentcola piso sobre piso, num lavabo. . Mas nao pintei tudo; deixei so uma parede turquesa uesa esverdeado na araea de respindo e o resto ficou c efeito cimento queimado .
    So uma sugestão na sua cozinha, Leia….eu faria a mesa num tom laranja fechado. conversaria mais com o piso. Grande bjo e q pena q o Pintor esta tao longe de mim….rs

    1. A mesas não é mas amarela forte, fiz um amarelinho bem claro e as cadeiras são azuis claros tb…
      ficou bom, mas não amei…na próxima pintura vai este laranja que vc falou

      bjsss

Deixe um comentário